Ordem de serviço (O.S) e recibo

Galera boa noite, hoje um cliente me procurou com a necessidade da criação de uma ordem de serviço e recibo de pagamento, mas eu não faço ideia de onde desenhar esses modelos, estava pensando no jasper, desenhar as linhas e o template, e alimentar um form passando os dados por parâmetro, existe algum programa que faça isso ou terei que desenvolver no ireports mesmo?

ninguém? ;/

Cara, você pode usar o ireports ou montar o relatório na “unha” mesmo com itext.

JuniorMaia isso é a coisa mais simples de se fazer se não tiver a necessidade de se gerar um PDFvocê pode
gerar um HTML mesmo e criar um css com media=“print” para estilizar a impressão.
Caso o contrario crie um Jasper e alimente os dados passando um DataSource.
DataSource Jasper

E qual o problema com o iReport ?

Eu acho que é a ferramenta ideal. Além do mais, uma vez que o seu relatório esteja compilado, gerar o PDF de maneira programática é extremamente simples.

problema nenhum, só acho que vai dar bastante trabalho desenhar os campos e construir a passagem de cada parâmetro, é complicado pra mim que não tenho muito conhecimento, não consigo desenhar muito no ireports ;/

Cara, você tem outras opções além de passar os dados por parâmetro. Eu vejo duas boas alternativas:

• você joga os campos da OS em uma Map e na hora de gerar o relatório você fornece uma JRMapCollectionDataSource

• você pode criar um bean OrdemServico com get/set e utilizar diretamente as propriedades do bean, ao gerar o relatório você coloca seu objeto em um JRBeanCollectionDataSource

Na minha opinião essas são as mais simples, mas existem ainda outras opções de data source para o jasper: XML, Excel, etc.

tu teria algum tutoria ou exemplos cara?

Tópico movido para o fórum de ferramentas, frameworks e utilitários.