Oque fazer para ser um Analista de Sistemas?

Bom,vou explicar um pouco do que aconteceu em minha vida e falar um pouco das minhas dúvidas,tenho 17 anos e amo tecnologia,eu estava no 2 ano do ensino médio,mais por problemas de saudê e trabalho,tive que sair. Desejo fazer faculdade de Sistema da Informação,e queria saber se fazendo supletivo,ira me afetar em alguma coisa ? na faculdade ou até mesmo pra arrumar um cargo bom ? E a outra duvida é, em um currículo de um Analista de Sistemas,oque precisa ter ? Quais cursos devo fazer para começar com minha carreira? o curso de técnico em programação é boa escolha pra começar? Preciso ser Expert em matemática pra ser analista de sistemas,ou o básico já ajuda?

Agradeço pela atenção de todos,espero respostas o mais rápido possível. Obrigado ! por favor peço que não ignorem nenhuma das perguntas feitas,preciso de auxílio.

O supletivo não vai te causar problemas, o mercado está mais de olho no curso superior. Mas caso algum entrevistador pergunte algo do seu ensino médio (o qual acho MUITO difícil), você tem um motivo totalmente entendível. Portanto, isso não te atrapalhará no mercado de trabalho. Não sei como é o ensino do supletivo, mas pode ser que você tenha mais dificuldades no ensino superior sim.

Para um currículo de analista de sistemas inicial, você precisa ter comprovação de mínimo de conhecimento, pode ser faculdade, escola técnica, projetos pessoais, cursos, certificações. Dificilmente entrará no mercado sem algum desses requisitos. Depois de ter entrado no mercado, aí ele acaba sendo mais exigente, como experiência profissional, pós-graduação, certificações oficiais.

Os cursos que deve ter é de lógica de programação, orientação a objetos, curso básico sobre a linguagem desejada. Claro que cursos não são obrigatórios, mas se quiser fazer, acho que esses são os iniciais.

Sobre cursos técnicos, na minha região não tinha muito disso, essas escolas técnicas, de duração de 1 ano, ou 2 anos. Eu vejo isso como um passo muito bom, ainda mais pra você que é novo, e ainda não iniciou o ensino superior. Já é um passo a frente dos outros estudantes de curso superior.

Depende da área que voce escolher. A area de desenvolvimento de jogos existe bastante de matemática, mas no geral não exige nada de expert não, o básico já basta. Com o básico você já tem um mercado grande e não vai sofrer muito devido a isso não.

só uma coisa,se for optar por fazer só o tecnico não faça,faça logo uma faculdade,agora se for fazer o tecnico e a faculdade,ai será até mais facil o aprendizado

[quote=cleberlima]Bom,vou explicar um pouco do que aconteceu em minha vida e falar um pouco das minhas dúvidas,tenho 17 anos e amo tecnologia,eu estava no 2 ano do ensino médio,mais por problemas de saudê e trabalho,tive que sair. Desejo fazer faculdade de Sistema da Informação,e queria saber se fazendo supletivo,ira me afetar em alguma coisa ? na faculdade ou até mesmo pra arrumar um cargo bom ? E a outra duvida é, em um currículo de um Analista de Sistemas,oque precisa ter ? Quais cursos devo fazer para começar com minha carreira? o curso de técnico em programação é boa escolha pra começar? Preciso ser Expert em matemática pra ser analista de sistemas,ou o básico já ajuda?

Agradeço pela atenção de todos,espero respostas o mais rápido possível. Obrigado ! por favor peço que não ignorem nenhuma das perguntas feitas,preciso de auxílio.[/quote]
Olá
O supletivo em si não vai te atrapalhar, o que pode te atrapalhar é a possível falta de aprendizado que pode ocorrer ao fazer o supletivo. Tanto para entrar na faculdade, para acompanhar o curso e no trabalho. Isso poderá ser minimizado se fizer um bom cursinho extensivo.
Um bom curso é o de Tecnólogo em análise de sistemas. (Em S.Paulo Fatec).
Quanto ao “ser expert em matemática” não precisa, precisa ser expert em lógica!

Como o pessoal comentou, o supletivo não te atrapalha em nada…

Já o curso técnico eu acho legal fazer. Você vai aprender muita coisa útil, e quando entrar na faculdade não vai estar “perdidão”. Eu tenho um curso técnico em Automação Industrial, onde teve bastante programação e aprendizado em microprocessadores e microcontroladores. E isso faz toda a diferença!

