Organizar tabela de um caixa

9 respostas
a.pagno

olá. pessoal, preciso organizar as tabelas para o caixa, de uma empresa…

bom, tenho o caixa que recebe as vendas do dia, a vista, ou parcelas que alguem vier pagar…
e esse caixa deve permitir eu tirar o dinheiro dele e por no cofre…

alguem que ja implementou algum fluxo de caixa pode me dar uma luz?

mto obrigado a todos…

9 Respostas

frankwco

vc pode fazer o seguinte…

vc tem a sua conta caixa diario que eh onde vai cair as movimentações do dia…
ai vc cria uma outro conta que poderia ser caixa central, ai no final do dia quando vc
faz a retirada do dinheiro do caixa, vc vai estar debitando da conta
movimentação diaria e creditando na conta caixa central…

para implementar isso vc vai precisar de fazer um cadastro de contas… uma tela
de pra vc vizualizar as contas… com filtro por data, etc

visita esse site, ele eh um sistema de ERP online, ai tem como vc fazer teste dele
gratuito… lah tem o modulo de caixa… dah pra vc ter uma ideia

site: http://www.egestor.com.br/egestor/

flw

a.pagno

entendi frankwco, eu fiz assim… tem a tabela CAIXA, que recebe os dados de abertura e fechamento do caixa, como a data e hora de abertura e fechamento, além dos saldos inicial e final e esta ligado com uma tabela MOVIMENTO na forma como vc me disse… a unica diferença é que vou fazer o sistema salvar na tabela C se for credito e D se for débito, com essa tag eu faço as ocnsultas depois…

assim um caixa aberto estará ligado a mivimentação dele… vou criar uma tela para a pessoa fazer os débitos, onde ele salva o valor, a conta que esta mandando (cofre) e uma observação…

será que dacerto isso??

obrigado pela luz :idea:

abraço

frankwco

naum entendi muito bem… vc vai criar uma tabela (no banco??) somente pra armazenar os creditos e uma para os debitos??? esplica melhor!

a questão de transferencia entre contas seria uma tela mesmo… que debita da conta caixa e envia pra conta que vc escolher…

tah no caminho…

flw

Andre_Brito

Cara, acho que isso depende muito de sistema pra sistema. Você precisa armazenar cada retirada e entrada de dinheiro (o nome disso é sangria e suprimento, respectivamente) e dados relacionados à operação (data, hora, usuário logado no sistema)? Se sim, é interessante você ter uma relação de 1 (Caixa) … N (MovimentoCaixa). Aí quando faz uma operação, você grava em MovimentoCaixa os dados que precisa.

a.pagno

valeu andre… é isso mesmo que voce disse, 1 caixa com n movimentos… e a cada operação vou gravar os dados, vou gravar apenas um C se for crédito e um D se for débito para diferenciar…

Andre_Brito

Certo. E como você vai gravar a retirada e chegada de dinheiro? Dependendo do sistema, é interessante gravar isso. Por exemplo… em mercados pequenos, é muito comum retirarem as notas altas do caixa quando ele chega a um determinado valor. É interessante gravar isso pra ter um controle total do fluxo de caixa e pra contabilidade.

a.pagno

então… minha idéia inicial é ter uma tela que o cara poe o valor, se é C ou D e poe uma descrição embaixo… tipo, se foi retirado para por no cofre, ou se entrou algum troco… aí vai depender da empresa, se o próprio operador do caixa pode fazer, ou se somente um responsável poderá realizar estas operações…

abraço a todos

Andre_Brito

Certo. Isso é bem genérico, eu diria. Você está fazendo isso pra uma empresa real ou é um projeto pessoal? Se for pra uma empresa, tenha bem definido como o processo funciona. Se for um projeto pessoal, eu gostaria que a cada venda que fosse feita, os valores do caixa já fossem atualizados. Se o cara dá 10 reais e tem troco de 2, já deveria incrementar o troco e aparecer lá (ou coisa do tipo). Enfim, são ideias que podem ser levadas em conta.

Outra coisa, o que é crédito e débito? Me confundi com os termos. Acho que você quis dizer entrada e saída de dinheiro do caixa, certo?

a.pagno

andré, é isso mesmo… entrada e saída de dinheiro…

pensei em fazer isso sim, a cada venda que for feita ja vai armazenando em uma conta…
bom eu vejo pela empresa que trabalho, no fim do dia eles tiram um relatorio para fechar o caixa, e lá aparecem as entradas as saídas e o saldo que deve ter no caixa…

por isso pensei em fazer duas tabelas

CAIXA
um código (PK)
operador
data e hora de abertura
data e hora fechamento
saldo inicial
saldo final

MOVIMENTO
FK do caixa
tipo (Entrada ou Saida)
valor
data e hora
codigo da venda FK
operador
conta (se o dinheiro sair ele vai pra alguma conta, cofre, ou direto pro banco)

é mais ou menos isso…

o que acham…

obrigado a todos

Criado 12 de agosto de 2010
Ultima resposta 16 de ago. de 2010
Respostas 9
Participantes 3