Organizar objetos em um JPanel

Galera Boa Noite !
Estou com uma dúvida…

    • Como faço pra organizar meus objetos(JButtons, JLabels, JTextFields e etc…) dentro de um JPanel, eu na maioria das vezes(que foram poucas, sou iniciante) usei JFrame e organizei meus objetos com o método setBounds(int, int, int, int);, mas dentro do JPanel não estou conseguindo utilizar o setBounds pois quando eu coloco o Layout como null, não aparece nada no painel.
      OBS.: Estou tentando fugir um pouco de usar os Layouts do Java, pois da muito trabalho pra configurar eles, e nunca ficam como eu quero.

Alguém tem alguma idéia pra me ajudar ?

Baixe o Netbeans. E use os Layouts do Java.

Os layouts do Java dão mesmo um pouco de trabalho. Mas depois, eles se ajustam automaticamente quando a sua tela redimensiona. É também é única maneira de garantir que ela funcione em multiplas plataformas.

Com o Netbeans, fica muito fácil posicionar componentes.

Pois é Vinny…

Eu ja pensei no NetBeans também, mas na verdade eu to querendo fazer meio que na mão mesmo sabe, assim pra ver se realmente consigo, porque até da pra fazer com o GridBagLayout, mas da um trabalho laskado…

Eu até ja uso o NetBeans em alguns casos, mas neste eu gostaria de saber se tem algum outro método meio que equivalente ao setBounds pra JPanel, assim a minha real necessidade na verdade é criar uma tela de cadastro dentro de uma JInternalFrame e pelo que conheço(básicão, comecei a mecher com ela hoje), só tem como organizar isso em um JPanel e acrescentar na JInternal porque nem direto nela o setBounds num tah funfando…

…vc teria alguma outra idéia de como fazer isso ?
…Lembrando que a priori to tentando escapar dos Gerenciadores de Layout e do Matisse do NetBeans… to usando o eclipse(não sei se faz alguma diferença essa informação) ! ! !

Este material tem umas coisas que voce precisa.
Dá uma olhada.
Até mais.

Pois é… mas não é adequado tentar escapar dos gerenciadores.

Ao invés disso, tente compreender como eles funcionam. O GridBag dá trabalho mesmo.

Você pode tentar aprender a usar o BorderLayout e o FlowLayout (que já ajudam bastante) e usar o GridBag apenas para os detalhes.

Se você for tentar, dá para procurar um gerenciador de layout antigo do Netbeans (não me lembro se era BlankLayout ou NullLayout) que era baseado em coordenadas.

É realmente ViniGodoy, eu estava dando uma olhada e o recomendável é utilizar os gerenciados como vc mesmo me disse, pelo jeito vou ter q encarar os caras mesmo… hehe… Brigadão…

pow gostaria de ouvir outra solução para issu to com o mesmo problema
e tipo quero fazer no braço so assim q eu aprendo
ou entaum me digam um geito mais facil sim
grato

blz galera consegui e so seguir essa apostila ai postada logo acima explica passo a passo
muito obrigado ai a todos