Organizando os estudos

9 respostas
tnaires

Olá

Navegando pelos posts do GUJ, sintetizei uma lista de livros sugeridos pela galera. São eles:

1 - Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software
2 - Head First Design Patterns
3 - Object-Oriented Software Construction
4 - Patterns of Enterprise Application Architecture
5 - Expert One-on-One J2EE Design and Development
6 - Expert One-on-One J2EE Development without EJB
7 - Better, Faster, Lighter Java
8 - Effective Java™ Programming Language Guide (2nd Edition)

Como são livros caros, obviamente que não posso comprar todos de uma vez (e, mesmo que conseguisse, não conseguiria ler todos de uma vez :wink: ). Gostaria de saber qual a ordem de leitura que vocês sugeririam.

Abraços

P.S. - Já estudei o básico da linguagem, através dos livros “Java: como programar” e “Big Java”.

9 Respostas

agodinho

Cara, alguns desses livros estão disponíveis na web em pdfs não oficiais, “piratas” - até que vc possa comprar os oficiais isso sempre ajuda.

rafaelglauber

agodinho

não faça sugestões que possam ferir as boas práticas de uso do forum.

tnaires

pode dizer exatamento por onde quer começar? se já tem algum conhecimento ou alguma informação que possa ajudar a sugerir algum livro, tipo: quero aprender tecnicas usadas em java, quero aprender j2ee ou qualquer outra informação.

tnaires

Hehe… Bom, além de não querer favorecer a pirataria. acho horrível ler documentos no computador. Baixei o resumo do livro de Eric Evans e tente começar a ler, mas não consigo ficar lendo na tela do computador por muito tempo.

tnaires

rafaelglauber:
tnaires

pode dizer exatamento por onde quer começar? se já tem algum conhecimento ou alguma informação que possa ajudar a sugerir algum livro, tipo: quero aprender tecnicas usadas em java, quero aprender j2ee ou qualquer outra informação.

Caro Rafael, já tenho um razoável conhecimento DA LINGUAGEM, mas gostaria de aprimorar a programação orientada a objetos em si, ao mesmo tempo que aprendo boas práticas da linguagem e padrões de modelagem.
Sempre trabalhei com Delphi e estudava Java em paralelo. Agora, consegui um emprego em Java e tô precisando estudar, pois sempre fui acostumado a programar em Delphi e tenho dificuldades em fazer as coisas da maneira certa usando Java.

Abraços

rafaelglauber

veja algumas respostas que tem nesse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/54776.java

começaria estudando designer partner

Marcio_Nogueira

inicie seus estudos por Oriented Object Software Construction, em seguida, Better Faster Lighter Java.
O próximo passo será: Head First Design Paterns, e Expert One-on-One J2EE Design and Develeopment.
Utilize como referência:
Effetive Java - Programming Language Guide
Patterns of Entrerprise Application Architecture

tnaires

rafaelglauber:
veja algumas respostas que tem nesse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/54776.java

começaria estudando designer partner

Respostas interessantes. Delas, posso inferir que seria bom iniciar estudando padrões de projeto: primeiro os catalogados pela GoF, depois os padrões JEE.

Esqueci de mencionar, mas além do Deitel e do Big Java, tenho este livro de padrões de projeto e tenho também o Core J2EE Patterns. Já li o primeiro (mas ainda não entendi alguns padrões a fundo) e havia começado a ler o segundo.

tnaires

Marcio_Nogueira:
inicie seus estudos por Oriented Object Software Construction, em seguida, Better Faster Lighter Java.
O próximo passo será: Head First Design Paterns, e Expert One-on-One J2EE Design and Develeopment.
Utilize como referência:
Effetive Java - Programming Language Guide
Patterns of Entrerprise Application Architecture

Nossa, o primeiro livro é gigante! Mais de 1000 páginas… Mas é um excelente livro, estou pensando em comprá-lo mesmo.

Gostaria de ver o que mais o pessoal sugere.

Abraços

tnaires

Olá pessoal

Alguém tem mais alguma sugestão?

Criado 14 de novembro de 2007
Ultima resposta 16 de nov. de 2007
Respostas 9
Participantes 4