Olá.
Quais as vantagens de se usar orientação a objetos?
PS.: expliquem detalhadamente pois sou iniciante.
Obrigado.
Olá.
Quais as vantagens de se usar orientação a objetos?
PS.: expliquem detalhadamente pois sou iniciante.
Obrigado.
a vantagem eh q vc n precisa escrever os codigos 
por ex, se n tivesse orientacao a objetos, pra abrir uma simples janelinha vc ia ter q digitar trocentas linhas de codigo 8O
com orientacao a objetos, basta vc utilizar a classe q jah foi feita, economizando MUITO tempo… alem de q as classes da API sao revisadas… e se vc fosse tentar “reinventar a roda”, provavelmente vc n consiguira um desempenho, nem um resultado tao bom quanto usando a API

as vantagens de se usar orientação são inúmeras e vão além de qualquer explicação rápida que se possa dar… acho que seria interessante vc ler algum livro, artigo, etc. que falasse sobre o assunto com mais detalhes…
Bom, se vc é iniciante em Java, aconselho que estude muito orientação a objetos antes de se aprofundar seus conhecimentos em Java.
Você pode encontrar vários artigos e tutoriais apostilas em sites de java…
Boa sorte.
Oi
Iron, cara a tamy falou tudo, não caia de cabeça em Java sem antes estar com uma boa base de POO…
T+
OiIron, cara a tamy falou tudo, não caia de cabeça em Java sem antes estar com uma boa base de POO…
T+
É isso ae… quando eu começei, fiz isto, estudei a fundo OOP, e depois de estar com os conceitos bem definidos, fui para o Java… De vez em quando vejo uns códigos que assassinam a OOP e Java… então estude bem OOP. Depois estude bem a linguagem JAVA (tudo o que ela pode te oferecer), não estou dizendo as APIs, mas sim a linguagem. Ai depois as APIs…

Ok, caras, estou estudando OO (com C++ e Java). Valeu as dicas
. Mas ainda restam dúvidas.
Retomando o exemplo do fbafelipe, não se poderia substituir as classes que ele citou por funções? Por quê se usou classes? E o que são essas APIs?
Obs.: acho que em Java não existe função desvinculada de classe (né?) mas em C++ existe, e foi por isso que eu perguntei, valeu? 
Obrigado pela atenção. :lol:
Ok, caras, estou estudando OO (com C++ e Java). Valeu as dicas. Mas ainda restam dúvidas.
Retomando o exemplo do fbafelipe, não se poderia substituir as classes que ele citou por funções? Por quê se usou classes? E o que são essas APIs?
Obs.: acho que em Java não existe função desvinculada de classe (né?) mas em C++ existe, e foi por isso que eu perguntei, valeu?
Obrigado pela atenção. :lol:
Em java as funções se chamam métodos, e os métodos se encontram dentro de das classes, não tem como fazer que nem C ou C++, que pode se desvincular… Exemplificando, quando vc usa as classes do pacote java.util, ou javax.swing vc esta utilizando as APIs contidas nela.
Blz???
A maior vantagem do uso da OO é o que chamamos de herança e polimorfismo.
Isto lhe permite uma reutilização de código, o que é uma grande vantagem, vc não ira precisar reescrever código.
Sempre que percisar vc poderá utilizar o que ja existe, formando uma espécie de biblioteca.
Outra vantagem é que a OO é bem mais aplicavel em termos de regras de negócios!
E é isso ai, estudar a POO é a base para se progrmar em JAVA. :lol: :lol:
Opa, entra neste site: www.mundooo.com.br
nele vc encontra algumas referencis para começar a estudar poo, no quesito livros, eu particullamente gostei do java como programar e do aprenda java em 21 dias (este ultimo mais direto do que o primeiro).
espero que tenha te ajudado.
T+
Ola,
Bem creio que alguns comentários aqui são infelizes, como o primeiro comentário do Felipe.
As vantagens de usar OO, estão na proximidade com o mundo real, usando OO você possui uma entidade chamada de classe que encapsula, característica e comportamento (atributos e métodos). Desta forma você tem mais controle sobre sua aplicação.
