Opinioes sobre Gentoo (Linux)

17 respostas
Jair_Rillo_Junior

Primeiramente não desejo causar revolta em alguns usuários apaixonados por essa distribuição, irei apenas falar meus comentários sobre ela.

Usuário Slackware desde de 1998, sempre gostei muito da distribuição, mas fiquei realmente interessado pelo Gentoo após comentário do pessoal aqui do GUJ.
A minha primeira instalação foi usando Stage 3, achei tranquila, um pouco chata para criar os scripts manualmente, mas não tive nenhum problema.
Após o Gentoo instalado, eu tive problema com a speedy, ele conectava mas nao trafegava pacotes, procurando no google achei uma solução e ae funcionou legal. Instalei o Gnome do CD de packages e beleza. Inicialmente eu achei a performance dele normal, igual do slackware, imaginei que seria algo bastante visível a performance (se vc instalar um mandrake e depois um slackware, você vai sentir a perfomance). Resolvi arriscar mais e começar a instalar a partir do Stage 1, demorou bastante, mas finalizei a instalação, depois o Gnome e Open-Office.
O lance dele criar os Menus no Gnome realmente é bastante interessante. Mas ainda assim não senti diferença em performance, então uma dica pro pessoal, pode partir para o stage 3 que o sistema fica legal, caso queria atualizar um pacote use o emerge.

Falando um pouco sobre o portage (ou emerge). Isso sim é show de bola, gostei muito. o Openoffice instalou sozinho com suas dependencias (inclusive jre) e adicionou no menu do Gnome perfeito. Outras coisinhas como vim, links o emerge funcionou legal. Mas como nada é perfeito, eu tenho críticas a fazer a ele.
Primeiro que os programas dele não são tão atualizados assim, por exemplo, queria instalar a J2SDK da sun e o que tem no emerge é a versão 1.4.1-r1 (desatualizado não?). Eclipse e netbeans ainda estou procurando e não achei. Webwork nada. AHH e o querido Mozilla Firefox, também não tem (O mozilla normal sim, estou até digitando por ele).
Resumindo, Eclipse, J2SDK estou fazendo o download dos seus arquivos e instalar manualmente, ./configure, make, make install (no slack eu também faço isso).

Não querendo desmerecer, acho que só o emerge já é um ótimo trabalho, mas acredito que algumas coisas deve melhorar.

Aqui ficou minha opinião sobre o Gentoo (sim sim, vou continuar usando ele por mais tempo)

17 Respostas

Bani

Bom, quanto ao JDK, não sei por que motivo no seu está como 1.4.1
O meu foi instalado por emerge do sun-jdk e é o build 1.4.2_04-b05.
O Eclipse e o Netbeans estão no dev-util.
Firefox acho que foi falta de você procurar melhor. Se você olhar no diretório net-www vai encontrar mozilla-firefox e mozilla-firefox-bin (ou seja, tem tanto o fonte como o binário pronto, já que é um desses de compilação demorada).
E sobre performance, realmente para quem usa Slack e a máquina é boa a diferença não é tão absurda, mesmo se você compilar com todas as otimizações possíveis. Mas outro detalhezinho do Gentoo que dá uma certa diferença principalmente na inicialização dos programas é fazer o pre-link das libs (tem um prelink guide ou algo assim lá na documentação).

duardor

Ae
Eu USO o firefox, instalei pelo emerge
Alem disso vc verificou se no portage tree nao tem uma JVM mais atualizada masked??? Tb tem o eclipse no portage tree…

Abraços

boaglio

duardor,

Tenho sido um fiel usuário Slackware desde 96, inclusive tive o prazer
de conhecer o Patrick Volkerdi pessoalmente, adoro a distro
e sempre recomendo.

Numa conversa com um colega que afirmou: “metade dos desenvolvedores
JAVA conhece Linux” resolvi fazer uma enquete aqui no fórum.

Dessa thread veio a discussão do Gentoo, onde a bani entre outras
pessoas esclareceram muitas dúvidas que eu tinha (sem falar nos
conceitos errados tb).

Bom, assim sendo resolvi testar no meu laptop: P3-650Mhz 128 mb HD 10Gb
que tinha instalado o Slackware 9.1+KDE3+Eclipse+Oracle10g.

eu sou meio neurótico com performance, resolvi testar o tal do Gentoo.
Assim como o pessoal recomendou, baixei o guia e imprimi.

Comecei do Stage 1… de inicio posso falar q o guia é excelente, segui
os passos e instalei tudo.
Achei fantástico ele instalar uma gcc temporária e depois baixar o gcc
e compilá-lo para sua máquina… esse emerge é impressionante.

