Orientação de como desenvolver corretamente

8 respostas
M

Boa Tarde gente !!

Estou começando a desenvolver em JAVA para Web, tenho experiência em ASP.NET e percebi q parece que estou regredindo …
(gente, nao levem esse comentário como negativo…, vou explicar…)

Estou tendo uma dificuldade em JAVA tremenda, porque em ASP.NET vc faz uma pagina só com um codebehind dela e pronto…

Agora estou percebendo q existem varios frameworks etc…, uns falam que JSP nao tem que ter regra de Negocio nenhuma e q as regras devem estar nos Servlets (é mais ou menos essa orientação q estou seguindo)
Só que estou percebendo q está trabalhoso de me acostumar com isso, porque imagine um form com tres campos e um dele é FILE, quero em um servlet cadastrar o pessoal na base e pegar o nome do arquivo e fazer upload… e devolver um resultado…

Alguem poderia me dar uma orientação de como seguir ume metodologia eficaz e utilizada no mercado para desenvolverm em JAVA para Web?

(Bani da minha vida todo tipo de tecnologia da Microsoft e estou me sentindo estranho… demorando um pouco para me adaptar…)

Abraço pessoal…,

Mateus

8 Respostas

saoj

Vc começou com um form complicado, que faz upload de arquivo.

Até hoje eu me enrolo para fazer upload de arquivo. Acho que é uma boa usar o FileUpload do Commons, que teoricamente deixa isso bem fácil:

http://jakarta.apache.org/commons/fileupload/

Do mais escolha um framework web amigável, ou comece trabalhando com Servlet/JSP puro mesmo para vc pegar a manha.

Eu sou suspeito para lhe recomendar um framework web, mas qualquer coisa veja minha assinatura. 8)

Esse post tb vai te ajudar: http://www.guj.com.br/posts/list/26914.java

Jair_Rillo_Junior

Ola Mateus,

Como o Sergio disse, implementar um Upload na mão é meio complicado, pra isso você pode usar soluções prontas, como o Commons File Upload.
Ficar fazendo JSP e Servlet manualmente tb é um saco, principalmente no servlet ficar pegando requisição, tranto ela e depois voltar pro JSP. Para te ajudar (e muito), você deve utilizar uma framework MVC. Existem várias, Struts, Webwork, Metawai, etc, procura no fórum sobre esses frameworks e vc terá uma melhor base para iniciar seus estudos, mas adianto que o povo aqui odeia Struts :twisted:

De resto é isso ae, boa sorte nos seus estudos

M

Nossa pessoal,

Valeu mesmo, vcs me deram uma boa orientação… Ganhei um livro do meu pai sobre JSF (será que compensa começar com ele já??)

Abraço,

Mateus.

Thiago_Senna

mateus_dias:
Nossa pessoal,

Valeu mesmo, vcs me deram uma boa orientação… Ganhei um livro do meu pai sobre JSF (será que compensa começar com ele já??)

Abraço,

Mateus.

IMHO naum compensa. Vc pode começar se aprofundando em java, Collections, herança, polimorfismo, encapsulamento e JDBC. Depois dá uma olhadinha em Servlet e depois jsp.
Depois procurar por MVC.
Brinca um pouquinho com MVC + servlet + jsp + código java simples.

Depois vc procura por frameworks que implementam MVC, como o WebWork, Mentawai ou Struts! :wink:

_fs

Após seguir a sugestão do Thiago Senna sobre se aprofundar um pouco com as bases do Java para depois partir para ambiente Web, JSF é uma boa pedida sim pois, apesar de não ser tão bom quanto outros que existem, é mmmuito melhor que Struts e sua procura no mercado está crescendo.
Mas, reafirmando, estude a base antes senão vai se frustrar.

fcmartins

saoj:
Vc começou com um form complicado, que faz upload de arquivo.

Até hoje eu me enrolo para fazer upload de arquivo. Acho que é uma boa usar o FileUpload do Commons…

Felizmente, a próxima versão da especificação de Servlets deve incorporar o upload de arquivos.

O FileUpload é mesmo bem completo e não é difícil de usar, além de ser fácil achar exemplos prontos.

fmeyer

Cuidado que tem gente que pode ficar com ciumes :mrgreen:

Thiago_Senna

Cuidado que tem gente que pode ficar com ciumes :mrgreen:

Mais que maldade hein Fernando… :lol: Espero sinceramente que olhem a frase original, que foi de certa forma maanipulada! kiakkk

Criado 15 de julho de 2005
Ultima resposta 15 de jul. de 2005
Respostas 8
Participantes 7