Opnião sobre certificações [encerrado]

pessoal , queria pedir a opnião de voces, sobre qual certificação eu deveria fazer, eu procuro uma certificação voltada mais pro lado gerencial da coisa… pois atuo como desenvolvedor atualmente, porém não queria tirar certificações na área de programação, pensei na certificação ITIL, mas fui advertido que ela se voltava mais pro lado de infraestrutura, que não é meu caso, qual a certificação certa pra alguem leigo como eu nessa parte de gerencia e engenharia tirar no momento ?

No caso acho que seria a de PMP. Procure por PMI e PMBOK na internet.

Brother, me corrijam se eu estiver errado, mas até onde eu vi, a ITIL é mais voltada a processos de T.I. e não somente a infraestrutura. Então, acho que seria uma ótima certificação.

Abraçcos!

Pro lado gerencial seria o PMP mesmo.

Bem, sempre é uma ótima iniciativa buscar aperfeiçoar-se, e gerência de projetos é uma área interessante. Mas eu gostaria de deixar uma “provocação”:

Você consegue gerenciar a si mesmo ?

Eu pergunto isso, porque uma certificação nessa área, a meu ver, só faz sentido e de fato acrescenta algo quando acompanhada da experiência necessária para o cargo. Por favor, não é nada pessoal, mas na minha opinião, a habilidade de gerenciar projetos vai muito além do que conhecer metodologias e modelos de maturidade, e começa com práticas simples do dia-a-dia, como planejar e estimar tarefas pequenas e manter registros para amadurecer essa habilidade.

Enfim, uma certificação somente pode lhe proporcionar o conhecimento, a informação sobre as metodologias existentes, e isso não fará de você um gerente. E pelo o que eu tenho acompanhando, cada vez mais empresas de software tem abandonado a idéia de uma pessoa alocada exclusivamente para gerenciar projetos e aderido mais à idéia de líderes técnicos e equipes auto-geridas.

Particularmente, eu espero para a minha carreira melhorar minhas habilidades gerenciais juntamente com o meu conhecimento técnico.

ITIL é voltada a gerenciamento de serviços, não foca nem em software nem em hardware. Com ela você vai ver desde gerenciamento de incidentes, de problemas, de mudança (tanto de hardware e software) como desenho e estratégia de serviços, como gerenciamento de demanda e capacidade.

Para a PMP existem alguns pré-requisitos, você já precisa estar exercendo a função de gerencia há algum tempo antes de tentar a certificação, porem tem uma de entrada a CAPM, que só exige conhecimento no PMBook.

Além dessas, você pode dar uma olhada em COBIT e CMMi, são voltadas para área gerencial também.

Estou fazendo um curso WEB bem interessante sobre ITIL, voltado para a certificação, se tiver interesse me envie uma MP.

[quote=rmendes08]Bem, sempre é uma ótima iniciativa buscar aperfeiçoar-se, e gerência de projetos é uma área interessante. Mas eu gostaria de deixar uma “provocação”:

Você consegue gerenciar a si mesmo ?

Eu pergunto isso, porque uma certificação nessa área, a meu ver, só faz sentido e de fato acrescenta algo quando acompanhada da experiência necessária para o cargo. Por favor, não é nada pessoal, mas na minha opinião, a habilidade de gerenciar projetos vai muito além do que conhecer metodologias e modelos de maturidade, e começa com práticas simples do dia-a-dia, como planejar e estimar tarefas pequenas e manter registros para amadurecer essa habilidade.

Enfim, uma certificação somente pode lhe proporcionar o conhecimento, a informação sobre as metodologias existentes, e isso não fará de você um gerente. E pelo o que eu tenho acompanhando, cada vez mais empresas de software tem abandonado a idéia de uma pessoa alocada exclusivamente para gerenciar projetos e aderido mais à idéia de líderes técnicos e equipes auto-geridas.

Particularmente, eu espero para a minha carreira melhorar minhas habilidades gerenciais juntamente com o meu conhecimento técnico.[/quote]

Nossa! nunca tinha pensado dessa maneira… mas se for ver é isso mesmo, como gerenciar uma equipe, ou mesmo participar de uma equipe auto-gerenciavél se vc não consegue nem mesmo se organizar sozinho…

CMMi certifica a empresa, não a pessoa.

