Amigos gostaria abrir uma discussão sobre hoje qual seria o melhor framework RIA
No caso seriam 2 discussões;
1 - Mercado de Trabalho
2 - Usabilidade
Sou desenvolvedor Java e Flex.
Com a apache tomando conta do Flex, vejo muitos novidades incriveis para 2013, inclusive faço parte dessa equipe.
Mas como no mundo, vi muitas coisas nascerem e morrerem,
Se puderem opinar, acredito ser um bom documento para pesquisa posteriores;
Obrigado. 
[quote=marciofermino]Amigos gostaria abrir uma discussão sobre hoje qual seria o melhor framework RIA
No caso seriam 2 discussões;
1 - Mercado de Trabalho
2 - Usabilidade
Sou desenvolvedor Java e Flex.
Com a apache tomando conta do Flex, vejo muitos novidades incriveis para 2013, inclusive faço parte dessa equipe.
Mas como no mundo, vi muitas coisas nascerem e morrerem,
Se puderem opinar, acredito ser um bom documento para pesquisa posteriores;
Obrigado.
[/quote]
Não entendi, “Aptna”?
Está incluindo Flex na comparação? Flex com plugin Flash ou com esses planos de virar uma espécie de GWT?
JQuery X PrimeFaces, quer dizer HTML/JQuery/CSS puros ao invés de JSF/Primefaces?
na verdade acho que o ideal seria mudar o título.
Frameworks RIA…
comparações.
Ainda assim não entendi o que você quer…
Vc fala que o flex ta vindo boladão na nova versão e quer discutir sobre oq?
O.o
Amigo acho que esta claro…
Gostaria ter opiniões de pessoas que utilizam esses frameworks, levantar uma discussão,
posso até começar… por exemplo, Flex para mim é a 8 maravilha do mundo, mas isso é minha opinião.
Como sou desse outro lado do mundo, quero saber como andam os frameworks.
[quote=marciofermino]na verdade acho que o ideal seria mudar o título.
Frameworks RIA…
comparações.
[/quote]
Seria só definir melhor o que deseja na prática. Framework RIA é muito relativo. O mais importante é expor suas necessidades reais, ambiente, público alvo, e assim o pessoal ajudar a você escolher as tecnologias mais adequadas.
[quote=marciofermino]Amigo acho que esta claro…
Gostaria ter opiniões de pessoas que utilizam esses frameworks, levantar uma discussão,
posso até começar… por exemplo, Flex para mim é a 8 maravilha do mundo, mas isso é minha opinião.
Como sou desse outro lado do mundo, quero saber como andam os frameworks.[/quote]
Sobre Flex aqui já rolou uma discussão: http://www.guj.com.br/java/295031-o-que-acham-da-linguagem-flex-da-adobe
Eu particularmente acho o Flex morto. E as promessas dele gerar HTML5 e ficar independente do Flash vai tirar o Flex do estado de coma, mas não acho interessantes pelo menos pra mim que gosto de ter o controle do HTML.
O compilador sai para segundo semestre de 2013.
Fui para o Flex há 5 anos, talvez até por falta de oportunidade, mas acho ele excelente.
Tenho grandes projetos no Governo Federal e Estadual.
0% manutenção.
mas como dBASE era o cara, o Clipper o Cobol, Delphi, um aparecem coisas novas…
A discussão pode ser até genérica, mas não consigo ver há 10 anos, aplicacações Desktop, vejo apenas
aplicações ricas para WEB, e aplicações Mobile, Cloud etc.
Sobre minha experiência, o que defendo do lado client é HTML/JQuery/CSS puros com front-end framework Bootstrap. Aproveitando alguns recursos exclusivos do HTML5 e CSS3 somente quando necessário e se estiver sendo aceito para produção. Como vantagem você vai ter o poder de personalização, facilidade de manutenção sem depender de entender de componentes de terceiros, controle de toda situação sem limites ou necessidade de remendar componentes, além disso tudo tem maior comunidade (além de Java, PHP, Rails, ASP.NET MVC etc).
Boa, ai já temos uma opnião.
Eu levando as funcionalidades de desktop para web fico no Flex.
bem pelo menos até aparecer coisa melhor;
[quote=marciofermino]Boa, ai já temos uma opnião.
Eu levando as funcionalidades de desktop para web fico no Flex.
bem pelo menos até aparecer coisa melhor;
[/quote]
Se você está confortável na evolução do projeto, se o mesmo está atendendo bem seus clientes, e a empresa ciente da tecnologia que usa e não fazem questão de usar mobile ou espera o “Flex boladão”, então ok, se você já está com convicção do que usa não entendi muito abrir discussão.
Voce leu o titulo ?, quero opnioes de seus usuários, como andam sua experiências em produção.
[quote=marciofermino]Voce leu o titulo ?, quero opnioes de seus usuários, como andam sua experiências em produção.
[/quote]
Li, pelo título não ficou claro em relação ao conteúdo inicial, agora você foi mais claro sobre experiências, e minha resposta acabou que foi dentro disso mesmo.