Você entra na faculdade já com as bases de álgebra e fundamentos matemáticos pra computação, noções de arquitetura e noções de programação e lógica. Isso já é um grande começo!

Estou no 2º semestre de Ciência da Computação, e te digo que se eu não tivesse esse conhecimento prévio, estaria “boiando” muito na aula. Tenho colegas que entraram no curso sem saber nada. Alguns mudaram pra Sistemas, na falsa idéia de que será mais fácil, e outros estão penando pra conseguir acompanhar as aulas.

É muito bom iniciar a graduação com um conhecimento prévio, te ajuda a evoluir mais rápido e vc fica mais tranquilo nos primeiros semestres, se preparando para o que realmente importa! :stuck_out_tongue:

analista de sistemas, é complicado,

agora se quer se tornar programador…

É fazer faculdade, e estudar bastante java ou C#.

o supletivo não faz diferença nenhuma. pode ficar tranquilo.

[quote=douglaskd]analista de sistemas, é complicado,

[/quote]

porquê?

[quote=Júlio Murta][quote=douglaskd]analista de sistemas, é complicado,

[/quote]

porquê?[/quote]

por que há poucas oportunidades de iniciação…estágios etc…

Não faça curso nenhum porque é perda de tempo, estude somente Java ou C# e procure alguém para te indicar, esse mercado de TI é só quem indica quem sabe fazer, faculdade, técnico é tudo balela!
Área de TI é um lixo, faça outra coisa da vida!

[quote=desmotivado]Não faça curso nenhum porque é perda de tempo, estude somente Java ou C# e procure alguém para te indicar, esse mercado de TI é só quem indica quem sabe fazer, faculdade, técnico é tudo balela!
Área de TI é um lixo, faça outra coisa da vida![/quote]
Permita-me discordar, estudar nunca é um mau investimento, mais cedo ou mais tarde, vai ser muito útil.
Não significando, é claro, que todo mundo que estudar vai achar o emprego dos sonhos, mas se é difícil uma boa colocação com estudos, imagine sem!
Outro fator, é a “empregabilidade”, características pessoais que as empresas levam em consideração para a seleção.

[quote=A H Gusukuma][quote=desmotivado]Não faça curso nenhum porque é perda de tempo, estude somente Java ou C# e procure alguém para te indicar, esse mercado de TI é só quem indica quem sabe fazer, faculdade, técnico é tudo balela!
Permita-me discordar, estudar nunca é um mau investimento, mais cedo ou mais tarde, vai ser muito útil.
Não significando, é claro, que todo mundo que estudar vai achar o emprego dos sonhos, mas se é difícil uma boa colocação com estudos, imagine sem!
Outro fator, é a “empregabilidade”, características pessoais que as empresas levam em consideração para a seleção.
[/quote]
A questão deve ser não fazer cursos sem um objetivo real e não ficar atrás de títulos sem necessidade. Faculdade é algo que, necessário ou não, meio que virou regra para maioria das melhores oportunidades, outras coisas como certificação pode não ter necessidade dependendo da pessoa ou empresa que tiver, por exemplo empresas que a área fim não seja TI. São os mais importantes mesmo: Faculdade, “QI” (quem indica), conhecimento necessário para o objetivo e o que for avançado saber se virar pesquisando, além de bom relacionamento para trabalhar em equipe e atender bem o cliente.

[quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=desmotivado]Não faça curso nenhum porque é perda de tempo, estude somente Java ou C# e procure alguém para te indicar, esse mercado de TI é só quem indica quem sabe fazer, faculdade, técnico é tudo balela!
[/quote]
A questão deve ser não fazer cursos sem um objetivo real e não ficar atrás de títulos sem necessidade. Faculdade é algo que, necessário ou não, meio que virou regra para maioria das melhores oportunidades, outras coisas como certificação pode não ter necessidade dependendo da pessoa ou empresa que tiver, por exemplo empresas que a área fim não seja TI. São os mais importantes mesmo: Faculdade, “QI” (quem indica), conhecimento necessário para o objetivo e o que for avançado saber se virar pesquisando, além de bom relacionamento para trabalhar em equipe e atender bem o cliente.[/quote]
Só para lembrar, a maioria dos “QIs” são de (ex-)colegas ou (ex-)professores, então mais um motivo para estudar.

