Orientação a Objetos

12 respostas
S

Como usar orientação a objetos para um programa de cadastro de clientes com apenas uma tabela? Alguém poderia me dar uma luz, pois eu entendi a teoria, mas na prática ainda não peguei.

Obrigado.

Henrique

12 Respostas

E

Qual extamente a sua duvida?

sua pergunta é muito ampla…

RafaelCassau

Boa tarde SRICK a sua pergunta realmente é muito ampla, pois OOP é um paradigma de programação, e não basta apenas ler e entender os conceitos, tais como Herança, Polimorfismo, Encapsulamento e Abstração deve-se praticar começar com exemplos mais basicos para que você desenvolva a abstração necessaria para analisar um problema e pensar em como resolve-lo usando OOP, existem varios artigos até aqui mesmo no GUJ, existem tambem as apostilas da Caelum, entre elas uma que te ajudaria bastante FJ-11, que trata somente de OOP com JAVA, existem tambem varias video aulas como a do professor Neri, é só dar uma garimpada no google que vai te ajudar, mais lembre-se pratica e tudo!!!

S

Rafael, obrigado. Ah! Comprei o livro JAVA Como programar 8 Edição do DEITEL. Este é um bom livro?

Henrique

gustavo_mb

SRICK:
Rafael, obrigado. Ah! Comprei o livro JAVA Como programar 8 Edição do DEITEL. Este é um bom livro?

Henrique

Sim, é um bom livro, porém não é o mais indicado como o primeiro livro.

Se você está começando agora, o material mais indicado é o livro “Use a Cabeça - Java” e a apostila “FJ-11” da Caelum, que é gratuita.

doravan

SRICK:
Como usar orientação a objetos para um programa de cadastro de clientes com apenas uma tabela? Alguém poderia me dar uma luz, pois eu entendi a teoria, mas na prática ainda não peguei.

Obrigado.

Henrique

Rapaz, eu fiz algo parecido com isso

public abstract class Entidade{
	protected BigInteger Id;
	protected String Nome;
	protected BigInteger CpfCnpj;
	//getters-setters

}

public class ClientePessoaJuridica extends Entidade{
	protected BigInteger NomeFantasia;
	protected ClientePessoaFisica Contato;

//getters-setters
}

public class ClientePessoaFisica extends Entidade{
	protected ClientePessoaJuridica Holding;

//getters-setters
}
RafaelCassau

Boa noite SRICK que bom que pude te esclarecer algumas duvidas, referente ao livro do Deitel é um otimo livro, é conhecido como a biblia do JAVA, onde aborda o JAVA de forma completa, desde desktop até servlets e JSP, eu tenho ele mais a 6 edição, pra iniciantes é otimo, mais porem é muito massante e muito cansativo, costumo dizer que é meu guia de consulta quando tenho alguma duvida, referente a material mais objetivo de inicio eu indicaria Use a Cabeça JAVA é um best seller e o livro é baseado em uma forma muito eficiente de ensinar de forma que não é cansativo e as informações são bem assimiladas, também em as apostilas da Caelum de inicio pra você eu indicaria a FJ-11 referente a OOP, espero ter ajudado t+

S

Rafael, obrigado, realmente o pessoal ai do Fórum são muito prestativos, conforme já tinha conhecimento. Gostaria de pedir se possível: tem como você me arrumar um exemplo de um cadastro de clientes, somente como nome, endereço e telefone, usando banco de dados access e comentando o código para que eu possa estudar. Meu email é [email removido] - Moro em Lavras - Sul de Minas Gerais. Um abraço.

RafaelCassau

Boa noite SRICK eu tenho um exemplo aqui em MySQL, e o cadastro esta sendo feito diretamente via programação para entendimento apenas, pois não trabalho com SWING, ou seja não faço aplcações para desktop apenas para WEB, mais com esse exemplo fica muito facil o entendimento, pode ser ele?

S

Olá Amigão, claro que pode, para esse inicio tudo é válido. Eu programo em VB6 (bem pré histórico, ja programei em Clipper, mais jurássico ainda), consegui pegar a lógica de programação. Agora quero me dedicar ao JAVA, se Deus quiser vou aprender esse fascinante mundo. Obrigado pelas ajudas e espero poder contar com você e com todos os profissionais ai do FORUM

Um abraço.

Henrique (SRICK)

RafaelCassau

boa noite vou postar todo o fonte aqui, espere só mais um tempinho que estou acabando de comenta-lo e ja posto pra poder ajudar o pessoal

S

OK Rafael, obrigado, estou aguardando.

Henrique

S

Olá Rafael, boa tarde, e ai você vai postar o código?

SRICK

Criado 10 de outubro de 2011
Ultima resposta 13 de out. de 2011
Respostas 12
Participantes 5