Ordem da Tabulação - Java NetBeans 6.1

Estou desenvolvendo um sistema em Java + MySQL utilizando o NetBeans 6.1 e, após efetuar algumas alterações numa das telas, percebi que quando executava o programa, o foco inicial ao carregar havia mudado do objeto que eu havia determinado inicialmente (uma caixa de texto formatada). Como fazer para transferir o foco para o objeto anteriormente determinado, uma vez que não encontrei uma propriedade parecida com a TabIndex utilizada em algumas linguagens de programação para mudar o índice de tabulação dos controles?

Agradeço desde ja.

Alguém sabe???

Alguém pode me ajudar???

Olá, acho que pode simplesmente dar um requestFocusInWindow() quando mostrar a tela.

[]'s

Criei a tela na qual vou inserir os dados no NetBeans 6.1. Para organizar melhor a visualização criei num Jpanel um JFormatedText que deveria receber o foco quando a tela é carregada atraves de uma classe IncluiCliente(). Porém quando executo o programa o foco vai para um JRadioButton que inseri juntamente com outro dentro de outro JPanel que, por sua vez, inseri também dentro do primeiro JPanel, onde está aquele JFormatedText que deveria recebeu o foco inicial.

Já usei o requestFocusInWindow() quando executei o IncluiCliente() mas não funcionou. Alguma idéia?

Acho que deu para entender não deu.

Grato.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/misc/focus.html#focustraversal é uma explicação complicada da parte de foco.

Não sei exatamente o que fazer no seu caso. Acho que o NetBeans possibilita você alterar a ordem de criação dos componentes, sem movê-los de lugar (de modo que você possa acertar corretamente a “tab order”, que é dependente da ordem de criação dos componentes), mas não sei onde isso é feito no editor.

Não sei se entendi sua pergunta, mas tente clicar com o botão direito do mouse na tela ou frame se preferir e escolha a opção alterar ordem, na tela que abrir, selecione o campo desejado e mova-o para baixo ou para cima, espero ter te ajudado!