Organização de componentes

Bom dia,

Apesar de estar cadastrado a algum tempo no fórum, estou começando agora a programar mais em Java e vou começar a postar mais aqui.
Acompanho o fórum a pelo menos uns 2 anos e acho bem interessante tudo relacionado ao que postam. Bom, vamos lá…

Eu tenho uma dúvida com relação a organização dos meus componentes no meu panel.
Eu estou fazendo da seguinte forma: Criei um JFrame e um JPanel. Aí coloquei todos os JLabel e JTextField no Panel.
Depois inclui no Form.
O Problema é que os JLabel e JTextField não estão ficando da forma como quero. Eu quero deixá-los alinhados na Vertical.
Estou fazendo uma tela de Cadastro. Mas eles estão todos embaralhados na tela.
Achei um tutorial onde explicava algo desse tipo

...
GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints();
gbc.gridx = 1; gbc.gridy = 0;
_fieldNome = new JTextField(13);
painel.add(_fieldNome, gbc);

Mas mesmo assim não consigo ainda deixá-los nem perto do que quero.
Na verdade não tenho idéia de como deixa-los organizados.
Se alguém puder me explicar como posso fazer, ou então colocar um código de exemplo, agradeço.
Apenas pra frizar: Não é que quero q façam o código pra mim, mas é que vendo um código já pronto sobre e de preferência comentado posso dar seguimento no meu projeto.
Já que procurei na net e mesmo com vários conteúdos não consegui fazê-lo funcionar, estou pedindo ajuda aqui no fórum.
Desde já agradeço,

Att

Fala, miltonlp!

Para organizar componentes na tela, você deve aprender sobre Layouts. Procure sobre FlowLayout, BorderLayout, GridBagLayout (do exemplo do seu código), MigLayout, dentre outros.

Para resolver seu problema: o Y é a linha, e o X é a coluna. Logo, para ir colocando na vertical, vá aumentando o valor do Y!

getContentPane().setLayout( new GridBagLayout() );

gbc.gridx = 0;
gbc.gridy = 0;
getContentPane().add( new JLabel("Nome:"), gbc );

gbc.gridx = 0;
gbc.gridy = 1;
getContentPane().add( new JTextField(15), gbc );

gbc.gridx = 0;
gbc.gridy = 2;