Opnião migração sistema

3 respostas
nandobgi

Boa noite,

Achei melhor postar aqui na área off pois acredito que a dúvida se encaixa melhor aqui, bem na verdade o que preciso seria de uma opnião.
Trabalho em uma empresa que possui todo seu ERP desenvolvido em Delphi, existem alguns projetos pequenos desenvolvidos em Java, mas hoje tive uma conversa com meu chefe e o mesmo me deu a oportunidade de desenvolver um dos módulos do ERP em Java. Bem a necessidade surgiu pois um dos nossos clientes sugeriu a idéia de um sistema Online. Inicialmente a migração seria feita somente por mim, tenho conhecimento em Java para Web utilizando Hibernate + VRaptor. Tenho lido muito sobre JSF e acredito que seria interessante utiliza-lo.
Resumindo preciso convencer meu chefe desenvolvendo um dos módulos utilizando Java, pois esse módulo será ou não o motivo para criarmos uma equipe de desenvolvedores java para ir migrando aos poucos nosso ERP.

:arrow: Quais os beneficios que o Java nos proporcionará?
:arrow: JSF seria uma boa solução?
:arrow: A maioria das regras de negócio se encontram no banco (Oracle) , o uso de um framework seria interessante?

Bem existem outras dúvidas que seriam mais técnicas, de ínicio seria isso.

Obrigado

[ ]'s

3 Respostas

baudamix

bem, my brother a pergunta deve ser o qto vc conhece de java para isso ou o qdo vc consegui reter de informações para fazer esse modulo rapido…
pq é simples se vc tiver pouco conhecimento de java isso vai ser custoso e demorado, logo seu chefe pode cancelar a ideia de montar uma equipe de desenv. java. se vc conhece bem e sabe mexer com o vraptor e hibernate vai fundo com eles…
as vantagens de se trabalhar web são mtas, como acessar de casa o sistema, poder mostrar para seus clientes numa visita casual, manutenção centralizada… e outras coisa…

JSF é uma tecnologia da sun mto boa e facil de aprender , trabalha com componetes o famoso clica e solta(drag and drop) e tem bastante material na web, mtos livro, agora para decidir acho que vc tem que testar. pega um FDS e aprende ela ai compara com o vraptor e tire suas conclusões…

o framework sem é uma boa idéia agiliza o processo de criação e separa as camadas da aplicação o famoso MVC…
triste é depender do banco para fazer todo os trabalho mas se o sistema funciona assim trabalha com ele assim msm isso não é impecilho…

abr e sucesso…
espero ter contribuído contigo

aleck

1 - Sinceramente? eu diria que depende do seu ambiente e necessidade da empresa. No geral vc tem algo escalavel e todo esse bla bla bla que voce pode ver no site da Sun. Na pratica, se vc tiver um sistema crud sai mais em conta criar algo com tecnologias mais rapidas ou até mesmo focar na construção de um esb/ serviços para interligar os sistemas.

2 - Eu diria que JSF seria minha ultima opção, eu procuraria algo como Spring MVC, GWT, Stripes, Wicket e até mesmo o pobre do struts 2, cabe a vc escolher, muita gente gosta do jsf.

3 - Acho que você sabe a resposta, já que usa hibernate, de qualquer forma, uma framework ajudaria no controle transacional, etc. De qualquer forma, a parte de visualização/controller fica muito mais prática utilizando uma framework.

agodinho

JSF seria minha última opção tb.

E daria preferência customizar algum sistema open source de ERP já existente por aí (tem vários - procure no sourceforge.net)

Criado 14 de abril de 2008
Ultima resposta 15 de abr. de 2008
Respostas 3
Participantes 4