[quote=Tchello][quote=rodrigo_lm]

Além dessas, você pode dar uma olhada em COBIT e CMMi, são voltadas para área gerencial também.

[/quote]

CMMi certifica a empresa, não a pessoa.[/quote]

Mas para a empresa se certificar precisa de profissionais que conheçam o framework…

Voce nem sabe p/ que elas servem e jah quer tirar ?

[size=24]O mundo esta perdido…[/size]

:shock:

bom tenho que jjose como vc quer tirar algo que nem conhece, e nem vive no dia-dia por exemplo. Tem que ser algo com relacao a sua carreira que está vivendo no momento, ou algo que deseja a curto, medio prazo.

Para tirar de PMI nao eh moleza, pede experiencia na area de gerencia de projetos, X horas etc. Entao nao ache que eh so comprar o voucher, comprar uns livros e marcar a prova nao, algumas mais tecnicas como da Sun, IBM, sao assim, porem nem todas certificoes tem o mesmo modelo.

Bem, quis fazer apenas essa critica para vc nao perder tempo (lembre-se tempo eh $$) com certificacoes que nao podem agregar nada a vc de imediato, lembre-se as empresas ainda nao valorizam certificacoes, ja que o fator experiencia tem maior peso e sempre será.

abracos,

Engraçado que quando alguem vem sem experiência em Java o pessoal já sai sugerindo a SCJP como forma de agregar conhecimento e compensar a falta de experiência.

Porque não se pode fazer o mesmo com a área gerencial? Claro que ninguém vai se tornar um gerente da noite para o dia só porque tem uma certificação, da mesma forma que não se torna um bom programador apenas com a SCJP.

A CAPM por exemplo, é para gerentes sem experiência, que foca o conteúdo apenas no PMBook e não em casos reais como a PMP, acho que seria uma boa porta de entrada, não concordam?

bem, ninguem disse isso, a questao eh buscar aquelas que agregam algo de acordo com o estilo de experiencia que o profissional está vivendo. agora pela forma do topico deu para perceber que há um achismo que as certificacoes mudarao a vida do profissional, no sentindo de conseguir um melhor cargo, salario, e sabemos que isso nao eh verdade.

De certa forma a certificação pode mudar o rumo da carreira do profissional, pois se o mesmo esta querendo partir para a área gerencial, nada melhor que buscar qualificação para esta transição. Claro que sozinha não vai fazer grandes milagres, mas junta isso com um curso + experiência participando de projetos que o currículo ficará muito mais atraente do que se não tivesse nada.

[quote=rodrigo_lm]De certa forma a certificação pode mudar o rumo da carreira do profissional, pois se o mesmo esta querendo partir para a área gerencial, nada melhor que buscar qualificação para esta transição. Claro que sozinha não vai fazer grandes milagres, mas junta isso com um curso + experiência participando de projetos que o currículo ficará muito mais atraente do que se não tivesse nada.
[/quote]

opa! Rodrigo vc falou uma palavra chave “junta” realmente tem um poder bem forte, porem sozinha nao tem tanta forcas assim nao, claro que nao sao todas as certificacoes, a PMI por exemplo eh super valorizada, isso pelo requisitos da certificacao e a forma que eh aplicada. Acho que isso que diferencia o valor de cada certificacao no mercado que recai sobre o profissional. eh o velho ditado cada macaco no seu galho.

bom acho que alguns entenderam a questão e responderam com sabedoria, ja outros que contestaram que eu quero tirar uma certificação doque eu não conheço… a questão é que eu quero começar a estudar isso, em nenhum momento eu perguntei se era facil ou dificil… eu quero estudar e queria saber por onde começar, a certificação vai ser consequencia do meu estudo, não a causa. obrigado.

