Olá bom dia, estou no ultimo ano do curso de Análise de Sistemas Bacharelado Desenvolvimento de Sistemas da Informação.
E to com muita duvida no tema do meu trabalho de conclusão de curso, tenho alumas ideias, mas estou meio inseguro em que tema escolher, a baixo tem as ideias que tive, e gostaria de uma ajuda, uma opnião, se é possivel, ou viavel, qualquer opnião ficaria muito grato.
-
Migração de um sistema desktop para web.
Eu trabalho na Assistência Social do meu município com um sistema do governo federal para cadastro de famílias carentes. O programa se chama CadÚnico.
O governo utiliza esse sistema para repasse de benefícios, o mais conhecido é o Programa Bolsa Família. Bom o sistema permite o cadastro, alteração, exclusão e consulta de famílias. Sempre ao fazer um cadastro ou alguma alteração, geramos um arquivo que extraímos para a central. Esse programa é de âmbito nacional, todos os municípios utilizam esse mesmo sistema. E um dos problemas mais freqüentes é a duplicidade cadastral, ou seja, uma família realiza o cadastro em um município, muda-se para outro município e realiza o mesmo cadastro novamente nesse novo município, gerando duplicidade. Há algum tempo existem rumores de uma nova versão desse sistema online, que ajudaria a estar resolvendo diversos problemas, mas até o momento nada.
Minha idéia é desenvolver uma versão desse programa para web, utilizando Java.
-
Desenvolvimento de um sistema para Consultórios Médicos
Essa foi a primeira ideia e a que aposto mais talvez. É um sistema simples de controle, cadastro de pacientes, agendando de consultas, controle de horários, etc. Um sistema desktop, desenvolvido em Java.
-
Escritório de Advocacia
Um Sistema para auxiliar o controle de escritórios de advocacia. Cadastro de clientes, controle de processos, etc. Também um sistema desktop desenvolvido em Java.
Muito obrigado desde já.
Acho a primeira opção muito mais interessante doque as outras.
Vai fundo meu amigo, e suas duvidas post aqui no guj.
Abração
Eu entendo que a migração de uma aplicação desktop para web requer o código fonte da aplicação toda e um design que permita essa mudança.
Se vocẽ não tem o código fonte e vai reescrever tudo do zero, é uma péssima idéia (na minha opnião). Se vc tem o código fonte precisa ver se vc pode fazer isso já que a aplicação não é sua,
As outras duas opções são comumente usadas. (locadora, borracharia, clínicas, etc…)
Então Giulliano, a primeira acho que vai ser complicada, até por que é um sistema muito grande e complexo, a ideia que estou apostando mais é o Consultorio Médico.
Eu acho a primeira opção bem melhor que as outras, porém um pouco mais complexa… depende de você, se acha que é capaz, eu recomendo seguir a primeira opção… os outros dois, ao meu ver, seriam Desktop… e pelo menos na minha opinião, eu acho que sistemas Web são a tendência agora, e te proporcionam mais desafios e conhecimento do que um sistema Desktop…
Além do mais, é um desafio enorme pegar esses sistemas de órgãos públicos, como prefeituras, e tentar fazer um sistema decente, pois esses sistemas são feitos porcamente, e se você conseguir provar que consegue fazer algo bom, quem sabe os órgãos públicos não se “animam” e melhoram o resto dos sistemas também? Pode falar… alguém já acessou ou usou algum sistema decente desses órgãos públicos? Nada funciona… ¬¬
A opção do Sistema para Consultórios Médicos é um sistema comum onde, para deixá-lo mais “interessante” seria se considerasse uma rede de consultórios com dados em comum.
Não recomendaria o sistema para advocacia. É um sistema muito grande (se considerar o mínimo ideal) além de ter que possuir conhecimentos advocatícios para uma correta implementação.
A migração é uma alternativa muito legal e não há necessidade real de se possuir os fontes do projeto (apesar que, com os mesmos seria mais fácil).
Pode-se trabalhar com um projeto fictício e fazer a migração lógica do sistema observando pontos de risco, necessidades, etc.
Pelo que diz, é um sistema simples com um outro sistema que agrega os dados. Nesse caso, o sistema que agrega os dados passaria a ser o sistema principal com necessidade de estar on-line, disponível a todos os usuários para cadastramento, etc.
O bom é que vc cria um conceito da migração que possa ser aplicada ao sistema não tendo que apresentar um sistema pronto e executável, mas uma série de documentos e apresentações que mostre a viabilidade (ou inviabilidade) de um projeto desses.