Primeiramente não desejo causar revolta em alguns usuários apaixonados por essa distribuição, irei apenas falar meus comentários sobre ela.
Usuário Slackware desde de 1998, sempre gostei muito da distribuição, mas fiquei realmente interessado pelo Gentoo após comentário do pessoal aqui do GUJ.
A minha primeira instalação foi usando Stage 3, achei tranquila, um pouco chata para criar os scripts manualmente, mas não tive nenhum problema.
Após o Gentoo instalado, eu tive problema com a speedy, ele conectava mas nao trafegava pacotes, procurando no google achei uma solução e ae funcionou legal. Instalei o Gnome do CD de packages e beleza. Inicialmente eu achei a performance dele normal, igual do slackware, imaginei que seria algo bastante visível a performance (se vc instalar um mandrake e depois um slackware, você vai sentir a perfomance). Resolvi arriscar mais e começar a instalar a partir do Stage 1, demorou bastante, mas finalizei a instalação, depois o Gnome e Open-Office.
O lance dele criar os Menus no Gnome realmente é bastante interessante. Mas ainda assim não senti diferença em performance, então uma dica pro pessoal, pode partir para o stage 3 que o sistema fica legal, caso queria atualizar um pacote use o emerge.
Falando um pouco sobre o portage (ou emerge). Isso sim é show de bola, gostei muito. o Openoffice instalou sozinho com suas dependencias (inclusive jre) e adicionou no menu do Gnome perfeito. Outras coisinhas como vim, links o emerge funcionou legal. Mas como nada é perfeito, eu tenho críticas a fazer a ele.
Primeiro que os programas dele não são tão atualizados assim, por exemplo, queria instalar a J2SDK da sun e o que tem no emerge é a versão 1.4.1-r1 (desatualizado não?). Eclipse e netbeans ainda estou procurando e não achei. Webwork nada. AHH e o querido Mozilla Firefox, também não tem (O mozilla normal sim, estou até digitando por ele).
Resumindo, Eclipse, J2SDK estou fazendo o download dos seus arquivos e instalar manualmente, ./configure, make, make install (no slack eu também faço isso).
Não querendo desmerecer, acho que só o emerge já é um ótimo trabalho, mas acredito que algumas coisas deve melhorar.
Aqui ficou minha opinião sobre o Gentoo (sim sim, vou continuar usando ele por mais tempo)