Caros colegas, vocês não acham que a OO às vezes complica o que poderia ser mais simples e eficiente?
Acho que a OO às vezes pejudica o desempenho de um modo muito tosco
Caros colegas, vocês não acham que a OO às vezes complica o que poderia ser mais simples e eficiente?
Acho que a OO às vezes pejudica o desempenho de um modo muito tosco
Caros colegas, vocês não acham que a OO às vezes complica o que poderia ser mais simples e eficiente?Acho que a OO às vezes pejudica o desempenho de um modo muito tosco
Acho que você está enfrentando uma crise existencial :shock:
eheheeh … OO adiciona tanta complexidade desnecessária quanto qualquer programa procedural quando o pai da criança quer (ou na maioria dos casos: não sabe o que está fazendo
)!
De qq forma uma bagunça OO é tão chata de arrumar quanto uma bagunça procedural (na verdade eu diria que uma bagunca em Java é mais facil de arrumar do que uma bagunca em C por experiencia propria :oops: )
Concordo 100%, no caso do procedural, o pai pode ser um mestre em complicações e ainda não modularizar nada.
mas olha a assinaturo do amigo:
Caros colegas, vocês não acham que a OO às vezes complica o que poderia ser mais simples e eficiente?Acho que a OO às vezes pejudica o desempenho de um modo muito tosco
Bom, vc tem sim um consumo um pouco maior devido a varios fatores, mas que de forma alguma sao pontos negativos muito altos.
Um mau programador ira fazer sistemas lentos em qq ambiente.
Rafael
A primeira vez que eu vi Java na minha vida em 1996, achei uma merda.
Pensei: “Programar decorando um monte de receita de bolo e usando um monte de API que faz tudo pra vc é muito chato.”
Precisei estudar mais, conhecer melhor OO para entender que eu estava errado.
Talvez vc esteja nesse ponto agora.
OO é simplesmente sensacional, em 99% dos casos.
Já pensou em tirar férias? 8)
Aproveita que um novo ano tá começando e renove suas esperanças…
Quem sabe vc não faz vestibular pra eduacação física ou turismo… publicidade e propaganda é algo legal…
Experimente mudar vc antes de mudar o mundo…
quem sabe né???
Boa Sorte!
Rio de Janeiro? Vire surfista!
Por exemplo? :roll:
Descule, não explanei bem por que tava indo almoçar
Tenho a impressão que em várias ocasiões pequenos problemas são toscamente modelados como estruturas de classes que acabam gerando amontoados de código desfocantes do objetivo central. Nã verdade isso é meio vago e é difícil apresentar exemplos bem concretos.
Mas sei lá imagina que você precisa somar dois números a e b.
Aí você pensa: eu somo a + b ou criiiiiooooo uma claaaaaaaseeee que tem o méeeeeeeetodo tal e o construtoooooor tal. Sacou mais ou menos?
É difícil dar um exemplo mais legal, quando puder se puder farei isso aqui
Caros colegas, o que estou querendo dizer é que talvez para pequenos problemas a OO acaba “enchendo linguça” e deteriorando o desempenho do código. Eu não acho que a OO é ruim, para nós programadores elá é muito boa, permite uma maior legibilidade e facilidade de manutenção do código.
Seria muito bom criar um classe para somar dois números, mesmo que levasse um pouco mais de tempo, se eu não tivesse que me preocupar com o desempenho. Por isso acredito que a OO acaba enchendo o código de partes “secundárias”, partes estas que são responsáveis por manter a legibilidade e “manutebilidade” (isso existe :?: ) que se fossem retiradas resultariam em uma execução mais eficiente.
Conclusão: acho que os compiladores deveriam ser super-power a ponto de serem capazes de fazer esse mapeamento de “mundo dos programadores - facilidade” para “mundo das máquinas - eficiência”. Tipo, a própia semântica de uma aplicação seria diferente no código-fonte e no binário. Entenderam?
Mas se você precisa de uma aplicação tão simples, certamente a escolha não deveria ser Java.
É como escolher a plataforma J2EE para um simples site de cadastro de newsletter.
Não é dessa maneira que você está pensando.
Às vezes acho que nos prendemos muito a certas coisas, tipo acho que sou muito ansioso e, quando vejo, estou perdendo muito tempo preocupado com um programa, quando poderia estar dormindo ou ouvindo The Cranberries ou aprendendo a fazer um Si diminuto.
Nessas horas dá muita raiva. Tipo ontem fiquei uma três horas sei lá, só para decidir como será o layout do meu site, de estrutura muito simples. Vê se pode???
Já tirei e tomei uma advertência do meu gerente por isso