[quote=LPJava][quote=rodrigo_lm]De certa forma a certificação pode mudar o rumo da carreira do profissional, pois se o mesmo esta querendo partir para a área gerencial, nada melhor que buscar qualificação para esta transição. Claro que sozinha não vai fazer grandes milagres, mas junta isso com um curso + experiência participando de projetos que o currículo ficará muito mais atraente do que se não tivesse nada.
[/quote]

opa! Rodrigo vc falou uma palavra chave “junta” realmente tem um poder bem forte, porem sozinha nao tem tanta forcas assim nao, claro que nao sao todas as certificacoes, a PMI por exemplo eh super valorizada, isso pelo requisitos da certificacao e a forma que eh aplicada. Acho que isso que diferencia o valor de cada certificacao no mercado que recai sobre o profissional. eh o velho ditado cada macaco no seu galho.

[/quote]

acho que voce não entendeu bem a minha pergunta, SCJP não vai tornar alguem um bom programador, mas o fato de que eu estudei pra tirar ela, me ajudou e MUITO a saber oque eu sei hoje de programação. da mesma maneira, não é que a certificação vai me fazer um gerente, mas eu quero estudar a coisa certa para começar com isso, certificações de programação é que não vão ajudar!

Nao concordo com a colocacao da sua afirmacao, o questionamento sobre vc querer tirar a certificacao em um momento talvez nao muito ideial é valida sim. A minha dica pra comecar a partir pra essa area é primeiro analisar sempre como eh gerenciado os projetos que vc participa, onde eu mais aprendi sobre gerenciamento de projeto foram justamente nos piores projetos que trabalhei. Depois comece a estudar sobre metodogias ageis, scrum, rup e coisas do tipo, fazer uma pos na area de gerenciamento de projeto, pra dai entao procurar uma certificacao, o bom gerente nao eh o cara que soh domina tecnicas de gerenciamento, mas que tenha vivencia na area, talvez nao como gerente necessariamente, mas por jah ter vivido situacoes parecidas.

OBS: Outra caracteristica fundamental eh saber falar/escrever as coisas com sutileza!

[quote=rodrigo_lm]Engraçado que quando alguem vem sem experiência em Java o pessoal já sai sugerindo a SCJP como forma de agregar conhecimento e compensar a falta de experiência.

Porque não se pode fazer o mesmo com a área gerencial? Claro que ninguém vai se tornar um gerente da noite para o dia só porque tem uma certificação, da mesma forma que não se torna um bom programador apenas com a SCJP.

A CAPM por exemplo, é para gerentes sem experiência, que foca o conteúdo apenas no PMBook e não em casos reais como a PMP, acho que seria uma boa porta de entrada, não concordam?

[/quote]

os dois casos são diferentes, a scjp (diferente das certificações gerenciais citadas nesse tópico), não garantem que a pessoa tenha alguma experiencia, apenas que essa pessoa conheça a linguagem, detalhes dela normalmente…

se você usasse na comparação a SCJD ai ja seria outro caso… mais enfim, só o fato de ambas serem certificações não quer dizer que ambas possam se encaixar num proposito semelhante assim…

[quote=maior_abandonado][quote=rodrigo_lm]Engraçado que quando alguem vem sem experiência em Java o pessoal já sai sugerindo a SCJP como forma de agregar conhecimento e compensar a falta de experiência.

Porque não se pode fazer o mesmo com a área gerencial? Claro que ninguém vai se tornar um gerente da noite para o dia só porque tem uma certificação, da mesma forma que não se torna um bom programador apenas com a SCJP.

A CAPM por exemplo, é para gerentes sem experiência, que foca o conteúdo apenas no PMBook e não em casos reais como a PMP, acho que seria uma boa porta de entrada, não concordam?

[/quote]

os dois casos são diferentes, a scjp (diferente das certificações gerenciais citadas nesse tópico), não garantem que a pessoa tenha alguma experiencia, apenas que essa pessoa conheça a linguagem, detalhes dela normalmente…

se você usasse na comparação a SCJD ai ja seria outro caso… mais enfim, só o fato de ambas serem certificações não quer dizer que ambas possam se encaixar num proposito semelhante assim…[/quote]

Até pq, um gerente inexperiente faz muito mais estrago de que um programador begginer.