organização

não sei qnt a vocês, mas vcs ja perceberam que a maioria das vezes os topicos daqui uma questão de acima d 50% naum é respondido. Alguns sao respondidos mas depois sao deixados pra la. é incrivel. eu visualizo vários topicos assim. com 4 mensagens. as 3 primeiras resolvem uma questão e a ultima eh deixala pra lá.
Aí, o que acontece neste caso… como não são respondidas… o povo cria um topico com essa duvida de um topico anterior q naum foi respondida, pois so assim alguem vai lá e responde.
[color=“green”]----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------[/color]

seria bom se as pessoas colocassem uma palavra chave no tópico a respeito do assunto. pq assim não precisaria de criar tantos topicos para perguntar um mesmo assunto. [color=“darkblue”]vcs não axam?[/color]

há mensagens que poderiam ser movidas para topicos q tem o mesmo assunto. isso iria diminuir esse tamanho absurdo de topicos que tem no forum inteiro.
(isto é… teriam de arranjar alguem com saco enorme para executar tal tarefa no forum[color=“darkred”][“adoraria fazer isso”[/color]]).

[color=“green”]----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------[/color]

otra ideia tbm…
[color=“blue”]O que vocês acham de mudar o esquema de como vocês dão os exemplos aqui no forum?[/color]
digo os exemplos ( .java)! entendem?
vo citar um exemplo… eu pergunto num topico como q eu coloco uma array numa JList.
vcs vem com 2 tipos de respostas…

1. encaminha para um link que eh mais dificil de se entender…
  2. deixam um exemplo pobre e banal para tentarmos colocar no nosso arquivo.java …

entendem o que digo?
se um nego pergunta uma coisa dessa é pq ele naum sabe como fazer… ai vcs colocam so 2 linhas de comando sem explicar o que tem q importar? como q eu faço direito as clesses e os metodos direito para fazer a array funcionar beleza na JList.[[color=“darkred”]“não que eu tenha essa dificuldade, eu ja sei como faze-la.”[/color]]

[[color=“darkred”]“hehehe, to monstando uma história, mas é minha crítica…
… Lembrando que as criticas podem ser levadas para o lado ruim ou para o lado positivo. vai depender da cabeça e da paciencia de cada um…”[/color]]

mudem o jeito de colocar os exemplos com um exemplo mais digno. um exemplo que mostre que aquilo colocado no programa vá realmente funcionar.

[color=“red”]Agora, vou falar… eu tenho saco para fazer tal coisa q eu msm estou pedindo.
Se eu fosse expert em Java pedia ate um cargo d moderador para ajudar nos tópicos.[/color]

espero que gostem da minha critica.
level a critica para o sentido positivo. como uma observação para melhoria. não é a toa que tem “milhoes de topicos com mesmos assuntos e as mesmas perguntas milhoes d vezes”.

Abraços
:wink:

War,

bom, vamos lá… no meu ponto de vista, com relação a qualidade das respostas para esses tópicos, não está em função de moderadores do fórum (não que tu tenha dito isso, tu não o disse), mas sim dos próprios usuários, por consciência coletiva… Geralmente, não, geralmente não, 80% dos casos, a pessoa com dúvida só entra, posta sua dúvida, e só aparece aqui de novo pra perguntar outra coisa, raramente responde… Mas tudo bem, isto é uma realidade em fóruns como este. Mas é isso, a qualidade do conteúdo aqui publicada está só em função dos participantes, não há como eu ou qualquer outro moderador impor algo desse tipo.

Ola,

Sem querer me meter muito, mas acho a critica valida, mas tenho umas observacoes:

1-> Em relacao aos postes sem resposta, ou teoricamente sem solucao, como o Matheus ja comentou, acontece, e outro… sei que o PJ ta com problemas para enviar email notificando sobre uma resposta no topico, entao para quem e daquele, que as vezes tem um tempo e passa por aqui, responde um topico, mas como nao tem muito tempo para ficar vigiando este topico… mei que acaba perdendo ele, e como nao recebeu o email, caso houve uma resposta… foi-se.

