Penso em me aprofundar em oracle e me apronfundar bastante.
Porem tenho certas barreiras por causa de certas dúvidas:
Vale a pena, já que o esforço é bem grande?
O PL/SQL é usado? É preferível os frameworks e apis Java de Persistencia?
Quanto à Orcle Form vale a pena aprender?
Como é sua integração com Java e seus frameworks.
Como que está o mercado para Programador Java/Oracle.
Uma empresa só pagará pelo Oracle se realmente precisar dele. Portanto, o mercado java/oracle costuma a ser bastante específico. Normalmente, estuda-se Oracle à fundo caso você queira se tornar um DBA.
Não sei o grau de especialidade que você quer atingir, mas uma noção geral do Oracle pode ser interessante, já que ele aborda diversos conceitos presentes na maioria dos bancos de dados. Muitos conceitos do JPA foram baseados na framework da Oracle, o TopLink.
Recursos específicos podem ser interessantes por curiosidade, e para saber que eles estão lá.
Tive que estudar bastante esse BD quando desenvolvi um sistema para a VISA e, realmente, é impressionante o que ele é capaz de fazer.
bruno.fantin
Não sei que cidade você mora, mas aqui em São Paulo - SP, Oracle virou requisito fundamental para qualquer vaga de emprego, não importa a linguagem. Geralmente quem escolhe por Dot Net acaba opção por MSSQL, mas a grande maioria opta por Oracle.
Logicamente estamos falando de empresas grandes, agora se você quiser trabalhar para empresas pequenas, é uma escolha sua.
O Forms é realmente muito especifico, não sei se vale a pena estudar.
PL/SQL é muito usado sim, vale a pena. Agora estudar Oracle a fundo, só se for virar DBA mesmo.
Minha experiência própria, o Oracle me abriu mais portas do que o Java aqui em SP.
Falou.
ManoJava
Boa tarde!
Com certeza aprofundar em Oracle é uma boa escolha, apesar de ser especifico de grandes empresas esse BD é realmente muito bom.
O PL/SQL interessante aprofundar nisso.
Já no caso de Forms/Reports devido a descontinuação de algumas versões após o lançamento do Oracle 10g e o alto custo para atualização, aqui na empresa estamos preferindo migrar para alguns frameworks free como o Ireports no caso da construção dos relatórios devido a melhor integração com o Java, e também o problema de plataforma, pois sem a atualização para as versões mais recentes do Forms/Reports quem garante que com a evolução dos sistemas operacionais não teremos problemas futuros de compatibilidade.