Orientação carreira BI

Bom dia pessoal,

Minha formação é análise de sistemas, e atualmente trabalho com desenvolvimento Java para web. Estou interessado em começar a trabalhar com BI (Business Intelligence).

Para trabalhar com BI preciso fazer alguma formação de DBA? Uma pós-graduação de BI é válida? Quais ferramentas de BI vale a pena investir? Além da formação de tecnológica para atuar com BI, preciso investir também no quesito negocial (pós de gestão de negócios) pra dar suporte à visão estratégica?

Li na internet é que pré-requisitos são: nominar SQL, normalização, banco relacional, tunning, devido ao imenso volume de dados e inglês avançado.

Bom é isto, não sei se me fiz entender.

Desde já agradeço pelas orientações.

para BI é bom manjar de fazer query em SQL e tunning, mas nada a ver com DBA.

Ter um curso com algum ferramenta, tipo Oracle BI EE ajuda bastante viu !

Acho muito válido uma pós-graduação específica na área de BI. O que você precisa definir é se você quer desenvolver produtos de BI ou então tornar-se um analista de BI. Caso você esteja optando pela 2a opção, além de conhecer as ferramentas disponíveis no mercado (eu investiria na Pentaho ou Jasper) você vai precisar de um background muito sólido em regras de negócio. Eu pensaria até em uma graduação em administração de empresas.

[quote=mcarabolante]para BI é bom manjar de fazer query em SQL e tunning, mas nada a ver com DBA.

Ter um curso com algum ferramenta, tipo Oracle BI EE ajuda bastante viu ![/quote]

Olá mcarabolante, obrigado pelo retorno vou dar uma olhada na ferramenta

Olá rmendes08, obrigado por responder. vou dar uma olhada nas ferramentas que vc indicou.
Estou cogitando fazer a pós na área de BI. Me assustou um pouco a idéia de fazer outra graduçao “administração de empresas”. O pessoal que trabalhar com análise de BI é da maioria de administração?

Uma vez um gerente meu me disse que BI e DW são as areas mais valorizadas no campo de banco de dados. Se você tiver afinidade com isso, e vontade de estudar, não se arrependerá.