Oracle + camada de persistencia

Olá pessoal estou em dúvida…
hj em dia se eu nao quiser trabalhar com SQL no desenvolvimento de uma aplicação que utiliza oracle o que devo fazer???

trabalhar diretamente com um BD O.O ??

ou posso sem problemas implementar uma camada de persistencia como hibernate ou OJBs…para suprir tal necessidade??

a minha duvida e a seguinte…

se o oracle é um BD O.O…porque eu usuaria um framework como hibernate ou OJb…???não é mais facil trabalhar diretamente de uma forma O.O???
qual seria a principal diferença entre as duas situações???
o que implicaria trabalhar com um BD O.O ???

é errado trabalhar com uma framework de persistencia de dados com uma base oracle, sendo qeu ele já da suporte a O.O ???

Obrigado.

Não existe um certo ou errado no que vc falou, é uma decisão de projeto que vc tem q tomar e ae avaliar os prós e contras de cada solução.

A respeito do Oracle, o que acontece em dia é que a grande maioria dos desenvolvedores do mundo (especialmente o pessoal de VB) ainda estão aconstumados a trabalhar com linguagem SQL.

Mudar para um banco de dados OO apesar de parecer vantagem para quem trabalha com uma linguagem OO pode te trazer alguns problemas.
Vai ser díficil arrranjar mão de obra , poucas pessoas vão poder te ajudar caso vc tenha uma dúvida cabeluda , o material de consulta encontrado é menor, além de vc ficar preso a um banco de dados.

Se vc utlizar uma ferramenta como Hibernate, vc pode trocar o seu BD sem grandes impactos na sua aplicação, lembre-se que o cliente pode fazer questão que vc utilize um determinado banco X.

Como eu disse , vc tem que avaliar os vários aspectos da solução, não só pensar na parte de programação.

Abraço

A própria Oracle tem o TopLink, um framework para ORM.

certo certo rubens entendo…muito obrigado pela sua explicação…

eu vou dar uma olhadinha no topLink…valeu galara…muito obrigado.