galera eu utilizo o windows 7 64x e tenho uma maquina virtual instalada no mesmo que roda windows xp , e tem o ORACLE 9i enterpriser instalado. eu queria acessar esse Servidor oracle pelo Windows 7.
tem como ? ja procurei e nao achei.
Obs: creio q a maquina virtual esta acessivel pois, peguei o ip dela e no win7 dei um ping para ver se estava acessivel e o ping funcionou normalmente.
Comece testando se de dentro dessa máquina virtual vc se conecta normal pelo sqlplus. Tendo retorno positivo, o código base pra conectar a partir da máquina real seria isso:
importjava.sql.*;importoracle.jdbc.driver.*;publicclassConexaoOracle{publicvoidinitialize(){try{DriverManager.registerDriver(neworacle.jdbc.driver.OracleDriver());//2 - setar a conexão. Observar os parâmetros://localhost porque o banco estava na máquina em que este código foi rodado. Em um ambiente de rede,//deve-se usar o nome ou o IP da máquina onde o banco está//develop é o nome do banco (checar no arquivo TNSNAMES.ORA)Connectionconn=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@localhost:1521:develop","login","senha");System.out.println("Estou conectado");}catch(SQLExceptionsqle){sqle.printStackTrace();}}}
passwordvc
Da uma olhado no teu Firewall. o ping pode passar.
Jr_webmaster_100_jav
cara ja liberei a porta 1521 no firewall da maquina virtual e nada… da o seguinte:
java.sql.SQLException: Exceção de E/S: The Network Adapter could not establish the connection