Boa tarde pessoal,
Fiz a prova hoje de manhã e gostaria de compartilhar com todos o meu êxito e deixar as experiências que obtive nesse período.
Acertei 54/60 e obtive esses 90% de score.
Declarations, Initialization and Scoping 100%
Flow Control 90%
API Contents 100%
Concurrency 100%
OO Concepts 100%
Colletions/Generics 75%
Fundamentals 66%
Sobre a preparação:
- Estudei principalmente pelo livro da versão SCJP 5 (emprestado de um amigo). No fim dos estudos dei uma olhada no livro da versão que eu iria prestar (emprestado de outro amigo).
- Já trabalhava com Java… imaginei que isso me daria vantagem, deu alguma… mas nesse período pude aprender muito mais sobre a API (aprendi a ler a documentação antes de perguntar) e evoluir profissionalmente.
- Estudei por uns 2 meses 40 min por dia… fiz todos os exercícios… e testei várias coisas com código próprio para entender/fixar a idéia/propósito. IMPORTANTÍSSIMO: testem tudo, principalmente, o que acharem complicado… algumas coisas só pude entender depois de codificar e fazer alguns testes.
- Os simulados que usei foram:
- o master exam… fiz 4 vezes com 30 dias de intervalo… o score variava entre 56 e 70%.
- test killer… fiz até o item 100… tava mais ou menos fácil…
- examlab… esse foi o que mais me ajudou… seu ambiente é muito parecido com o ambiente real da prova… as suas perguntas são mais difíceis do que a prova real. fiz os 5 modelos… meus scores: 54, 56, 65, 58, 85 (ontem de manhã). Entre os modelos as perguntas não se repitiram…
Sobre a prova:
- Preparem-se para as pegadinhas… rs… na minha prova não foi exigido um inglês além do técnico, logo, não teve quase nenhuma pegadinha no texto… mas no código… quase todas as perguntas tinha pegadinha…
- Na minha prova caiu 15 questões de drag and drop… não desejo isso pra ninguém… embora não fossem tão difícieis assim… uns 3 eram “ferrados” os demais dava pra fazer com calma e atenção.
- Caiu pouco IO e o que caiu foi em drag and drop…
- Caiu muita concorrência… ainda bem que tinha me preparado…
- Caiu pouco de Generics, mas muito de Collections…
- Na minha prova cai duas questões iguais ao test killer, mas eu não lembrava a resposta… rs… ainda bem que não era difícil…
- Cairam, também, 6 perguntas identicas ao examlab… recomendo estudar por esse simulado… o nivel dele é superior ao da prova… conseguindo bons scores nele é fica mais fácil obter a confiança para fazer a prova.
Enfim, a prova não estava difícil… recomendo ao que forem fazer que durmam bem… relaxem bastante no dia anterior para que possam ter calma e paciência na hora de analisar o conteúdo das perguntas. Se estivermos prontos para as pegadinhas bons resultados serão obtidos facilmente.
Grato pela atenção,
[]s
Éberson