Desde quando passei da fase de utilizar o Access e migrei meus BDs para o MySQL, sempre ouvi falar muito bem dos produtos Oracle. Sei que existem poderosas ferramentas para desenvolvimento de sistemas e por isso mesmo gostaria de saber como poderia conhecer melhor, e até trabalhar, com estes produtos.
Bem, no MySQL, é muito simples, principalmente quando hoje há diversos softwares que possibilitam facil instalação e configuração de banco de dados, servidores, portas etc (easyphp, wamp, mamp, lamp etc). Desse modo, gostaria de saber dos senhores se existe algo semelhante no Oracle, se há alguma versão trial para testes para que eu possa conhecer suas formas de utilização e manutenção de forma semelhante aos softwares que informei acima.
Aceito sugestões de links e bons tutoriais sobre este tema também.
Se vc baixar o Oracle 10G…ele vem com uma “ferramenta” para vc acessar o banco baseada em web. É tudo tão simples quanto o MySQL. Exceto se vc começar a se aprofundar em Oracle.
Aproveita e baixa o Oracle Developer…é grátis e poderosa.
Para brincar com o Oracle eu recomendo o Oracle XE e Oracle SQL Developer, ambos podem ser baixados gratuitamente no site da propria oracle.
[]'s
J
jhonatandarosa
Bom…
o Oracle XE tem algumas limitações… como por exemplo apenas 4gb de armazenamento, utilizar no máximo 1gb de ram, etc.
porém, ele é uma versão free para fins lucrativos. Recomendo ele, é muito bom!
ou você também pode utilizar o Oracle com todo o seu poderio, baixando a versão full dele, atualmente está na 11g.
Este sim, é o banco completo, com todas as suas funcionalidades. Você pode baixá-lo gratuitamente, e utilizá-lo a vontade, desde que não seja para fins lucrativos. Não sei se todas, mas você pode baixar qualquer ferramenta da Oracle gratuitamente e utilizá-las a vontade, exceto se for usar para fins lucrativos.
Os dois tem bastante material sobre oracle. Inclusive de oracle junto com java.
Basta se cadastrar, é free!
[]'s
Andr_Heidi_Moriya
olá pessoal,
aproveitando o assunto sobre oracle gostaria de saber uma coisa.
estou começando a usa-lo e naum conheço nda sobre ele. atualmente consegui instala-lo no windows 7. instalei o cliente e o database 11g
o que eu quero saber é como criar um banco “sem tabelas”. pois quando eu uso o sql developer e crio uma conexao usando o usuario sys e
me “Conecto como” SYSDBA ele já possui um monte de tabelas. lembrando tb que eu uso o banco global “orcl”.
intaum quero saber como faço pra usar um banco se tabelas onde posso cria-los para minha app.
Desde já agradeço a atenção de todos, espero ter sido claro nas minhas perguntas
Obrigado
gfkauer
Bom, os bancos oracle já são criados com os usuários sys e sysdba na instalação.
Estes usuários e schemas de tabelas já existentes são de uso interno do banco e não podem ser apagados ou alterados, na verdade podem ser alterados se você souber exatamente o que esta fazendo pois as alterações nestes schemas alteram o desempenho e os procedimentos do Oracle em si.
O ideal é vc criar um novo schema com usuários novos e dai sim vc cria seus dominios de tabelas…
A
andre.sander
galera me ajuda estou para comecar um projeto de erp e o pessoal ja querem comecar com oracle ja de inicio eu nao vejo a necessidade de usar orackle no projeto nao seratao grande eo problema maior ainda sem dba o que vcs acham