Orientação básica

7 respostas
R

Olá a todos

Pessoal pretendo brevemente migrar o sistema operacional de Windows para Linux RedHat e então surgiu as seguintes dúvidas:

Independente do Java vale a pena usar o SO RedHat

Em relação a Java, esta mudança melhora alguma coisa em relação a desempenho e produtividade? Quais os editores que posso usar no Linux, além do Eclipse?

Sobre Java agora:

Tô fazendo um exercicio básico de uma apostila (HelloWorld), usando o JCreator para criar um applet (isso ainda é usado?), tá tudo blz, porém na hora compilar o arquivo java para torna-lo um class eu não to conseguindo; dá pra fazer isso no próprio JCreator? Como? e em relação a digitar o comando “javac meuexemplo.java”, onde eu gite este comando? Na consele? Onde abro a janela para entrar com o comando?

Valeu Galera

7 Respostas

Hempx

“rodrigobraga”:
Olá a todos

Sobre Java agora:

Tô fazendo um exercicio básico de uma apostila (HelloWorld), usando o JCreator para criar um applet (isso ainda é usado?), tá tudo blz, porém na hora compilar o arquivo java para torna-lo um class eu não to conseguindo; dá pra fazer isso no próprio JCreator? Como? e em relação a digitar o comando “javac meuexemplo.java”, onde eu gite este comando? Na consele? Onde abro a janela para entrar com o comando?

Valeu Galera

:arrow: javac NomeClass.java // Compila seu programa
:arrow: java NomeClass // Executa seu programa( nao se esqueca do void main() )

isso vc faz no prompt de comnado do Windows
ou em shell no linux…

Sem esquecer que voce tem de configurar seu PATH e colocar o diretorio aonde esta seu java:

SET PATH="C:Arquivos......j2sdk\bin"

e configurar tbm seu CLASSPATH

SET CLASSPATH=C:\aondeestaseuprograma;algumarquivo.jar

No forum e na propria guj tem varios topicos falando sobre como configurar CLASSPATH e a PATH de uma olhada

R

Mas em qual pasta fica o arquivo javac, eu só achei o java.exe

Hempx

ele fica no /bin
aonde voce instalou seu java…
se voce achou apenas java.exe
voce pegou apenas a maquina virtual para executar os programas em java…
voce precisa pega o SDK para pode compilar…
olha na pagina da sun
www.sun.com

kuchma

Nao pergunte dessa forma senao teu topico pode descambar para o off-topic. Motivo: pergunta pouco especifica. Veja, nao eh algo pessoal contigo. Muita gente faz perguntas assim. Eh algo como mais ou menos:

Se voce quer saber pura e simplesmente se vale a pena instalar o RedHat, a resposta eh: sim. O maximo que vai acontecer eh voce nao gostar e voltar atras.

Se voce tem uma necessidade especifica (exemplo: uso uma aplicacao que tem uma taxa de I/O exagerada e gostaria de saber se o Linux eh melhor do que o Windows nessa area), exponha-a por favor e as discussoes serao mais produtivas e (sobretudo) uteis. Mas, como nao poderia deixar de ser, visite o Google antes (algo como ‘benchmark io windows linux -“estudos patrocinados pela ms”’ :lol:). E nao custa lembrar: discussoes assim (que nao foquem em Java - ex.: I/O Windows X Linux) sao off-topic por aqui.

Sobre desempenho, idem acima. Tem gente que acha o Swing mais rapido no Linux, tem gente que acha mais rapido no Windows, etc. Ouvi uma lenda de que as JVM Windows e Solaris sao mais trabalhadas do que do que a Linux. Verdade? Nao sei. Ainda vale isso? Tambem nao sei.

Editores: um monte. GEdit, KEdit, VIM, Emacs, joe, ed, etc.

Editores/IDE mais especificos para programar em Java? JEdit, NetBeans, qualquer um feito em Java, etc.

Sim. Os appletos tem seu nicho especifico - por favor nao os use para fazer animacoes de texto ou de imagens de agua para dar o efeito de “ondas”. :smiley:

Alias, porque existem textos introdutorios que ainda teimam em comecar ensinando Java pelos appets? Confesso que nao entendo a ideia por detras disso. :smiley:

Para compilar e rodar suas classes, leia os tutoriais basicos aqui do GUJ, com certeza voce aprendera legal. Em seguida, descubra o erro que esta dando e procure no forum (la em cima tem um link “Pesquisar”) ou no Google - se nao for um erro muito exotico voce deve conseguir a solucao em dois toques (pode tentar - a possibilidade eh boa).

Sobre o “console”: bom, entendo que talvez sua duvida seja em relacao ao termo “console”. Vejamos… a grosso modo:

• Console no Windows: prompt do DOS.

• Console no Linux: um terminal ou shell aberto.

Imagino que voce esta no Windows. Procure pelo prompt do DOS - agora eh contigo. :smiley:

Marcio Kuchma

black_fire

Só pra completar:

[color=“darkblue”]Prazer, Java![/color]
[color=“darkblue”]Instalação do Java no Windows[/color]
[color=“darkblue”]Configuração do Classpath[/color]

Exitem duas ferramentas de busca aki no guj
a Busca do forum para buscar posts antigos e a busca do site principal, nesta é possível buscar artigos, tutoriais e outros

[color=“darkblue”]Busca do GUJ[/color]
http://www.guj.com.br

Está localizado no topo de todas as páginas que não sejam do forum.

[color=“darkblue”]Busca do forum[/color]
http://www.guj.com.br/forum/search.php

Um abraço

R

Valew pelos esclarecimentos galera e desculpe a mancada do RedHat (coisa de principiante), consegui configurar o JCreator no Windows e já tá saindo alguns HelloWorld’s - hahah

Obrigado a todos

louds

“rodrigobraga”:
Olá a todos

Pessoal pretendo brevemente migrar o sistema operacional de Windows para Linux RedHat e então surgiu as seguintes dúvidas:

Independente do Java vale a pena usar o SO RedHat

Sem entrar no mérito de qual SO é melhor ou quais vantagens cada um tem, se tua copia do windows for pirata, usando RedHat voce sai da ilegalidade e deixa de infringir a lei.

Criado 22 de outubro de 2003
Ultima resposta 23 de out. de 2003
Respostas 7
Participantes 5