Ordenar linhas da JTable ao clicar em alguma coluna

Num sei se já vi isso aqui mas estou precisando ordenar as linhas da JTable pelo critério de ordem crescente de acordo com o clique que o usuário der em qualquer uma das colunas da JTable. Alguém sabe como faz ou algum tutorial??

Amigo, vai no site da Sun, procura por Table Sorter… blz??

Não sei se aqui no Guj tem algo falando dela… deve ter.

Mais vai no site da Sun, é uma classe tableSorter.

Dai vc criar essa tableSorter e utiliza ela. Quando vc clicar no header da coluna que deseja ordenar, ele ordena por orden crescente e com mais um clique ele ordena decrescente.

Eu já quebrei mta cabeça com isso… mas é q eu não sabia da TableSorter.

Abraço!!

Rpz talvez pela maneira do TableSorter q o cara falou seja mais rapido, mas eu pensei numa solucao rapidinha aqui, nao sei se eh mais eficiente e tb n sei se dar p implementar, pq n sei se existe eventos ao se clicar nas colunas do jTable (se tiver pega, se n, ja era). Seria assim: caso haja eventos q trate clicks na coluna do JTable (e nao na JTable), ai vc poderia colocar p cada evento 1 select ordenado pela coluna e exibir no model, mas isso se existir eventos p/ clicks na coluna do jTable. Sera q tem como fazer isto?

Sim, existe este evento.
Só que acredito que seja mais comlicado.
Na verdade o evento deve ser no Header da coluna, pq não é pq vc clica na coluna que vc quer ordenar, vc pode querer selecionar.
Então o evento deve ser no header.
No header tambem tem como colocar evento de clique ( EM TODO COMPONENTE SWING TEM COMO COLOCAR EVENTOS DE CLIQUE )
mas eu não sei como viuw.

Busca pela TableSorter… eu agarantiu…
só que lá vc usa um ArrayList para colocar os dados na tabela.
mas é muito simples.

Eu dei uma implementada nela quando tive de usar…
Você tambem pode fazer isso.

Ah… nem sempre os objetos vem de um banco de dados, então não se prenda a fazer a ordenação dos objetos pelo banco, uma dia você terá que realizar essa ordenação na camada da aplicação mesmo.
Esta ai mais um motivo pra usar a TableSorter, ela ordena pra vc.

Compensa pelo menos você pegar a TableSorter pra olhar o codigo dela e saber como criar a sua própria Table.

Faloww

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/example-1dot4/index.html#TableSorterDemo

Boa tarde,

Sou iniciante em Java e estou trabalhando com Java 5.
Estou apanhando um pouco desse TableSorter.

Pelo material encontrado na net, consegui fazer a tabela ser exibida e consigo fazer a ordenação. Porém, para campos como data e Números a ordenação não funciona corretamente, pois para exibir formato os dados, e por isso eles são exibidos como strings e portanto ordenados como tal.

Fiz um teste, tirando a parte que faz a formatação da data e a ordenação funciona corretamente, porém a data é exibida num formato incorreto.

Teria como eu formatar o dado para ser exibido, porém sem perder a funcionalidade de ordenação pelo tipo correto de dados?

Outra dúvida, é possível alterar a imagem default que é exibida quando se clica no título da tabela (para indicar o sentido da ordenação)?

Obrigado,

Resolvi o problema, criando um novo renderer que apenas formata os dados para a coluna.

Att

galera mudando de assunto eu utilizo o netbeans 6.7 e baixei uma api pra validação
que se chama ‘ValidationAPI.jar’ pra validar meus JTEXTFIELDS
mas alguem sabe como utilizar ela?

Valew