2-> Em relacao aos exemplos do “.java”, acho que o intuito e ajudar a esclarecer uma duvida, tudo bem, mas mandar a parada mastigadinha… sei la, como falei acima, mas vezes ocorre do postador estar mei apertado, ou julgar que so aquele trecho ja basta para o outro entender. Mas que nao acho legal a tecnica do control-C, control-V e funfar… , acho que o usuario olhar para um trecho de codigo e interpretar aquilo para resolver o problema e mais valido.

3-> Agora, em relacao ao topicos com assuntos “bem”, ou “iguais”, eu concordo com vc… mas vc tem que convir que nao deve ser facil ficar “indexando” os topicos o dia todo… Acho que isto e uma questao de cultura, de antes de abrir um novo topico, pra ter o trabalho de ficar esperando alguem responder, ir la e fazer uma busca…

Bom, acho que era so isto… inte :slight_smile:

Particularmente gosto de responder à tópicos sem respostas, quando acho que posso ajudar. Mas já percebi que em alguns casos os tópicos são postados com problemas muito específicos com relação ao uso de ferramentas. Nestes casos usar o fórum da ferramenta seria a melhor opção do que perguntar aqui.

Outra má prática do uso do fórum é perguntar as mesmas coisas recorrentemente. Toda semana tem um “como escrever em arquivos”. Se as pessoas tivessem ao menos o bom senso de usar a ferramenta de busca, tenho certeza que pela quantidade de respostas que já existem elas sairiam catedráticos em muitos assuntos.

Colocar soluções prontas também é complicado. É difícil de avaliar se a pessoa realmente está com problemas para desenvolver algo no seu trabalho (profissional ou escolar) ou está bancando o m@1@ndr0 esperando tudo pronto.

De qualquer forma a comunidade ajuda da maneira como pode (e ninguém tem obrigação de fazê-lo). Sempre tive o PJ como referência nas minhas buscas. O pessoal aqui costuma ser bem mais prestativo que em outros lugares. Mas não espere ter um Help Desk :wink:

T+

Opa warcraft, suas críticas são muito bem vindas, sem críticas como iremos fazer para achar nossas falhas e aumentar nossa qualidade? Eu prefiro muito mais uma crítica sincera do que um falso elogio :wink:

Mas vamos lá, vou comentar seu post por partes.

50%? 8O 8O
Nem tanto né, hehehe, num Fórum com mais de 130.000 threads, ter cerca de 3300 threads sem respostas não é algo muito exorbitante, não chega a 3% do Fórum.

Não entendi muito bem esta parte, são respondidos, resolvidos e depois deixados de lado, mas isso é o normal não?

[quote=“warcraft03”]
Aí, o que acontece neste caso… como não são respondidas… o povo cria um topico com essa duvida de um topico anterior q naum foi respondida, pois so assim alguem vai lá e responde.
[color=“green”]----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------[/color][/quote]
Isso infelizmente é muito difícil de se controlar, acredito que até contribua para aumentar o número de posts sem resposta. As vezes a pessoa que vai responder nem responde nada pq sabe que o cara não procurou a resposta pelo Fórum.

[quote=“warcraft03”]
seria bom se as pessoas colocassem uma palavra chave no tópico a respeito do assunto. pq assim não precisaria de criar tantos topicos para perguntar um mesmo assunto. [color=“darkblue”]vcs não axam?[/color][/quote]
No topo da página há um campo para pesquisa somente no Fórum (que eu não gosto muito, pois o phpbb não indexa o conteúdo muito bem). E tb tem outro para pesquisar com o Google no conteúdo somente do PJ, quer coisa melhor do que essa? Nem precisa de muitas palavras chaves, basta um post bem escrito.

Seria uma boa fazer isso, mas como você disse, além de ter muita paciência pra fazer, é preciso ter muito tempo também.