Aproveita que um novo ano tá começando e renove suas esperanças…
Quem sabe vc não faz vestibular pra eduacação física ou turismo… publicidade e propaganda é algo legal…
Experimente mudar vc antes de mudar o mundo…
quem sabe né???
Boa Sorte!
Poxa cara acho que vou fazer informática mesmo, se eu fizer. A inércia é muito grande. Por falar em inércia queria fazer Física também, mas a moderna, não aquela clássica chata pra depois ficar dando aula em cursinho. Física moderna (aquela física mais maluca de todos os tempos) é muito legal. Tipo cê sabia que o espaço e a luz podem fazer curvas?
Também queria fazer história, filosofia sei lá. Mas isso é coisa de rico
fzampa, mudar o mundo é uma coisa que considero impossível em todos os sentidos. Em geral, o mundo é uma grande merda e vai arder no lago de fogo eterno, já estou convencido disso.
Mas eu não estava falando nesse tom de “eu penso desse jeito e estou certo, e o mundo tem que ser como eu quero”. Acho que você “maldou” meu post.
Mas se você precisa de uma aplicação tão simples, certamente a escolha não deveria ser Java.É como escolher a plataforma J2EE para um simples site de cadastro de newsletter.
Ás vezes você tem pequenos problemas dentro de grandes aplicações
Concordo contigo em ambos os casos. Use a ferramenta certa para o problema certo. Acho meio ineficiente desenvolver drivers para HDs em Java. :mrgreen:
Marcio Kuchma
Cara, vc realmente já estudou linguagens de programação???
Manutenabilidade EXISTE SIM! E faz muita diferença quando vc pega um código de terceiros e o código está todinho separado em classes, lindo…
Vc já pegou um código Pascal todinho procedural, quando não totalmente sequencial e tentou desvendar? É muito difícil.
Agora pega um código separado em objetos e classes (nem vou citar linguagens, objetos são objetos) e tenta ler. Simplesmente fácil. A programação se torna totalmente alto nível, de modo que se possa entender com maior facilidade pelo menos a intenção do programador, caso não se conheça a linguagem.
O que é melhor de entender?
usuario.setSenha(senha);
usuario.verificaUsuario();
ou
readln(senha);
assign(Arq,"c:\arquivo.dat");
... {mais um monte de coisa que eu esqueci}
... {mais outro monte de coisa pra ler e conferir}
é lógico que eu fiz uma comparação desumana, mas os objetos poderiam ser implementados com leitura de arquivo binário sim, por que não?
A OO se explica por aí…
Em casos mais simples, tais como uma sominha de a e b podem tb ser feitas com procedimentos, por que não? Mas tudo não… deve-se estruturar seu SISTEMA e não um PROGRAMINHA
Vc já estudou compiladores???
Tem um livro famoso, conhecido como “Livro do Dragão”. Pega ele pra estudar que vc entende pq hoje as linguagens ainda não são assim, como vc quer.
Um dia teremos sim, onde vc faz:
System.sistemaBancoDados();
System.sistemaIA();
e teremos sistemas todos que executam tudo em altíssima velocidade e tudo mais, com código binário poderoso etc etc etc…
Nesse dia não se preocupe que nossos empregos estarão seriamente abalados, a menos que estejamos do lado dos compiladores, criando-os… Programar irá se tornar algo tão simples que não precisarão de nós…
Estude mais. :!:
É isso mesmo Márcio, falou tudo. Imagina criar um driver para HD em Java!!! Se um compilador fosse capaz de otimizar tanto, mas tanto, o código que fosse capaz de gerar, a partir das classes, um binário tão eficiente que seria como se o fonte estivesse em assembly, aí isso seria legal.

Cara, vc realmente já estudou linguagens de programação???Manutenabilidade EXISTE SIM! E faz muita diferença quando vc pega um código de terceiros e o código está todinho separado em classes, lindo…
fzampa, acho que cê não entendeu, eu perguntei se a palavra “manutebilidade” existe na língua portuguesa, não o conceito de capacidade de manutenção. Aliás você escreveu Manutenabilidade. Agora estou mais confuso

Sobre o conceito, concordo plenamente com você
Sobre os compiladores acho que você não me entendeu muito bem