Ordenar arrays "no braço" [resolvido]

estou quebrando a cabeça para criar um código que ordene um array de inteiros nas ordens crescente e decrescente.
pretendo nao utilizar nada pronto, nada preparado na API, nada de bubble sort, nada de nao sei o que la sort…
qual é a ideia que tenho que ter para fazer isso? se fosse possivel apenas me passar a ideia e nao passar o código pronto eu ficaria muito grato!

obrigado

Ué, qualquer “sei la o que sort” é a idéia básica de ordenação. Agora, se você quer chegar do nada até um algoritmo de ordenação, você tem que definir o que é um vetor ordenado, quando um vetor está ou não ordenado, qual o critério de comparação, a estratégia de percorrer etc. Agora, se você realmente quiser ver todas essas coisas definidas, procure por “algoritmo ordenação” no goole ( ou pelo menos na wikipedia ) que lá tem todas os passos dos algoritmos, motivações e implementações ( que você pode ignorar ).

Até!

é exatamente este o exercicio que tenho que fazer… pq o professor chegou do nada e mandou um exercicio do tipo “ordene o array…” sem nem sequer falar sobre esses tal de sort que eu achei no google. mas to me enrolando em fazer essa descoberta

e é um array de 50 inteiros que variam de 0 a 31 (cada index tem um valor randomico neste intervalo), acho que isso facilitaria ne

Você pode fazer a maneira troglodita, a maneira ridícula ou usar a idéia de algum algoritmo mais simples(bubble sort, selection sort, insertion sort). A maneira troglodita é fazer uns 50 ifs, comparando cada índice com o próximo para ver se estar ordenado e depois andar o array inteiro vendo se tudo está ordenado, se não passa por todos os ifs novamente, ou seja, impraticável. A maneira ridícula é mudar os valores de lugar aleatóriamente e verificar se o array está ordenado, o que é muito improvável. Agora, se der uma lida no bubble sort, vai ver que é um algoritmo simples de conceber, entender e se implementar.

Até!

[code]
public void ordemCrescente() {

for (int i = 0; i < inteiros.length; i++) {

for (int j = 0; j < inteiros.length - 1; j++) {

if (inteiros[j] > inteiros[j + 1]) {

int inteiroArmazenado = inteiros[j];
				inteiros[j] = inteiros[j + 1];
				inteiros[j + 1] = inteiroArmazenado;

}

}
	}
}[/code]

descobri esta maneira sem ter lido nada sobre esses nao sei oq sorts da vida
que sort seria esse então?

[quote=sonisoares]descobri esta maneira sem ter lido nada sobre esses nao sei oq sorts da vida
que sort seria esse então?[/quote]
Bubble Sort

resolvido