Oque estou fazendo de erado?

Ola pessoal

Comprei o livro Java como programar e comecei agora o capitulo 2, e logo no primeiro exemplo já surgiu uma duvida.
O primeiro exemplo é construir uma aplicação bem pequena, o código é este

// Fig. 2.1: Welcome1.java
// Um primeiro programa em Java

public class Welcome1 {

// o método main inicia a execução do aplicativo Java
	public static void main ( String args [] )
	{
		System.out.println ( "Welcome to Java Programing!" );

} // fim do método main

} //fim da classe Welcome1

Digitei este código no bloco de notas do windows e salvei como Welcome1.Java, abri este mesmo arquivo no JCreator e pedi para compilar, mas surgiu uma janela do prompt de comando com um aparente erro que é o seguinte,

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Welcome1
Press any key to continue…

Oque eu estou fazendo errado? :grin:

voce precisa configurar o diretorio de instalação do seu SDK no JCreator…

eh preciso configurar algumas variaveis de ambiente para que possa rodar num terminal DOS. (procure por CLASSPATH em posts anteriores) :wink:

dica: não use JCreator, use TextPad

use um editor de java, eu uso o Eclipse, nele eu digito o programa, compilo la memso, e na mesma tela ele ja me o resultado, como no pascal, faz o programa, compila e da o resultado ja… ao invés de ficar fazendo isso

“Digitei este código no bloco de notas do windows e salvei como Welcome1.Java, abri este mesmo arquivo no JCreator e pedi para compilar”

sei la é uma dica hehe !! sou iniciante pra caramba comecei faz pouco tempo mas achei bem mais facil fazer os programinha no Eclipse !!

falouz !!

Joe_Alejandro eu fis exatamente isto e não deu certo.

Joe Alejandro eu fiz exatamente isto e não deu certo.

por que? 8O

teomacedo1,

do que eu lembro de JCreator, ele nao abre o terminal do DOS para compilar. o resultado aparece numa tela dentro dele mesmo.
so abre um terminal da hora de rodar o programa
voce esta clicando no botao certo? :???: (‘compile’)

de novo lembro q eh preciso configurar uma area chamada JDK profiles para q o jcreator possa compilar e rodar as classes q vc fizer.

Eu tambem não entendi a dica…

Eu sempre uso o JCreator, e às vezes :wink: acho até melhor que o eclipse (po, o eclipse já travou até o Linux, e já tirei 2.7 numa prova prática porque o eclipse teimou comigo eheheh)

Voce já configurou no JCreator onde está localizado o JDK :?:

()'s

de novo, por que?

no site do eclipse existem versoes e estaveis e versoes em desenvolvimento…
para trabalhar bem com o eclipse eh preciso instalar a versao estavel dele e ter 256Mb de ram.
sem isso voce vai enfrentar problemas
as versoes em desenvolvimento possuem muitos bugs mesmo.

alem disso, o eclipse possui inumeros recursos a mais q o JCreator, e ainda existem mais plugins para o eclipse. oq aumenta ainda mais as suas vantagens em relação ao JCreator.

recomendo aprender Java no JCreator
mas ja para desenvolvimento de aplicações relativamente medias ou grandes… voce vai economizar muito tempo usando o Eclipse

:wink:

bom dia Teo!!

olha só se vc gostou Jcreator realmente é uma IDE perfeita para iniciantes em java. Mas experiementa outros como ginipad, ou seu proprio notepad… é sua opinião deve ser levado em consideração e eu a respeito…

teste outras IDE como eclipse, netbeans para vc tiver mais avançado fazer aplicações mais complexas…

um abraço

karla Maria Monteiro

Eu estou testando o Eclipse.

:twisted:
mas pra pegar a manha mesmo é legal começar no notepad, depois daí vc migra pra qquer IDE que te agradar e depois de muito estudo nem Bill Gates segura…
WS