[quote=A H Gusukuma][quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=desmotivado]Não faça curso nenhum porque é perda de tempo, estude somente Java ou C# e procure alguém para te indicar, esse mercado de TI é só quem indica quem sabe fazer, faculdade, técnico é tudo balela!
[/quote]
A questão deve ser não fazer cursos sem um objetivo real e não ficar atrás de títulos sem necessidade. Faculdade é algo que, necessário ou não, meio que virou regra para maioria das melhores oportunidades, outras coisas como certificação pode não ter necessidade dependendo da pessoa ou empresa que tiver, por exemplo empresas que a área fim não seja TI. São os mais importantes mesmo: Faculdade, “QI” (quem indica), conhecimento necessário para o objetivo e o que for avançado saber se virar pesquisando, além de bom relacionamento para trabalhar em equipe e atender bem o cliente.[/quote]
Só para lembrar, a maioria dos “QIs” são de (ex-)colegas ou (ex-)professores, então mais um motivo para estudar.[/quote]
Com certeza, mas dentro dos objetivos. Claro que se mesmo depois da faculdade e cursos necessários a oportunidade demorar de vir vai ter que continuar nesse ciclo de onde tiver os “QIs”. O ponto chave é conseguir estágio para não deixar para resolver depois da faculdade, ai fica mais difícil mesmo.

[quote=douglaskd][quote=Júlio Murta][quote=douglaskd]analista de sistemas, é complicado,

[/quote]

porquê?[/quote]

por que há poucas oportunidades de iniciação…estágios etc…[/quote]

hm… quer dizer que Analistas de Sistemas são profissionais mais maduros? Pois já ouvi falar que, em determinado momento da carreira de um programador, ele precisa se decidir entre a especialização técnica ou cargos gerenciais (e ai temos gerentes de projeto, analistas de sistemas, analistas e afins).

[quote=Júlio Murta][quote=douglaskd][quote=Júlio Murta][quote=douglaskd]analista de sistemas, é complicado,

[/quote]

porquê?[/quote]

por que há poucas oportunidades de iniciação…estágios etc…[/quote]

hm… quer dizer que Analistas de Sistemas são profissionais mais maduros? Pois já ouvi falar que, em determinado momento da carreira de um programador, ele precisa se decidir entre a especialização técnica ou cargos gerenciais (e ai temos gerentes de projeto, analistas de sistemas, analistas e afins).[/quote]

Minha experiência é curta em TI, mas na minha visão não imagino um Analista de Sistemas que nunca passou por programação, ou pelo menos vivenciou indiretamente a rotina de programação.

Afinal o Analista tem de levar em conta todas as particularidades e recursos da linguagem em questão na hora de fazer os gaps, e nunca alguém que ficou sabendo bem de algo sem ter “fuçado” naquilo…

[quote=Ruttmann]
mas na minha visão não imagino um Analista de Sistemas que nunca passou por programação, ou pelo menos vivenciou indiretamente a rotina de programação.[/quote]

Eu também penso assim. Mas ainda é possível iniciar uma carreira como analista de sistemas bem mais cedo, embora seja mais difícil. Haja vista os estágios relacionados a projetos ou cargos gerenciais em TI.

Mas nem é preciso muito tempo de programação para se tornar um analista de sistemas, também. Um amigo meu se tornou analista de sistemas logo após completar um ano como programador. Depende um pouco para onde o profissional deseja direcionar a carreira.

[quote=Júlio Murta][quote=Ruttmann]
mas na minha visão não imagino um Analista de Sistemas que nunca passou por programação, ou pelo menos vivenciou indiretamente a rotina de programação.[/quote]

Eu também penso assim. Mas ainda é possível iniciar uma carreira como analista de sistemas bem mais cedo, embora seja mais difícil. Haja vista os estágios relacionados a projetos ou cargos gerenciais em TI.

Mas nem é preciso muito tempo de programação para se tornar um analista de sistemas, também. Um amigo meu se tornou analista de sistemas logo após completar um ano como programador. Depende um pouco para onde o profissional deseja direcionar a carreira.[/quote]
Isso é muito relativo mesmo, até no estágio era Analista de Sistemas. No que fui passando nunca vi essa separação entre “analise de sistema e programação”. Outras funções como Analista de Processos o cara realmente não programa.