Opiniões sobre Lógica!

8 respostas
J

Galera é o seguinte, eu estava conversando com um colega,
e papo vai papo vem ele me disse,
que o importante é saber a lógica, pois a lógica e sempre a
mesma e o que muda é a sintaxe da linguagem,
e então queria saber a opinião de vocês…

Grato. :smiley:

8 Respostas

ViniGodoy

É isso aí. O importante é mesmo o conceito.

Mas não se resume a lógica estruturada.
Procure também saber os padrões de projeto, estruturas de dados e soluções macro, encontradas em livros de algoritmos.

Nicolas_Fernandes

É como o Vini disse.

Você deve ter uma boa base de estruturas de dados, padrões de projeto, ter uma idéia legal sobre coesão/acoplamento e uma visão genérica de programação.

A sintaxe das linguagens é o mais simples. ^^

J

com boa lógica, pode-se escrever em qualquer linguagem. Basta comprar livros.

Marlon_Meneses

concordo com todos!
tendo conhecimento de lógica podemos codificar o mesmo programa em várias linguagens…

davidtiagoconceicao

Concordo com o pessoal.

Mas é claro que tendo especialização em uma linguagem o desenvolvedor pode ter produtividade e qualidade muito maiores.

Nicolas_Fernandes

Realmente, David.

Especializar-se em uma linguagem é importante.
Mas muitos traduzem isso como: “Vou estudar só a linguagem X e esquecer das linguagens Y e Z!”, e não é bem assim que funciona.

Eu, por exemplo:

Estudo muito C#, que é a linguagem principal com a qual trabalho, mas nem por isso deixo de estudar VB e C++, que usamos muito em outras aplicações!

manu_treta

pois o seu amigo disse a maior vrdad do mundo manuu loooko

fiiii, logica vc aplica em tudo, se computador morrer vc nao passa fome pq ai vc vai usa sua logica pra outras coisas…

agora se vc coisar e ficar soh na paradinha da sintaxe fiiiiiii sinto muito mas aiii o bixu vai pegaaa…

pra aprendde lojica eh joga xadrez e ezerssitar a mente e tbm tem o joguin tinker no windows vista q ezerssita bastantao fiiii… muito fera loookoooo

fica na paz do manu treta

josenaldo

Olha, tem muito do que o pessoal falou, mas tem mais algumas coisinhas também. Não é só a lógica que é importante. Essa história de que a linguagem é a mesma e o que muda é só a sintaxe é muito bonita, mas aprende java e depois vai programar em php, vb, lisp, prolog, perl, ruby, javascript… Você vai ver que as diferenças vão bem além da sintaxe.

Em cada linguagem dessas existem conceitos únicos que às vezes é difícil aprender em outra linguagem. Por exemplo, em javascript existem objetos, mas não classes, Java não tem closures, VB 6 não implementa Herança e PHP não possui interfaces.

A maior parte dos conceitos, claro, é muito parecido. Mas existem essas diferenças. Então, o que você deve aprender, NO MÍNIMO, é:

  • Lógica de programação estruturada
  • Orientação à Objetos
  • Padrões de Projetos
  • Conceitos de linguagens de programação
  • Estruturas de dados (e as respectivas implementações em cada linguagem. Mesmo que você não faça, é bom entender como funcionam)

Fora isso, existem muitos outros conhecimentos que podem vir a ser úteis, como algoritmos famosos para determinadas tarefas, conceitos de usabilidade de interface homem maquina, matemática (sim, essa droga é importante… mesmo que não a use diretamente, as habilidades de abstração que se consegue estudando-a são importantes) e por aí vai…

Moral da história: Java não é seu destino, mas seu começo. Você não deve ser um desenvolvedor Java, mas sim um desenvolvedor.

Criado 4 de setembro de 2009
Ultima resposta 10 de set. de 2009
Respostas 8
Participantes 8