Prezados,
Gostaria de uma opnião dos senhores sobre que plataforma melhor seria para um projeto.
Estou em face de iniciação de um projeto de grande porte em que irá ter varias filiais se comunicando com a Matriz.
A Matriz receberá os dados das filiais e/que replicará algumas dessas informações para outras filiais, mantendo todas as informações distribuidas. Até aqui, tudo bem, eu poderia fazer em Java, .Net em qualquer outra liguagem Web sem problemas.
O grande problema é que, fazendo em uma dessas plataformas eu não terei controle nenhum sobre o Software desenvolvido, qualquer pessoa poderá pega-lo e fazer uma versão paralela do mesmo.
Então, será uma boa fazer um Software em Java, .Net etc ??? Como eu faria para proteger meu soft?
ou seria melhor fazer em plataforma desktop? um software compilado?.
Como as empresas em que trabalham estão fazendo neste caso?
Agradeço deste já, a atenção de todos.
Abs…
Qualquer pessoa terá acesso ao sistema? Digo, fisicamente poderá ir no servidor, log in e copiar o sisteminha?
Trabalhe bem na parte de segurança do servidor no contrato entre as partes.
Em todo o caso vc pode pensar em embaralhar um pouco código, só pra dificultar um pouco.
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=java+obfuscator&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=0s&oq=java+obfuc&fp=b205d4ca84ff2f43
[quote=fabiofalci]Qualquer pessoa terá acesso ao sistema? Digo, fisicamente poderá ir no servidor, log in e copiar o sisteminha?
Trabalhe bem na parte de segurança do servidor no contrato entre as partes.
Em todo o caso vc pode pensar em embaralhar um pouco código, só pra dificultar um pouco.
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&q=java+obfuscator&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=0s&oq=java+obfuc&fp=b205d4ca84ff2f43[/quote]
Obrigado pelo retorno,
Qualquer pessoa não terá acesso ao servidor logicamente mas, existem muitos espertos por ai, então, é bom não arriscar…
A ideia inicial em fazer em Java J2EE, seria por ser uma multi - plataforma e por que eu já conheço um pouco. Mas tem essa questão do código.
Eu trabalho muito com linguagem desktop, atualmente estou com o PowerBuilder mas é pago e muito caraaaa a licença. Então, essa está descartada.
Eu não conheço muito bem o Java Desktop, vejo muito o pessoal trabalhar com o J2EE a galera só fala nisso.
Então, seria uma boa trabalha com Java para Desktop, em termos de segurança, confiabilidade, agilidade no desenvolvimento, etc é vantajosso?
Se tiverem um link para que eu possa da uma olhada agradeço.
Abs
Ótima pergunta…
Eu trabalho com Java Desktop. Mas assim, se for para trabalhar numa arquitetura client-server não,
fuja disso, é melhor morrer agarrado ao PowerBuilder.
Agora se é para trabalhar numa arquitetura ‘web’ bem ‘bunitinha’, application server, etc. Com uma
view Swing, ok, fica show. Só tenha em mente que Swing não é fácil de aprender e sair produzindo.
Usar view HTML não seria uma melhor opção?