A OO facilita muito a construção de aplicações complexas, pois contruindo classes você pode utilizar de conceitos como independência e isolamento de código, isso fará com que algumas alterações em uma parte do programa não afete o resto de sua aplicação.
Muitos mecanismos como Polimorfismo, Herança, Encapsulamento facilitam a abstração do seu código e seu reuso.
Bem eu poderia falar muita coisa sobre OO, mas acredito que nada melhor que uma pesquisa no google 
Bah,
soh um comentário, não acho o comentário do Felipe infeliz, e o seu foi muito bom sim.
Parabéns!
cya!
Uma das maiores vantagens que eu encontrei utilizando OO é que você pode programar como se estivesse lidando com objetos da vida real… Voce tem os atributos de um objeto, e os metodos para manipulá-los…
Meu professor sempre explica assim: por exemplo uma porta… ela tem cor, maçaneta, material… e tem metodos pra manipular esses atributos, além dos metodos que podem ser abrir, fechar… etc… foi a maneira mais facil de entender OO que eu já vi 
Mas a OO tem muuuuiiiito mais coisa do que só isso… tem que estudar bastante… 
Quando eu citei infeliz, foi por esta frase:
“a vantagem eh q vc n precisa escrever os codigos”
Isso não é uma verdade, pois temos que escrever código e muito código, o que acontece é que como a OO permite a reutilização de código, então, temos a oportunidade de trabalhar com a JPI. Esta é uma biblioteca construida e aperfeiçoada a cada nova versão do Java, que facilita muito nosso trabalho.
Isso sem falar nos maravilhosos Frameworks: Hibernate, WebWork, Struts, Velocity, etc…
Bem, eu trabalhei a mais de 3 anos com VB, e no VB eu encontrava grande parte das coisas prontas, assim como existe uma biblioteca em Java, existe os componentes do VB ActiveX, etc…
Por isso essas palavras: “a vantagem eh q vc n precisa escrever os codigos”, não expressa a verdadeira carcterística da OO.
Desculpe o jeito rude…
:oops:
Olha cara, o que vc tem que saber, eh que, em POO tudo se torna objeto, ou seja eh uma abstração do mundo real em Objetos.
Ex:
Você pode criar um objeto chamado tesoura, com os métodos cortar(), afiar() etc.
Outro exemplo: Se estiver pensando em cadastro de cliente.
Vai exitir uma classe chamada Cliente, com os métodos:
getCliente(); setCliente(); getCpf(); getRg() e por ai vai.
Métodos em Java, eh o que vc considera função em c++ entendeu?
Com respeito a API, ela nada mais é que uma grande biblioteca cheia de classes já prontas pra vc trabalhar.
Ok,
sem rescentimentos =) hahaha]
Acho que ja deu pra entender que OO é ótimo e que não tem o que supere, justamente pq OO é uma evolução da linguagem Estruturada. na verdade isso nem é discutível!
=)
cya!!
Olha cafejava, sem nenhum ressentimento, mas eu axo que vc deveria ler melhor antes de fazer um comentario, pq ai senão vc corre o risco de fazer um comentario “infeliz” como fez, se vc prestar bem a atenção eu citei que não será preciso REESCREVER CÓDIGO, pois vc podera reaproveitar o mesmo caso prcise posteriormente.
Reaproveitar por completo ou com algumas alterações.
Vc com o desenvolver de varios projetos ira formar uma biblioteca com aquilo que vc ja tem.
Por exemplo: Vc faz uma classe Pessoa para utilizar num sistema de Cadastro de Clientes. Após algum tempo vc vai fazer um novo sistema só que para cadastro de funcionários, vc não precisara refazer a classe Pessoa, apenas ira reaproveita-la.
As APIs do Java nada mais são do que classes existente e que vc reaproveita elas, aquela velha estória de não vamos tentar reinventar a roda.
Ai vc usara o polimorfismo caso presise alterar algun método existente.
O que vc usa para alterar um metodo existente é a sobreposiçao de metodos (override) polimorfismo tem haver com sobrecarga de metodos! o que é bem diferente.