Vou começar meu projeto de TCC na faculdade onde será desenvolvido um sistema de PCP para gráficas
Tenho como objetivo elaborar o projeto utilizando JSP, Servlet, JSTL e Hibernate.
Utilizarei apenas o Hibernate como framework para persistencia de dados , pois, minha intenção é me aprofundar em JSP Servlet e JSTL antes de começar a utilizar algum Framework.
Apos o termino do projeto iniciarei os estudos para a certificação, e creio que já terei uma experiência maior, ficando mais fácil tirar a OCWCD.
Já li um livro sobre JSP Servlets e JSTL , mas o mesmo não apresentou uma maneira correta de organizar o meu projeto.
O motivo de estar criando este tópico , é coletar algum material que me sirva como exemplo para a organização do meu projeto utilizando o padrão MVC.
Estou pedindo artigos, tutoriais ou até mesmo livros para que eu tenha alguma referencia de como começar meu projeto já organizando ele de uma maneira correta utilizando essas
tecnologias citadas acima, até porque a utilização de algum framework ja proporciona essa facilidade, mas nesse caso creio que terei que fazer isso na mão.
Antes de me auxiliarem a utilizar algum framework para desenvolver esse projeto, ja quero deixar claro que esse não é o meu real objetivo, tendo uma finalidade muito mais didática do que comercial.
Dê uma olhada no blog do nosso colega Hebert Coelho que ele tem ótimos tutoriais para desenvolvimento de sistemas web completissimos.
Se você quiser manter a qualidade do desenvolvimento e ganhar pontos extras, dê uma olhada na apostila da caelum de padrões de desenvolvimento, isso deixará seu código ainda mais alto nível.[/quote]
Muito Obrigado!, vou dar uma estudada nos links que você me passou.
Agora minha grande dúvida é, se um projeto utilizando JSF se aplica da mesma maneira em um projeto utilizando JSP Servlets e JSTL , pois como eu disse acima, não pretendo utilizar um framework para desenvolvimento, apenas Hibernate para persistencia de dados, e para web JSP Servlets e JSTL
Eu te recomendo ir direto com JSF, é fácil, leve e você deixará seu sistema bem mais seguro e terá menos trabalho. Quando você dispõe de JSP/Servlets, você tem que criar páginas/métodos intermediadores para ter leitura de dados, o que fica muito feio. Com o JSF no seu projeto, você escreverá muito menos, terá menos dor de cabeça e acesso a suite de componentes como primefaces, richfaces, icefaces, etc., que te fornecem várias ferramentas de altíssimo nível que te auxiliarão não apenas no projeto final, mas também no seu currículo, por ser algo que as empresas buscam. (e um grande suporte da comunidade)
Leia primeiro a apostila de desenvolvimento web com JSF2 e JPA2 e depois conversamos :lol: , você gostará muito do que vai ver.
[quote=andre.froes]Eu te recomendo ir direto com JSF, é fácil, leve e você deixará seu sistema bem mais seguro e terá menos trabalho. Quando você dispõe de JSP/Servlets, você tem que criar páginas/métodos intermediadores para ter leitura de dados, o que fica muito feio. Com o JSF no seu projeto, você escreverá muito menos, terá menos dor de cabeça e acesso a suite de componentes como primefaces, richfaces, icefaces, etc., que te fornecem várias ferramentas de altíssimo nível que te auxiliarão não apenas no projeto final, mas também no seu currículo, por ser algo que as empresas buscam. (e um grande suporte da comunidade)
Leia primeiro a apostila de desenvolvimento web com JSF2 e JPA2 e depois conversamos :lol: , você gostará muito do que vai ver.[/quote]
Tenho certeza que o sistema ficaria muito melhor utilizando JPA2 E JSF2 como você disse acima. Acontece que tenho como objetivo aprender toda essa parte “SUJA” até porque pretendo tirar a certificação para depois me aprofundar nos frameworks, e, justamente por isso quero desenvolver meu TCC com JSP Servlets e JSTL.