Orientação a Objetos

4 respostas
codigostr

Boa noite a todos,

Eu sempre programei de forma estrutural e agora quero adotar o modelo de orientação a objetos, entretanto tenho algumas dúvidas.

Ex.:

Vamos supor que eu quero desenvolver um sistema em que eu necessite ter um cadastro de clientes por exemplo.
Na minha forma de pensar orientado a objetos (não sei se é certo) eu criaria as minhas tabelas no BD assim:

A minha dúvida é a seguinte: quando eu tiver que desenvolver algum relatório/consulta mais complexa eu usando a forma acima não terei muito trabalho com os meus SQL’s? Porque só para buscar os dados dos clientes, neste caso, teria que usar pelo menos 2 joins, um na tabela endereco outra na tabela pessoa.

A minha preocupação é com relação a complexidade futura.

Obrigado.

4 Respostas

InicianteJavaHenriqu

Tá difícil ver está imagem.

willesreis

Olá!

Pensar orientado a objetos é por esse caminho mesmo.
Quanto a correspondência entre Objeto x Tabela, só é simples as operações de CRUD.
Para operações que buscam dados para relatório, normalmente é mais complexo mesmo, devido a estrutura do banco de dados relacional, mas a complexidade fica apenas no código SQL que você precisará criar para acessar dados via JDBC ou JPA.
Portanto, você pode criar um JavaBean que mantém todos os campos dessa query e daí para frente, continua a velha e boa OO.

No entanto, ultimamente vem sendo divulgado o banco de dados NoSQL (Not only SQL), na qual sua estrutura também é orientada a objetos.
Com esta abordagem, qualquer consulta fica muito mais fácil, pois você apenas se preocupa com o pensamento orientado a objetos.
Sugiro ler sobre o NoSQL. Talvez seja útil algum dia…

Até mais.

codigostr

Obrigado willesreis pela resposta, foi muito útil. Vou dar uma pesquisada na net sobre o NoSQL.

willesreis

Disponha.
Fique a vontade se quiser compartilhar sobre NoSQL.
Boa sorte!

Criado 2 de abril de 2012
Ultima resposta 3 de abr. de 2012
Respostas 4
Participantes 3