Pessoal, boa noite!
Tenho um tomcat (testei com o 5.5 e 6.0.20) onde configurei um pool de conexões para um banco Oracle 11g. Estou utilizando o JDBC mais atual do Oracle e percebi um comportamento estranho:
em uma das páginas, que possui dois grids (JQGrid - plugin da JQuery) que realizam requisições ajax, de vez em quando no Firefox ele acava criando mais uma conexão adicional dentro do pool, não identificando que existem conexões que não estão sendo utilizadas. O mesmo comportamento não ocorre nas demais páginas. Esta é a única onde eu tenho dois grids.
E interessante também que o comportamento ocorre no Firefox 5, enquanto no IE 9 ele não acontece.
Já revisei o código para ver se ficou alguma conexão aberta, mas se ficasse teria que incrementar o pool sempre, correto?
Outro detalhe que percebi é que de vez em quando o Tomcat derruba as conexões ao ser finalizado e as vezes ele derruba apenas uma. Não entendi também isso.
Meu contexto no server.xml está da seguinte forma:
<Resource name="jdbc/orcl"
auth="Container"
type="oracle.jdbc.pool.OracleDataSource"
driverClassName="oracle.jdbc.driver.OracleDriver"
factory="oracle.jdbc.pool.OracleDataSourceFactory"
url="jdbc:oracle:thin:@192.168.1.11:1521:orcl"
implicitCachingEnabled="true"
connectionCachingEnabled="true"
connectionCacheProperties="{InitialLimit=2, MinLimit=5, MaxLimit=10, MaxStatementsLimit=0, ConnectionWaitTimeout=10}"
connectionCacheName="cacheOrcl"
/>
Estou informando usuário e senha dentro do código, na instância do OracleDataSource.