Pessoal, dei uma olhada nos tópicos recentes e não consegui achar algo recente, poir isso coloco a minha duvida embixo, caso ja existe favor me direcionar para eu dar uma olhada.
Eu sei que a velocidade de um sistem depente muito da rede que se possui.
Mas fiquei com uma dúvida:
Em relação ao banco de dados, existe diferença de tempo de resposta de quando se faz um inserte, um select etc?
se tiver qual destes apresenta um tempo de resposta melhor?
Sim, existe.
Depende de quem implementos e o mantém, como, quando e onde o banco de dados está sendo executado.
De nada adianta você ter um banco baseado em todas as formas normais, se o DBA não ajuda muito.
Enfim, isso gera mais discussão que auxilia.
Sugiro testar, baixar os que você deseja e realizar testes.
Oracle é superior, pois oferece uma replicação de dados melhor e muito mais inteligente, podendo dividir uma seleção em pacotes (pedaços) e distribuir em várias
workstation fazendo com que sua velocidade seja rápida e que não aconteça desajustes de interferência de sobrecarga na rede.
Por exemplo: Um bom DBA vai configurar seu SGBD para traballhar com 10 workstation e 1 server por exemplo;
Ele vai dividir sua replicação nessas 10 works para trabalhar direto com o server, mesmo pensamento da topologia estrela de redes, são os mesmos pontos positivos e negativos.
E uma seleção comum comparando o mesmo script com esses dois tipos de sgbd vai variar também do modo em que seu script foi escrito, quando menor melhor e quanto
mais nós mais verificações em várias tabelas vai deixando a consulta mais lenta (falo de inners).
SQL Server é bom, um ótimo sgbd não deixa a desejar.
Agora se tratando de mega empresas Oracle é recomendado.
Se sua dúvida é para escolha entre Oracle e Microsoft SQL Server vá de Oracle sem nenhuma dúvida. Vale cada centavo que custa.
Eu não considero o SQL Server em nenhuma hipótese exceto se o cliente quiser.
Minha pergunta é: por que a escolha é apenas entre esses dois?
Se você tem condições de escolher, acho que Mysql e PostgreSQL atenderiam também.
E são grátis. (Bem, acho que o Mysql é “grátis”, mas já é alguma coisa).
posso estar errado,
pelo pouco que vi o Mysql e PostgreSQL são inferiores em questão de desempenho.
por isso optei por estes dois, pois ambos são tb são gratis até um certo limite, e como eu sei que o programa não passará do limite imposto por estes, acredito ficar com eles rs
Onde trabalho usamos o Oracle como banco de dados principal, onde se concentra as informações do nosso ERP atual. Nosso ERP anterior utilizava SQL Server que nunca deixou a desejar, trocamos de ERP por motivos que nada tem haver com os SGBD’s.
Em nossa experiência percebemos que o Oracle possibilita várias ferramentas e possibilidades para trabalhar com Disaster e Recovery, o SQL Server não tem tantas ferramentas para isso mas não significa que as que têm sejam ruins.
Atualmente estamos começando a desenvolver nosso Data Warehouse e optamos pelo SQL Server por conta do Integration Services e outras ferramentas (por sinal excelentes ferramentas) que auxiliam a criação de BI.
Em relação a desempenho como o colega falou, acredito que um bom trabalho do DBA com coisas simples como índices, chaves e tudo mais você terá excelentes resultados em qualquer um dos SGBD’s.
Acredito que não tenha respondido a sua pergunta, apenas acho que são duas excelentes ferramentas e qualquer uma delas tem prós e contras, e como nas linguagens de programação existem os que travam batalhas dizendo que uma é superior a outra e tal. Não existe uma melhor em tudo que a outra, existe aquela que é a ideal para o cenário proposto.
Boa sorte e depois nos diga o desfecho da história.
[quote=himorrivel]posso estar errado,
pelo pouco que vi o Mysql e PostgreSQL são inferiores em questão de desempenho.
por isso optei por estes dois, pois ambos são tb são gratis até um certo limite, e como eu sei que o programa não passará do limite imposto por estes, acredito ficar com eles rs[/quote]
Olha, nunca os comparei com o Oracle, mas com certeza levam vantagem em relação ao Sql Server.
De qualquer forma, duvido que seu projeto falhe por causa de um desses, então pode escolher qualquer um tranquilamente.
O que eu considero um diferencial em cada um:
Oracle: Completo mas caro. Fácil encontrar DBAs especializados, necessita mais conhecimento técnico na manutenção.
Sql Server: Um amplo pacote de ferramentas adicionais
Mysql: Muito utilizado pela comunidade, mais fácil achar ajuda. Em termos de features é mais limitado que os outros 3 (ou era).
Postgresql: Totalmente grátis.
Questões como desempenho, robustez, segurança… para mim é equivalente.
Não é querendo puxar sardinha da Microsoft (longe disso), mas um ponto positivo do Sql Server é que ele foi feito pensando em buscas de texto.
Qualquer comando que requer consultas e manipulação de textos no Sql Server é mais rápido do que no Oracle.
Poréeeeem, a parte de trabalho de replicação de dados com Oracle realmente é superior ao Sql Server.