Depois disso fiz um comando que demorou 10 horas para compilar:

emerge kde

O recordista foi o openoffice, que demorou 12 horas.

Depois disso instalei pelo emerge:

apps:
[list]firefox[/list]
[list]eclipse 3.0M8 [/list]
[list]J2SDK 1.4.2[/list]
[list]squid[/list]
[list]xosview[/list]
[list]SIM[/list]
[list]nmap[/list]
[list]xmms[/list]
[list]pure-FTPd[/list]
[list]iptables[/list]
[list]etc.[/list]

games/emuladores:
[list]frozenbubble[/list]
[list]quake[/list]
[list]freecraft[/list]
[list]openmsx[/list]
[list]epsxe[/list]
[list]dgen[/list]
[list]tuxnes[/list]
[list]advancemame[/list]
[list]etc.[/list]
sem o emerge:
[list]Oracle 10g[/list]

Meu laptop ficou um pouco mais rápido q meu desktop (Pentium3-1GHz - 512 Mb).

do q eu gostei:

[list] emerge[/list]
[list] rapidez (impresssionante!) [/list]
[list] pacotes bem atuais[/list]
[list] bastante gente ajudando nos fórums (muitas threads minhas no linuxpackages.net estão lá há séculos sem resposta)[/list]
[list] gentoobr.org (não é muito, mas é alguma coisa)[/list]
[list] " clonagem" por outras distros: www.debtoo.org (Debian) e estão fazendo a versão do FreeBSD usando o emerge[/list]
[list] grupos bem organizados: para jogar precisa estar no
grupo games, etc.[/list]
[list] existências de patches: acabou a época de editar Makefile na mão
pra compilar. Por mais diferente que for sua aplicação, junto com
ela é baixada um patch. Exemplo: vc pode baixar do site da Sun
o Java e depois copiar pro diretório /usr/portage/distfiles .
Usando o emerge ele baixa um patch pra esse arquivo e instala
no seu sistema direitinho. Se vc baixa o quake (aquele q funcionava
pro gcc 2) a mesma coisa, ele baixa do site o fonte da ID SOftware
e em seguida um patch pro seu gcc! Dai ele compila numa boa.
Isso é I-N-C-R-I-V-E-L! [/list]
[list] versão do kernel prórpria com patches de segurança[/list]

do q não gostei:

[list] etc-update - esse é meio perigoso =/[/list]
[list] coisas básicas não vem por default… exemplo o gentoolkit que possui o qpkg (que lista os pacotes instalados)[/list]
[list] futuro meio incerto (o inventor do Gentoo saiu do projeto)[/list]
[list] erros estranhos: algums bugs como não conseguir chamar o kconsole era problema de permissão de tty, entre outras coisas…[/list]
[list] tendo o KDE 3.2 , eu faço “emerge kopete” ele tenta instalar
o kopete com as KDE-libs do KDe 3.1.5 (estranho não?)[/list]
[list] subir o driver PCMCIA na instalação (essa demorou…)[/list]

Estou aprendendo ainda,configurando coisas que o meu
servidor tem.
Hoje estou fazendo backup dos meus arquivos no
servidor e pretendo no futuro instalar o Gentoo nele quando dominar
melhor a distro.

Jair_Rillo_Junior

“Bani”:
Bom, quanto ao JDK, não sei por que motivo no seu está como 1.4.1
O meu foi instalado por emerge do sun-jdk e é o build 1.4.2_04-b05.
O Eclipse e o Netbeans estão no dev-util.
Firefox acho que foi falta de você procurar melhor. Se você olhar no diretório net-www vai encontrar mozilla-firefox e mozilla-firefox-bin (ou seja, tem tanto o fonte como o binário pronto, já que é um desses de compilação demorada).
E sobre performance, realmente para quem usa Slack e a máquina é boa a diferença não é tão absurda, mesmo se você compilar com todas as otimizações possíveis. Mas outro detalhezinho do Gentoo que dá uma certa diferença principalmente na inicialização dos programas é fazer o pre-link das libs (tem um prelink guide ou algo assim lá na documentação).

Sobre o JDK da sun, acredito que seja o antigo mirror que estava no meu make.conf, esse antigo demorava séculos para puxar algum programa, deve ser quando eu fiz o emerge sync, ele pegou as versões erradas. Agora eu mudei para um mirror nacional, e hoje a noite eu tento denovo pra ver o que acontece.
Sobre o eclipse e netbeans eu realmente não achei no diretório dev-util, mas eu cheguei a dar um find -name eclipse e não achou (será que eu estava com tanto sono assim?).
O firefox eu na verdade não procurei os diretórios, apenas digite emerge --pretend --verbose firefox e não achou nada (realmente eu estava com sono).

