Organização, Orientação a Objetos

4 respostas
F

Galera eu gosto muito de programação estou estudando mesmo já trabalhando na aréa de telecom.

tenho já uma base boa de java nivel OCJP acredito, acabei de comprar o livro Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudo, para me preparar para certificação java 6, porém acho que por mais que tenha o entendimento de programação orientada a objetos meus aplicativos que desenvolvo para fins de estudo não fica organizados, usando bem os conceitos de OO, como reutilização de codigo.

Alguém tem uma opinião o que posso fazer para melhorar nesse sentido, estava pensando no livro use a cabeça analise e projeto orientado a objetos, porém não sei se e uma boa escolha.

Por exemplo estou desenvolvendo um sistema escolar para fins de estudos no momento por volta de 600 linhas umas 7 classes mais percebo que começo desenvolvendo organizado depois vai ficando com o codigo bagunçado com alto acomplamento, ás vezes codigos que claramente deveria ser inseridos em uma classe ás vezes eu implemento em outra classe.

4 Respostas

J

Entendimento de OO não é substituto para entendimento do domínio.

Muita gente fala da importância de OO e talz, mas o essencial é conhecer o domínio.

Quando se conhece o domínio fica mais fácil aplicar OO, qualquer um é capaz de entender seu código, uma maravilha… por outro lado, quando não tem o conhecimento sobre como algo deve funcionar (no seu caso, um sistema escolar), não vai conseguir desenvolver, não importa sua experiência com OO.

kadu.m.lino

Cara, tem uns cursos no caelum online muito bons de OO pra quem está começando… além de outros que vale muito apena… eu recomendo tb as apostilas que são muito boas!

vc tb pode melhorar sua pratica lendo livros excelentes como o Clean Code e o ddd(domain driven design)

wbdsjunior

Use a Cabeça! Analise e Projeto Orientado a Objetos foi o primeiro livro que li sobre o assunto. Me ajudou muito, mas é pouco. Pode começar por ele se desejar (recomendo começar por Fundamentos do Desenho Orientado a Objetos com UML de Meilir Page-Jones), mas leia outros livros.

Veja: http://www.guj.com.br/java/287836-livro-de-analise-e-projeto-orientados-a-objeto.

N

O livro que mais me ajudou nesse sentido foi o Principios de Analise e Projeto de Sistemas Com Uml - Eduardo Bezerra.

Ele mostra algumas técnicas para elicitar os requisitos do seu sistema e transformá-los em diagramas de classes, sequência, etc.

Muito bom inclusive para ajudar a enxergar e compreender melhor o domínio.

Criado 28 de dezembro de 2012
Ultima resposta 29 de dez. de 2012
Respostas 4
Participantes 5