Galera eu gosto muito de programação estou estudando mesmo já trabalhando na aréa de telecom.
tenho já uma base boa de java nivel OCJP acredito, acabei de comprar o livro Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudo, para me preparar para certificação java 6, porém acho que por mais que tenha o entendimento de programação orientada a objetos meus aplicativos que desenvolvo para fins de estudo não fica organizados, usando bem os conceitos de OO, como reutilização de codigo.
Alguém tem uma opinião o que posso fazer para melhorar nesse sentido, estava pensando no livro use a cabeça analise e projeto orientado a objetos, porém não sei se e uma boa escolha.
Por exemplo estou desenvolvendo um sistema escolar para fins de estudos no momento por volta de 600 linhas umas 7 classes mais percebo que começo desenvolvendo organizado depois vai ficando com o codigo bagunçado com alto acomplamento, ás vezes codigos que claramente deveria ser inseridos em uma classe ás vezes eu implemento em outra classe.