fabiopagoti:
Olá a todos, tenho desenvolvido um projeto em jsp e como não tenho experiência no desenvolvimento de algo grande, qualquer código que tenho em mente jogo ele no arquivo [color=red]bean.java[/color]. O projeto está bem no começo e o bean já ultrapassou as 1500 linhas (eu acho isso muito, ou não é?) lá tem código para transição de telas (que retornam strings para o faces-config), códigos para buscas, cadastros, consultas no bdd e afins…
Eis o que gostaria de saber:
1 - O que/que tipo de código devo colocar no bean?
2 - É possível dividir o bean em vários arquivos? Caso sim, como fazê-lo e que cuidados devo tomar?
3 - Como gerenciar esses arquivos de tal forma que o problema seja evitado futuramente?
Obrigado. Espero não ter faltado com informações na minha dúvida
Ahuahuahuahuahua!
:lol:
Grande? é um MONSTRO!!!
Desenvolvedores ortodoxos nunca deixam suas classes passarem de 50 linhas de código!
Não sei se você consegue refatorar o seu sistema a essas alturas. Tudo precisa ser bem pensado desde o início e da modelagem, criar camadas, uma para regras de negócio, uma para persistência, dar uma olhada em design patterns para ver como organizar os módulos da sua aplicação, e até mesmo orientação a objetos para saber como dividir o seu sistema em classes, quais classes, etc…
Você precisa ter tudo isso em mente desde o início do projeto, que é o que se chama de “criar uma arquitetura”… colocar cada coisa no seu devido lugar…!
Tem coisa que não dá pra fazer se o seu projeto é um “senta e manda bala” de mais de 1500 linhas… vai demorar mais pra refatorar isso do que pra fazer direito do zero…
Hehehe…