Organizar objetos em um JPanel

Galera Boa Noite !
Estou com uma dúvida…

    • Como faço pra organizar meus objetos(JButtons, JLabels, JTextFields e etc…) dentro de um JPanel, eu na maioria das vezes(que foram poucas, sou iniciante) usei JFrame e organizei meus objetos com o método setBounds(int, int, int, int);, mas dentro do JPanel não estou conseguindo utilizar o setBounds pois quando eu coloco o Layout como null, não aparece nada no painel.
      OBS.: Estou tentando fugir um pouco de usar os Layouts do Java, pois da muito trabalho pra configurar eles, e nunca ficam como eu quero.

Alguém tem alguma idéia pra me ajudar ?

Baixe o Netbeans. E use os Layouts do Java.

Os layouts do Java dão mesmo um pouco de trabalho. Mas depois, eles se ajustam automaticamente quando a sua tela redimensiona. É também é única maneira de garantir que ela funcione em multiplas plataformas.

Com o Netbeans, fica muito fácil posicionar componentes.

Pois é Vinny…

Eu ja pensei no NetBeans também, mas na verdade eu to querendo fazer meio que na mão mesmo sabe, assim pra ver se realmente consigo, porque até da pra fazer com o GridBagLayout, mas da um trabalho laskado…

Eu até ja uso o NetBeans em alguns casos, mas neste eu gostaria de saber se tem algum outro método meio que equivalente ao setBounds pra JPanel, assim a minha real necessidade na verdade é criar uma tela de cadastro dentro de uma JInternalFrame e pelo que conheço(básicão, comecei a mecher com ela hoje), só tem como organizar isso em um JPanel e acrescentar na JInternal porque nem direto nela o setBounds num tah funfando…

…vc teria alguma outra idéia de como fazer isso ?
…Lembrando que a priori to tentando escapar dos Gerenciadores de Layout e do Matisse do NetBeans… to usando o eclipse(não sei se faz alguma diferença essa informação) ! ! !

Este material tem umas coisas que voce precisa.
Dá uma olhada.
Até mais.

Pois é… mas não é adequado tentar escapar dos gerenciadores.