Oracle x Sql

9 respostas
H

Pessoal, dei uma olhada nos tópicos recentes e não consegui achar algo recente, poir isso coloco a minha duvida embixo, caso ja existe favor me direcionar para eu dar uma olhada.

Eu sei que a velocidade de um sistem depente muito da rede que se possui.
Mas fiquei com uma dúvida:
Em relação ao banco de dados, existe diferença de tempo de resposta de quando se faz um inserte, um select etc?
se tiver qual destes apresenta um tempo de resposta melhor?

9 Respostas

drsmachado

Sim, existe.
Depende de quem implementos e o mantém, como, quando e onde o banco de dados está sendo executado.
De nada adianta você ter um banco baseado em todas as formas normais, se o DBA não ajuda muito.
Enfim, isso gera mais discussão que auxilia.
Sugiro testar, baixar os que você deseja e realizar testes.

charleston10

Na relação entre SQL Server e Oracle.

Oracle é superior, pois oferece uma replicação de dados melhor e muito mais inteligente, podendo dividir uma seleção em pacotes (pedaços) e distribuir em várias
workstation fazendo com que sua velocidade seja rápida e que não aconteça desajustes de interferência de sobrecarga na rede.

Por exemplo: Um bom DBA vai configurar seu SGBD para traballhar com 10 workstation e 1 server por exemplo;
Ele vai dividir sua replicação nessas 10 works para trabalhar direto com o server, mesmo pensamento da topologia estrela de redes, são os mesmos pontos positivos e negativos.

E uma seleção comum comparando o mesmo script com esses dois tipos de sgbd vai variar também do modo em que seu script foi escrito, quando menor melhor e quanto
mais nós mais verificações em várias tabelas vai deixando a consulta mais lenta (falo de inners).

SQL Server é bom, um ótimo sgbd não deixa a desejar.

Agora se tratando de mega empresas Oracle é recomendado.

H

Obrigado pelos esclarecimento rss vou verificar em qual base vamos utilizar

bombbr

Se sua dúvida é para escolha entre Oracle e Microsoft SQL Server vá de Oracle sem nenhuma dúvida. Vale cada centavo que custa.
Eu não considero o SQL Server em nenhuma hipótese exceto se o cliente quiser.

A

Minha pergunta é: por que a escolha é apenas entre esses dois?

Se você tem condições de escolher, acho que Mysql e PostgreSQL atenderiam também.
E são grátis. (Bem, acho que o Mysql é “grátis”, mas já é alguma coisa).

H

posso estar errado,
pelo pouco que vi o Mysql e PostgreSQL são inferiores em questão de desempenho.

por isso optei por estes dois, pois ambos são tb são gratis até um certo limite, e como eu sei que o programa não passará do limite imposto por estes, acredito ficar com eles rs

Jhonny_Oliveira

Onde trabalho usamos o Oracle como banco de dados principal, onde se concentra as informações do nosso ERP atual. Nosso ERP anterior utilizava SQL Server que nunca deixou a desejar, trocamos de ERP por motivos que nada tem haver com os SGBD’s.

Em nossa experiência percebemos que o Oracle possibilita várias ferramentas e possibilidades para trabalhar com Disaster e Recovery, o SQL Server não tem tantas ferramentas para isso mas não significa que as que têm sejam ruins.

Atualmente estamos começando a desenvolver nosso Data Warehouse e optamos pelo SQL Server por conta do Integration Services e outras ferramentas (por sinal excelentes ferramentas) que auxiliam a criação de BI.

Em relação a desempenho como o colega falou, acredito que um bom trabalho do DBA com coisas simples como índices, chaves e tudo mais você terá excelentes resultados em qualquer um dos SGBD’s.

Acredito que não tenha respondido a sua pergunta, apenas acho que são duas excelentes ferramentas e qualquer uma delas tem prós e contras, e como nas linguagens de programação existem os que travam batalhas dizendo que uma é superior a outra e tal. Não existe uma melhor em tudo que a outra, existe aquela que é a ideal para o cenário proposto.

Boa sorte e depois nos diga o desfecho da história.

A

himorrivel:
posso estar errado,
pelo pouco que vi o Mysql e PostgreSQL são inferiores em questão de desempenho.

por isso optei por estes dois, pois ambos são tb são gratis até um certo limite, e como eu sei que o programa não passará do limite imposto por estes, acredito ficar com eles rs

Olha, nunca os comparei com o Oracle, mas com certeza levam vantagem em relação ao Sql Server.

De qualquer forma, duvido que seu projeto falhe por causa de um desses, então pode escolher qualquer um tranquilamente.

O que eu considero um diferencial em cada um:

• Oracle: Completo mas caro. Fácil encontrar DBAs especializados, necessita mais conhecimento técnico na manutenção.
  • Sql Server: Um amplo pacote de ferramentas adicionais
  • Mysql: Muito utilizado pela comunidade, mais fácil achar ajuda. Em termos de features é mais limitado que os outros 3 (ou era).
  • Postgresql: Totalmente grátis.

Questões como desempenho, robustez, segurança… para mim é equivalente.

MayogaX

Não é querendo puxar sardinha da Microsoft (longe disso), mas um ponto positivo do Sql Server é que ele foi feito pensando em buscas de texto.
Qualquer comando que requer consultas e manipulação de textos no Sql Server é mais rápido do que no Oracle.

Poréeeeem, a parte de trabalho de replicação de dados com Oracle realmente é superior ao Sql Server.

PS: dá mais dor de cabeça também (risos)

Criado 28 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 1 de mar. de 2013
Respostas 9
Participantes 7