Opnião sobre TCC, migração de um sistema desktop para web ou implementação de um sistema desktop

Olá bom dia, estou no ultimo ano do curso de Análise de Sistemas Bacharelado Desenvolvimento de Sistemas da Informação.
E to com muita duvida no tema do meu trabalho de conclusão de curso, tenho alumas ideias, mas estou meio inseguro em que tema escolher, a baixo tem as ideias que tive, e gostaria de uma ajuda, uma opnião, se é possivel, ou viavel, qualquer opnião ficaria muito grato.

1. Migração de um sistema desktop para web.
    Eu trabalho na Assistência Social do meu município com um sistema do governo federal para cadastro de famílias carentes. O programa se chama CadÚnico.
    O governo utiliza esse sistema para repasse de benefícios, o mais conhecido é o Programa Bolsa Família. Bom o sistema permite o cadastro, alteração, exclusão e consulta de famílias. Sempre ao fazer um cadastro ou alguma alteração, geramos um arquivo que extraímos para a central. Esse programa é de âmbito nacional, todos os municípios utilizam esse mesmo sistema. E um dos problemas mais freqüentes é a duplicidade cadastral, ou seja, uma família realiza o cadastro em um município, muda-se para outro município e realiza o mesmo cadastro novamente nesse novo município, gerando duplicidade. Há algum tempo existem rumores de uma nova versão desse sistema online, que ajudaria a estar resolvendo diversos problemas, mas até o momento nada.
    Minha idéia é desenvolver uma versão desse programa para web, utilizando Java.

2. Desenvolvimento de um sistema para Consultórios Médicos
    Essa foi a primeira ideia e a que aposto mais talvez. É um sistema simples de controle, cadastro de pacientes, agendando de consultas, controle de horários, etc. Um sistema desktop, desenvolvido em Java.

3. Escritório de Advocacia
    Um Sistema para auxiliar o controle de escritórios de advocacia. Cadastro de clientes, controle de processos, etc. Também um sistema desktop desenvolvido em Java.

Muito obrigado desde já.

Acho a primeira opção muito mais interessante doque as outras.

Vai fundo meu amigo, e suas duvidas post aqui no guj.

Abração

Eu entendo que a migração de uma aplicação desktop para web requer o código fonte da aplicação toda e um design que permita essa mudança.

Se vocẽ não tem o código fonte e vai reescrever tudo do zero, é uma péssima idéia (na minha opnião). Se vc tem o código fonte precisa ver se vc pode fazer isso já que a aplicação não é sua,

As outras duas opções são comumente usadas. (locadora, borracharia, clínicas, etc…)

Então Giulliano, a primeira acho que vai ser complicada, até por que é um sistema muito grande e complexo, a ideia que estou apostando mais é o Consultorio Médico.

Eu acho a primeira opção bem melhor que as outras, porém um pouco mais complexa… depende de você, se acha que é capaz, eu recomendo seguir a primeira opção… os outros dois, ao meu ver, seriam Desktop… e pelo menos na minha opinião, eu acho que sistemas Web são a tendência agora, e te proporcionam mais desafios e conhecimento do que um sistema Desktop…

Além do mais, é um desafio enorme pegar esses sistemas de órgãos públicos, como prefeituras, e tentar fazer um sistema decente, pois esses sistemas são feitos porcamente, e se você conseguir provar que consegue fazer algo bom, quem sabe os órgãos públicos não se “animam” e melhoram o resto dos sistemas também? Pode falar… alguém já acessou ou usou algum sistema decente desses órgãos públicos? Nada funciona… ¬¬

A opção do Sistema para Consultórios Médicos é um sistema comum onde, para deixá-lo mais “interessante” seria se considerasse uma rede de consultórios com dados em comum.

Não recomendaria o sistema para advocacia. É um sistema muito grande (se considerar o mínimo ideal) além de ter que possuir conhecimentos advocatícios para uma correta implementação.

A migração é uma alternativa muito legal e não há necessidade real de se possuir os fontes do projeto (apesar que, com os mesmos seria mais fácil).
Pode-se trabalhar com um projeto fictício e fazer a migração lógica do sistema observando pontos de risco, necessidades, etc.
Pelo que diz, é um sistema simples com um outro sistema que agrega os dados. Nesse caso, o sistema que agrega os dados passaria a ser o sistema principal com necessidade de estar on-line, disponível a todos os usuários para cadastramento, etc.

O bom é que vc cria um conceito da migração que possa ser aplicada ao sistema não tendo que apresentar um sistema pronto e executável, mas uma série de documentos e apresentações que mostre a viabilidade (ou inviabilidade) de um projeto desses.