Mas eu gostei do Gentoo também, só o emerge já é um bom motivo para usá-lo.

Sobre o pre-link, vou dar um olhada na documentação. O Handbook é muito bom (as 64 páginas de instalação encima muito bem), da até vontade de ler o resto sem problemas, agora férias na faculdade, terei mais tempo livre para brincar com isso :lol:

urubatan

uma dica, quando quiser procurar por algum pacote, não precisa utilizar find
emerge search <palavra>
ajuda bastante também :slight_smile:
e para ver o que o cara vai fazer antes de instalar:
emerge -vp pacote

é mais rapido do que escrever --pretend --verbose :slight_smile:

Jair_Rillo_Junior

“urubatan”:
uma dica, quando quiser procurar por algum pacote, não precisa utilizar find
emerge search <palavra>
ajuda bastante também :slight_smile:
e para ver o que o cara vai fazer antes de instalar:
emerge -vp pacote

é mais rapido do que escrever --pretend --verbose :-)

vivendo e aprendendo. :wink:

realmente eu preciso ler melhor a documentação, mas valeu pelas dicas urubatan

leomc

já que o lance é digitar menos… :slight_smile:
emerge -s pacote

search

urubatan

legal, esta eu não sabia :slight_smile:

Grinvon

O Slack é uma excelente distribuição. A primeira vez que a utilizei foi em 99, antes, eu utilizava o Mandrake e o Conectiva, quando vi o Slack, não quis mais saber de outra…

urubatan

e eu que estou quase largando o gentoo novamente por causa do meu vicio no debian :slight_smile:

drogado é fogo, estou quase tendo sindrome de abstinencia de apt-get :slight_smile:

Operador_Nabla

Mais um toque:

As versões dos pacotes disponíveis na Portage Tree podem estar mascaradas por keywords. Por exemplo:

-arch: a versão em questão do pacote ainda não está satisfatoriamente funcional para a arquitetura arch (x86, ppc, amd64, etc.).

~arch: a versão em questão do pacote já está satisfatoriamente funcional para a arquitetura arch, mas ainda não foi suficientemente testada para ser considerada estável.

arch: a versão em questão do pacote é considerada estável para a arquitetura arch.

Então, se você acha que determinado pacote está destualizado, experimente instalá-lo aceitando o keyword ~arch (em geral, sempre tem uma versão mais recente que está mascarada). Para isso, use o comando:

ACCEPT_KEYWORDS="~arch" emerge pacote

Ou ainda, se você quiser sempre aceitar este keyword, coloque uma linha ACCEPT_KEYWORDS="~arch" no seu arquivo make.conf.

Também recomendo que você aprenda a manusear as USE flags.

Operador_Nabla

Isso pacere um círculo vicioso. Afinal, o Portage, implementado no Gentoo, é baseado no Ports, implementado no FreeBSD.

joaobosco

ninguem ae usa debian nao??? :lol: nao abro mão do debian nao!

“apt-get into it!” 8)

leomc

outra dica é o porthole um “cliente em gtk” para o portage a tela preta é melhor :slight_smile: mas já ajuda

Operador_Nabla

Eu uso Gentoo em casa, Debian na faculdade, participo “ativamente” no fórum oficial do Kurumin e tenho CDs do Knoppix, Kurumin e Kalango. Como você pode perceber, eu me relaciono tão bem com o Gentoo quanto eu me relaciono com o Debian (só que a minha parceria com o Debian é mais antiga).

kuchma

Citacoes de usuarios Gentoo: http://funroll-loops.org/

Achei essa particularmente engracada: “Binary packaging does encourage sloppy coding/design, contrast with the stochastic API unit testing which occurs naturally with all the building with different configurations.”

Quem gosta de Gentoo nao precisa se ofender - nao eh nada pessoal e nao precisa levar esse negocio de Linux tao a serio. :smiley:

Marcio Kuchma

Operador_Nabla

Preciso fazer uma retificação:

Pelo que eu acabei de descobrir, o uso da variável ACCEPT_KEYWORDS está deprecated (confesso que não sei há quanto tempo já é assim). Para quem vai instalar o Gentoo pela primeira vez, melhor indicar no arquivo /etc/portage/package.keywords quais pacotes mascarados por keywords poderão ser instalados.

Criado 15 de junho de 2004
Ultima resposta 17 de jun. de 2004
Respostas 17
Participantes 10