Seria o ápice de um Fórum fazer esse tipo de coisa, mas antes disso, precisamos rever diversos outros fatores envolvidos. Todos os envolvidos no PJ, admins, moderadores, colaboradores, autores, revisores, etc, enfim, todos são voluntários, estão aqui para dedicar uma parte de seu tempo a uma comunidade e as vezes (ou quase sempre) não da pra fazer tudo isso. Se um usuário pergunta sobre algo que não saiba, eu acredito que qualquer contribuição realmente válida (como um pedaço de código, link interessante, etc) seja valiosa para seu aprendizado, mais até do que a coisa pronta.

Para colaborar, não precisa ser um expert em Java, precisa apenas ter vontade para realizar alguma tarefa que ajude a comunidade. Nem só de conteúdo técnico e de “experts” é feito o PJ, ou qualquer outra empresa, site, etc. Me manda um e-mail para conversarmos a respeito.

[quote=“warcraft03”]
espero que gostem da minha critica.
level a critica para o sentido positivo. como uma observação para melhoria. não é a toa que tem “milhoes de topicos com mesmos assuntos e as mesmas perguntas milhoes d vezes”.
Abraços
:wink:[/quote]
Gostei muito :smiley:

50%? 8O 8O
Nem tanto né, hehehe, num Fórum com mais de 130.000 threads, ter cerca de 3300 threads sem respostas não é algo muito exorbitante, não chega a 3% do Fórum.[/quote]É acho que realmente eu exagerei no chute. hehehe

Não entendi muito bem esta parte, são respondidos, resolvidos e depois deixados de lado, mas isso é o normal não?
[/quote]tá, deixa eu explicar melhor… Não vo colocar um exemplo, pq são muitos posts e eu to na faculdade ak agora. [[color=“darkred”]“em casa edito e procuro um post com o assunto”[/color]]
algumas vezes por exemplo… vi isso so algumas vezes, pois não deu pra visualizar todas as paginas do forum.
alguem cria um topico com o titulo(String) e faz uma pegunta. vem duas pessoas e respondem a pergunta dele. blz… a duvida ta resolvido. ai, ele pretende aproveitar o topico para adicionar mais uma duvida que envolve outra classe junto com a String. e ele simplesmente não tem mais resposta.
entende agora o q eu quis dizer?

[quote=“jeveaux”][quote=“warcraft03”]
seria bom se as pessoas colocassem uma palavra chave no tópico a respeito do assunto. pq assim não precisaria de criar tantos topicos para perguntar um mesmo assunto. [color=“darkblue”]vcs não axam?[/color][/quote]
No topo da página há um campo para pesquisa somente no Fórum (que eu não gosto muito, pois o phpbb não indexa o conteúdo muito bem). E tb tem outro para pesquisar com o Google no conteúdo somente do PJ, quer coisa melhor do que essa? Nem precisa de muitas palavras chaves, basta um post bem escrito.[/quote] Bem… a minha resposta anterior tem haver com essa palavra chave. exemplo: “String”.

[quote=“jeveaux”]Para colaborar, não precisa ser um expert em Java, precisa apenas ter vontade para realizar alguma tarefa que ajude a comunidade. Nem só de conteúdo técnico e de “experts” é feito o PJ, ou qualquer outra empresa, site, etc. Me manda um e-mail para conversarmos a respeito.
Gostei muito :D[/quote]

Gostei do comentário, vamos conversar sim. tenho algumas ideias que poderia colocar na mesa para ser avaliado.
[color=“red”]------------------------------------------------------------------------------------[/color]

Adicionando uma sugestão…

Achei muito interessante e ate fiz isso em alguns topicos meus antigos ak… quando o dono do topico conseguir resolver o problema e não quiser mais falar naquele tópico… mudar o titulo do topico colocando um prefixo ou um sufixo assim:
[color=“blue”]RESOLVIDO - blablablablabla…
…blablablablablabla - RESOLVIDO[/color]

iria ajudar mto.
Abraços