Oracle vai manter mysql?

Boa noite, amigos.

Li a respeito que para a Oracle apressar a aprovação por parte da UE a aquisição da Sun, ela se comprometeu diretamente com os clientes, que não interferiria no mysql. Essa semana estive conversando com um colega meu que é programador, que a Oracle vai lançar apenas mais uma atualização para o mysql. Alguém sabe me dizer se procede esta informação. Não encontrei nada a respeito.

[quote=marcusluiz83]Boa noite, amigos.

Li a respeito que para a Oracle apressar a aprovação por parte da UE a aquisição da Sun, ela se comprometeu diretamente com os clientes, que não interferiria no mysql. Essa semana estive conversando com um colega meu que é programador, que a Oracle vai lançar apenas mais uma atualização para o mysql. Alguém sabe me dizer se procede esta informação. Não encontrei nada a respeito.[/quote]

Oi Marcus,

independente do que a Oracle fizer, a comunidade pode criar um fork do mysql e dar continuidade ao projeto, coisa que alias, acho que jah aconteceu, só não sei dizer qual o novo nome que deram.

[]s

MariaDB

Para quem gostava do mysql, pode ter certeza que não será mais a mesma coisa. A aquisição da sun pela oracle, com certeza nos afetará, para o bem e para o mal.

Algumas coisas podem e vão melhorar para alguns e para outros, essa mudança pode acarretar transtornos.

Sinceramente, me surpreende essa postura da Oracle. Não que eu esperasse coisa boa dessa aquisição, mas porque seu presidente sempre criticou duramente as práticas da Microsoft, por exemplo. Mas como o colega disse e foi discutido na Caelum, acredito que a comunidade manterá vivo o espírito da Sun.

Abraços.

[quote=marcusluiz83]Sinceramente, me surpreende essa postura da Oracle. Não que eu esperasse coisa boa dessa aquisição, mas porque seu presidente sempre criticou duramente as práticas da Microsoft, por exemplo. Mas como o colega disse e foi discutido na Caelum, acredito que a comunidade manterá vivo o espírito da Sun.

Abraços.[/quote]

Acho que eu não entendi muito bem o que você disse…

Qual a postura que você se refere?

Todos criticam a Microsoft, a questão é qual foi o motivo da critica? Não me lembro de nenhum critica por não ser open source, modelo comercial (não estou incluindo praticas anti-competitivas aqui).

O que é manter vivo o espírito da Sun? é continuar sem conhecer o NetBeans e mesmo assim criticando (e usando eclipse claro)? É nem se dá ao trabalho de testar o Glassfish, ou pior, é testar sem responsabilidade e sair criticando o servidor (temos o JBoss)

Cara, nunca foi a favor nem contra a Sun, com a Oracle será a mesma coisa continuaremos sendo a boa e velha comunidade.

Como assim? Amigo, as decisões da proprietária que movem a comunidade!
Não é simples assim não, tipo: vamos fechar os olhos pros acontecimentos superiores e continuar fazendo os selects de sempre… Tem mais coisa envolvida do que imaginamos!
Abraços!

FUD.
A Oracle não se pronunciou sobre isso e nenhuma empresa lança uma versão dizendo que é a última, senão queimaria o produto. Muita gente gosta de profetizar o fim do mundo quando anunciam uma fusão, mas depois desaparecem.

A Oracle além de se comprometer com o mySQL, ainda assumiu o compromisso de não mudar o licenciamento por 5 anos (mais compromisso que a Sun quando adquiriu a empresa).

O mercado dos dois produtos é muito distinto, e não é a ausência do MySQL que colocaria o Oracle no lugar. A Sybase quando comprou o Watcom manteve os dois bancos e conseguiu se dar muito bem com isso até hoje, mesmo havendo uma intersessão de mercado entre os dois. Por que a Oracle não conseguiria? Ela conseguiu até com os produtos da BEA.