Oracle revisando cronograma do JDK7

7 respostas
M

http://blogs.sun.com/mr/entry/rethinking_jdk7

Não sei se esse é o tópico adequado pro post, mas a notícia é muito interessante (hã, então tinha de estar no notícia? :oops: )
O artigo esclarece muitas dúvidas e desmente muitos boatos sobre o futuro do Java antes da JavaOne.

Pra quem não sabe inglês e não gosta dos tradutores automáticos, vou tentar dar um resumo:

• antes da Sun ser vendida, o desenvolvimento Java estava em passos de tartaruga devido à equipe reduzida e a todos os problemas que todo mundo acompanhou
  • a aquisição da Sun demorou mais tempo do que estava previsto e o cronograma do JDK7 atrasou mais ainda
  • a Oracle quer acelerar o desenvolvimento da linguagem, pra isso disponibilizou mais engenheiros pra trabalharem nos projetos, que está com um cronograma irreal
  • a empresa sugeriu duas alternativas, que chamou de Plano A e Plano B:
    Plano A: JDK 7 (como foi definido) para o meio de 2012
    Plano B: JDK 7 (menos Lambda, Jigsaw e parte do Projeto Coin) Meio de 2011
    JDK 8 (Lambda, Jigsaw, o resto do Projeto Coin, e mais features que já tinham sido retiradas pela Sun) Final de 2012
  • e de agora pra frente, a Oracle pretende que todas features tenham um JSR e não quer mais que as atualizações demorem tanto pra serem lançadas, atendendo uma reivindicação antiga dos desenvolvedores pra ter mais agilidade, mas quer um feedback dos desenvolvedores primeiro

Lendo os comentários, também tem opiniões interessantes:

• a maioria prefere o Plano B, já que o JDK atrasou muito e o pessoal prefere que se tenha menos alterações liberadas com uma frequência maior do que muitas alterações e demorar anos
  • a favor do plano A, citaram o risco do mercado corporativo querer “pular” a versão 7 e esperar a 8, complicando a situação financeira da divisão Java
  • a favor do plano B, citaram que o JDK5 demorou muito mais pra ser adotado porque tinha muita coisa nova pra ser testada e estabilizada, enquanto a versão 6 teve uma adoção bem mais rápida, justamente por ter sido menos radical
  • teve uma sugestão engraçada, de seguir o Google: “libera do que jeito que está, chama de beta e vai lançando as novidades direto”.
  • muita gente postou defendendo o Scala como alternativa até a situação ficar mais clara
  • alguns sugeriram uma versão 6.5
  • pra tristeza

Particularmente, sou mais pendido ao plano B, mas queria saber exatamente o que ficaria pro JDK8. Em todo caso, eles reconhecem a necessidade de agilizarem o desenvolvimento da plataforma.

Bom, a JavaOne está aí e está cheia de keynotes pra discutir os planos pro JSE, Java EE 7 (com HTML5) e JME.

7 Respostas

bruno.costa

sou desenvolvedor c# desde 2002, comecei a desenvolver em java começo deste ano para um projeto e para aprender também, tive a oportunidade do projeto não ser C# e pude finalmente aprender java rsrs…

Estou gostando bastante, porém sinto falta de alguns recursos na linguagem que C# tem e isto é bem ruim.

Tchello

bruno.costa:
sou desenvolvedor c# desde 2002, comecei a desenvolver em java começo deste ano para um projeto e para aprender também, tive a oportunidade do projeto não ser C# e pude finalmente aprender java rsrs…

Estou gostando bastante, porém sinto falta de alguns recursos na linguagem que C# tem e isto é bem ruim.

Bruno, será que você poderia citar alguns desses recursos?
Fiquei curioso.

Obrigado!

fredferrao

http://www.guj.com.br/posts/list/217763.java

bruno.costa

Por exemplo.

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2880/Descobrindo-o-LINQ-to-Objects.aspx

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb397687.aspx

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2240

J

até 2012 vou seguir usando o openjdk mesmo. Esses itens ae querem dizer que praticamente o desenvolvimento da oracle ficou estagnado nesse ano.

jjose

bruno.costa:

[color=red]Desde 2002 e faz uma comparação de quem acabou de conhecer “IF”.[/color]

Imagine que uma é sua atual mulher e a outra sua ex “uma que te deu a bota”.

Uma vai tem coisas que a outra não tem. Não existe a perfeita e sim a melhor para determinado problema.

Ex.: Uma é mais companheira, a outra tem mais pegada.

bruno.costa

jjose:
bruno.costa:

[color=red]Desde 2002 e faz uma comparação de quem acabou de conhecer “IF”.[/color]

Imagine que uma é sua atual mulher e a outra sua ex “uma que te deu a bota”.

Uma vai tem coisas que a outra não tem. Não existe a perfeita e sim a melhor para determinado problema.

Ex.: Uma é mais companheira, a outra tem mais pegada.

Cara, lê direito o post e o post onde eu mostro as diferenças, por favor…

se não me engano todas as coisas que sinto falta no java que existem no C#, a oracle vai implementar na Java 7 ou 8.

Criado 8 de setembro de 2010
Ultima resposta 9 de set. de 2010
Respostas 7
Participantes 6