Orientação a Objetos

Olá pessoal, preciso fazer um sistema de uma biblioteca, mas sem banco de dados e usando orientação a objetos.
Nesse exercício terei 3 classes(alunos, professores e funcionários), terei que simular o funcionamento dessa biblioteca que contará com livros, periódicos, cd’s, dvd’s e programas em seu acervo. O professor pediu pra usar classe abstrata em algum momento, herança, polimorfismo e heranças múltiplas.

Confesso que não sei por onde começar, se alguém puder me dar alguma dica será de muito valor, que aí vou pesquisando como fazer.

Abraço a todos.

P.S: esqueci, mas tenho também que criar uma classe para testar as funcionalidades.

P.S.: não vou fazer o exercício para vc!

Amigo não estou pedindo pra ninguém fazer o exercício e, se você observar na mensagem, peço dicas pra eu poder me virar, só detalhei o máximo que pude pra eu ser claro pra quem ler, quero apenas uma orientação de como começar, apenas isso.

Obrigado.

andper,

você já criou suas classes? Aluno, livro, etc.

Colocou atributos??

Você vai ter que salvar esses objetos, sabe onde vai salvar já?? (Que tal salvar em um List?)

Vamo que vamo!

xD~~

Antes de tudo, instale uma IDE(Integrated Development Enviroment) em seu computador, recomendo o NetBeans.
Após isso, crie um projeto de aplicação. Pelo que você escreveu não é necessário interface gráfica com o usuário.

Logo depois, modele no papel mesmo, o mini-mundo que você quer desenvolver, no caso, o mini-mundo de uma biblioteca.

Nele, você terá, provavelmente, “clientes” da biblioteca, que podem ser do tipo aluno, professor, etc. Aí está um exemplo de herança, onde provavelmente a classe base(cliente) pode ser abstrata.
No acervo, você também poderá modelar herança, através de uma classe ItemDeAcervo, por exemplo, e as generalizações, como Livro, Periódico, CD, DVD, etc.

Um empréstimo pode ser visto como uma associação entre um cliente com um item do acervo. Deve possuir um início e um fim. Você pode modelar diferentes tipos de empréstimo também através de herança e aqui pode vir a usar polimorfismo, onde a classe abstrata Emprestimo pode definir um método abstrato para a realização do empréstimo.

Para compreender mais sobre os conceitos iniciais de desenvolvimento orientado a objetos, recomendo o bem-conhecido livro do Deitel, a linguagem não vai fazer muita diferença, mas facilitará para você buscar o livro correspondente a linguagem que você utilizará para desenvolver seu exercício.
No google também tem muita coisa sobre, pesquise.

Espero ter ajudado, boa sorte.

Bom, a minha dica é que você faça tudo aquilo que não fez durante o semestre. Busque anotações com os colegas, estude o que deveria ter estudado e não falte às aulas. Duvido muito que o professor, por pior que ele seja, tenha enrolado 2 meses e de repente tenha pedido um trabalho que para quem está começando é um pouco difícil mesmo. De resto, é como o colega acima falou.

Muito obrigado a todos, vou seguir a dica de levar tudo isso ao papel e desenvolver.

Surgindo mais dúvidas estarei aqui novamente, porém prometo que com perguntas mais “inteligentes”.

Abraço a todos.

Bem… voce pode fazer uma classe base ou basica Pessoa, com atributos comuns , como nome, idade, endereço talvez… comuns a todos.
aí extende para o aluno, prof e func.
a classe abstrata pode ter metodos como emprestimos , comum as tres classes (que serão obrigatórios),
em alguns casos podem estar inativos, mas tem que existir.

entao a classe base, estende esta abstrata, surgindo aí já as heranças multiplas…

a abstrata seria a inicial, depois a pessoa, que depois vem os alunos,prof e func…

aí, em cada classe prof,aluno,func, coloca ou trata o que empresta, se é cd,livro,programa,etc. para quem é etc.

No final uma classe pode chamar todos, de acordo com a categoria da pessoa…

mais ou menos isso,

ajudou?

de mais, só implementando mesmo, para ver.

coments?

ah no polimorfismo, metodos com mesmo nome, pode ser nos emprestimos, onde muda a entrada, se for cd ou livro, programa, etc… ou mais de uma entrada por exemplo…

Muito obrigado raghy.

Consegui enxergar mais claramente ainda.

Assim que eu terminar, posto aqui o que fiz e como fiz.

Abraço.

[b]andper
HelloWorld

Membro desde: 05/05/2009 19:33:34
Mensagens: 12
Offline [/b]

Entrou no guj só para pedir para que seu dever de casa seja feito?

eu proponho a sugestão de ban a determinados tipos de usuários… existe a possibilidade???

Elizeu_Santos acho que seu problema é o mesmo de nosso amigo “nextuser”, vou responder pra você o mesmo que eu disse pra ele. Não pedi pra ninguém fazer o trabalho pra mim, apenas detalhei o máximo possível somente para entendimento, vim aqui apenas pedir dicas de como começar e o resto vou atrás e, se eu realmente estivesse aqui pra pedir pra fazerem pra mim bastaria apenas eu digitar o exercício e esperar resposta.

raghy falou tudo.

Conseguiu fazer o exercício?
Já fez alguma coisa dele?
Se quiser , poste o que vc já fez, que na medida do possível te ajudo com algumas dicas. Tbm to começando agora, mas creio que duas cabeças pensam melhor que uma.

Fazer esse tipo de exercicio as vezes confunde, mas se vc for fazer por parte vai que vai…

:wink: