Opiniões e sugestões sobre DF's

Boas

Estou a tentar criar dependências funcionais (DF’s) a partir do diagrama em anexo, mas é a primeira vez que estou a fazer este tipo de exercicios e estou com dúvidas se o que estou a fazer está correcto, pois o próximo passo é calcular a cobertura canónica desta DF’s e depois apresentar em Boyce Code, mas é preciso que parta do principio que as DF’s estejam correctas.
Tenho estas tabelas a partir do diagrama (digam se algo está mal):

O enunciado é o seguinte:

"A empresa tem vários autocarros para os quais pretende registar a matricula, número máximo de passageiros, marca, modelo e ano da primeira matricula. A empresa tem funcionários administrativos e motoristas para os quais regista o número do BI, o NIF, nome e morada. Para garantir uma boa gestão a empresa está organizada numa hieraquia onde cada funcionário tem sempre um funcionário responsável. Para gerir as carreiras a empresa representa cada percurso com um código único (ex:23), o conjunto de paragens e o horário em que recebe/larga passageiros; o número máximo de passageiros que um autocarro pode transportar nessa carreira (e.g. no centro da cidade os autocarros têm que ser pequenos). Todos os dias um funcionário regista as carreiras que se efectuaram registando para cada carreira o percurso, a data e hora do inicio e do fim, o condutor e o autocarro. A informação da máquina de bilhetes no interior do veiculo também é associada á carreira. Esta informação é constituída por uma sequência de <Data-hora, Paragem> que representa a entrada de um passageiro."

Responsável (BI, BI)
Motorista (BI, NIF, Nome Morada)
Administrativo (BI, NIF, Nome Morada)
Autocarro (Matricula, MaxPassageiros, Marca, Modelo, AnoMatricula)
Percurso (codigoP, Paragem, horaParagem, lotacaoMax)
Carreira (codigoP, Matricula, BI, dataInicio, dataFim)
Entrada (codigoP, dataHora)
maquinaBilhetes (dataHora, Paragem)

e tenho as seguintes DF´s (as DF’s estão por baixo de cada entidade):

Motorista (BI, NIF, Nome Morada)
BI -> NIF, Nome Morada

Administrativo (BI, NIF, Nome Morada)
BI -> NIF, Nome Morada

Autocarro (Matricula, MaxPassageiros, Marca, Modelo, AnoMatricula)
Matricula -> Marca, Modelo, AnoMatricula

Percurso (codigoP, Paragem, horaParagem, lotacaoMax)
codigoP -> Paragem, horaParagem, lotacaoMax

Carreira (codigoP, Matricula, BI, dataInicio, dataFim)
codigoP, Matricula, BI -> dataInicio, dataFim

Entrada (codigoP, dataHora)
codigoP -> dataHora

maquinaBilhetes (dataHora, Paragem)
dataHora -> Paragem

Desde já agradeço as vossas correcções

Oi nellaf!

Não sou perito no assunto, mas ao meu ver parece que está bom.

Mas existem 2 pontos que me chamou a atenção.

1. maquinaBilhetes

.Aqui, no Brasil, temos umas estruturas em algumas estradas que se chamam pedágio, onde temos que parar o veículo e pagar uma espécie de taxa de utilização. Isto (maquinaBilhetes) é a mesma coisa, ou são maquinas que controlam o período de estacionamente em uma rua?

1. Neste contexto, apenas o motorista poderá utilizar o carro? Mais ninguem?
    .Já vi casos que outros funcionários, sem ser o motorista, poderiam utilizar o veículo; bastava fazer uma solicitação por escrito.

2. Existe um losangulo (CONDUZ) conectando o Motorista a Carreira.
    .Na minha opinião, o motorista Conduz o Veiculo que por sua vez (o veiculo) possui uma (ou várias) Carreira.
    .Imagine uma viagem longa feita por um ônibus, poderá haver um revezamento entre 2 motoristas, enquanto um descança ou outro continua conduzindo o veículo; a carreira não se altera continua sempre a mesma.

Espero ter ajudado.

Abraços

Falei 2 pontos.

E apontei 3, desculpe rsrsrsrs.

flws

Acrescentei o enunciado ao primeiro post.
Em resposta a sua dúvida e como poderá ver no texto acima, a máquina de bilhetes é só para registar a data e hora de entrada do passageiro e a respectiva paragem.

Obrigado