Opiniões de Profissionais sobre o Mercado de Trabalho

Olá a todos.

Esta é a minha primeira mensagem. Gostaria da opinião de profissionais da área sobre o mercado de trabalho para pessoas na minha situação. Terminei o curso de técnico em Processamento de Dados em 97. Por causa de dinheiro gasto com cursinho acabei fazendo uma faculdade de Mecânica (Pública). No final da Faculdade vi que não era o que eu queria mas faltando um semestre não ia parar.

Enfim…sou funcionário público e estou com 26 anos, mas estou querendo entrar na área de programação. Pretendo fazer cursos de Java (na GlobalCode) e fazer um Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ou Desenvolvimento de Software (tem vários nomes) todos em torno de 2 a 3 anos e uma Pós/MBA em seguida…além da certificação. Dei preferência por cursos de curta duração mas que sejam nível de Graduação para não perder tempo já que a faculdade ensina o básico. O meu interesse maior é a Pós/MBA, mas pra isso eu preciso estar área.

Para estágio, as empresas estão contratando pessoas nestas condições ?
Se este planejamento desse certo pretendo trabalhar como PJ.

Gostaria da opinião de cada e podem ser sinceros.

Agradeço desde já …

Um abraço a todos.

Bamonde

Ola

Dependendo do curriculum do curso de macanica, que e um curso na area e exatas acho que vc nao precisaria fazer outra faculdade, so se vc se sentir despreparado… a Pos/MBA lhe da um know how muito bom, digo isto pq trabalho com muito gente que e formada em diversos cursos, que nao informatica e derivados em si, e se dao muito bem.

Mas acho que para comecar profissionalmente em desemvolvimento de softwares as empresas hoje em dia pede alguma experiencia na area, claro que nao para estagiarios, e que pra vc que seria impossivel consiguir este estagio senao estar estudando…

Mas acho que vc tem que correr atras do que gosta, e isto ae, avaliando direito se vc pode parar e recomecar.

Boa sorte.

Olá Bruno…

Agradeço pelo incentivo, e vou pensar bem no assunto. Mas tem hora que precisamos dar um outro rumo à vida. E essa é a área que quero atuar.

Sobre o Estágio, justamente o fato de fazer uma faculdade é só para conseguir estágio. Senão, investiria somente em cursos objetivos, por exemplo: especialização em Java.

Obrigado pela opinião.

Bamonde

Título da ComputerWorld 9/8/2006.
Abaixo parte da reportagem:

Se vc tem especialização em Java ou sabe desenvolver aplicações baseadas em .Net ou em qq outra plataforma da Microsoft, sua vaga no mercado de trabalho está assegurada. Aqueles comformação nas antigas linguagems de programação para mainframe, como Cobol, CIC, DB2, Adabas e Natural, tb encontram o seu espaço pq muitas empresas, ao contrário do que se imagina, não embarcaram na onda do downsizing e preservaram os chamados sistemas legados para suportar o processamento de missão crítica.

SUMÁRIO EXECUTIVO

  • Déficit de profissionais qualificados em desenvolvimento de software no Brasil é de 15 a 20 mil vagas.
  • Profissionais mais procurados são aqueles com formação nas tecnologinas .Net, Java além das linguagens mas antigas (vide acima).
  • Formada adequada não se restringe apenas aos aspectos técnicos, mas leva em conta tb visão abrangente de negócios e inglês fluente.