Orientação no desenvolvimento

35 respostas
peresjuliao

Olá, Pessoal?!

Estamos abrindo uma emrpesa de desenvolvimento de software para web. Adotaremos a linguagem Java.
Somos uma equipe de 5 programadores Java. Temos um projeto e não sabemos por onde começar.
Documentação, Análise, etc.

Por acaso existe alguma empresa de consultoria para esse tipo de situação?

Onde essa empresa nos auxiliara como fazer para gerenciar, documentar, projetar, etc.

Desde já agradeço

35 Respostas

L

Por que voces não fazem um curso de Análise de Sistemas, Gerenciamento de Projeto, Engenharia de Software ou afins?

eulen

Por que realmente pode ser que saia mais barato terceirizar essa parte do trabalho. Ganha-se tempo e delega-se a função à alguem com experiência, menor chance de erro. É o que penso.

Anime

Olá peresjuliao,

Sempre comece fazendo a análise de sistemas…
Deve ter alguma empresa de consultoria ou mesmo um profissional para prestar essa consultoria.
Tem que se informar,na sua cidade…

Rubem_Azenha

http://www.adaptworks.com.br/

de cabeça veio essas empresas

Leozin

5 programadores Java e vocês não sabem nem como começar?

Vocês tem quanto tempo de experiência?

Anime

Leozin:

Estranho né?

Gustavokt

Anime:
Leozin:

Estranho né?

Acho que o que eles quiseram dizer é que falta um pouco de experiência para fazer levantamento de requisitos, documentação, gerenciamento… O que devem ter de experiência mesmo é programação pura… Você poderia estudar também XP. Mas se documentação é exigida, aí não tem jeito… Vai ter que estudar engenharia de software.

Leozin

Se for falta de experiência mesmo, será que não seria melhor vocês tentarem trabalhar um pouco pra terem mais “bagagem” e aí sim encarar uma empresa? Acredito que possa ajudar mais.

Abraço

peresjuliao

Olá, Pessoal

Não precisamos de treinamento. Somos todos formados e com experiência em desenvolvimento.

O que eu perguntei é se existe alguma empresa de consultoria.

Se não existir ponto final.

Pra que tanta crítica?

adriano_si

peresjuliao:
Olá, Pessoal

Não precisamos de treinamento. Somos todos formados e com experiência em desenvolvimento.

Pra que tanta crítica?

Cara… realmente é muito estranho… vocês são formados, têm experiência e não sabem como começar ??? Você quer consultoria pra que então ???

Não deu pra entender o que você quer…

Anime

Oi,

Temos que aceitar criticas construtivas,mas eu não acho que estamos criticando e sim analisando rsrs…brincadeira…
Como eu já disse deve existir,mas fica dificil indicar sem saber em que cidade é… :wink:

adriano_si

Anime:
Oi,

Temos que aceitar criticas construtivas,mas eu não acho que estamos criticando e sim analisando rsrs…brincadeira…
Como eu já disse deve existir,mas fica dificil indicar sem saber em que cidade é… :wink:

O que eu entendi que eles querem, é uma consultoria de uma empresa que dê o caminho das pedras… Ou seja, vá acompanhando o projeto deles e dizendo o próximo passo a ser dado…

o rubem pôs 3 alí em cima pra ele, como forma de Treinamento, que ia ajudar pra cacete… é só ir lá e entrar em contato com a Caelum por exemplo…

Tenta negociar com eles uma consultoria, eles tem profissionais mega qualificados no mercado de Desenv. de Software… Porém ao que tudo indica, o Projeto é de vocês, logo, vocês serão seus próprios clientes, dá pra trabalhar de forma bem ágil no Desenv. desse Software…

Abs :wink:

I

peresjuliao:
Olá, Pessoal

Pra que tanta crítica?

É que pareceu que voces querem consultoria para tratar do próprio core do negócio. Isso não faz sentido.
Se eu me proponho a ser uma empresa de desenvolvimento de sistema web e resolvo pedir pra outra empresa me ensinar como se desenvolve sistema, qual o sentido da minha empresa existir?
Afinal, análise e documentação estão diretamente relacionados com o desenvolvimento software.

Mas acho que existe consultoria para qualquer coisa que puder imaginar. Poderiam tentar uma consultoria com um concorrente, só não não vejo sentido nisso. Nem acho que eles dariam uma consultoria brilhante, por razões óbvias.

I

adriano_si:
Anime:
Oi,

O que eu entendi que eles querem, é uma consultoria de uma empresa que dê o caminho das pedras… Ou seja, vá acompanhando o projeto deles e dizendo o próximo passo a ser dado…

o rubem pôs 3 alí em cima pra ele, como forma de Treinamento, que ia ajudar pra cacete… é só ir lá e entrar em contato com a Caelum por exemplo…

Tenta negociar com eles uma consultoria, eles tem profissionais mega qualificados no mercado de Desenv. de Software… Porém ao que tudo indica, o Projeto é de vocês, logo, vocês serão seus próprios clientes, dá pra trabalhar de forma bem ágil no Desenv. desse Software…

Abs ;)

No começo eu também achei que fosse algo do tipo,
mas disseram que não precisavam de treinamento, que são formados e tal.

D

Pelo oque eu entendi eles querem uma consultoria que faça somente a parte de análise para eles,
levante a necessidade do negócio e passa e EF, dai eles assumem.

A ideia até que não é ruim, uma equipe de desenvolvedores contrata um consultor pra fazer a análise e ser o contato com o cliente.
Jogando assim a responsa na mão de um profissional especializado.

[pode ser que eu esteja viajando]

pintofree

Quem nunca tento abrir um empresa logo que formou e depois descobriu que não sabia merda nenhuma q atire a primeira pedra.

I

hahahaha
não sei se é o caso, mas foi boa.

gomesrod

O que eu imagino é que eles tenham experiência com ambientes tipo tradicional, onde cada tarefa é rigorosamente separada.
Agora que surgiu a necessidade de tocar o projeto inteiro (e não apenas escrever código) o pessoal não está sentindo segurança.

Rubem Azenha:
http://www.aspercom.com.br/
http://www.caelum.com.br/

São boas pedidas… se é para gastar, que seja com um coaching de desenvolvimento ágil. Ou vão acabar na mão de alguma consultoria waterfall com seus 30 quilos de documento.

renzonuccitelli

De qualquer forma, aproveito para puxar a sardinha para a Nuccitec caso vcs estejam no Vale do Paraiba.

[]s

I

gomesrod:
O que eu imagino é que eles tenham experiência com ambientes tipo tradicional, onde cada tarefa é rigorosamente separada.
Agora que surgiu a necessidade de tocar o projeto inteiro (e não apenas escrever código) o pessoal não está sentindo segurança.

Rubem Azenha:
http://www.aspercom.com.br/
http://www.caelum.com.br/

São boas pedidas… se é para gastar, que seja com um coaching de desenvolvimento ágil. Ou vão acabar na mão de alguma consultoria waterfall com seus 30 quilos de documento.

Como vão acabar com consultoria waterfall se isso nem existe ( Na pratica o modelo watterfall é seguido, mas estou me referindo a uma consultoria do tipo)? Nem sei se já chegou a existir algum dia até pq não sei qual referencia teriam. Pode citar um só autor/pessoa que defenda o modelo cascata?

Quanto ao ambiente do tipo tradicional ou de fabrica de software ( que nem se pode chamar de tradicional ), o único que conheço, sei que os desenvolvedores estão muito consciente do que é desenvolvimento de sistema e não sao somente digitadores ( Mesmo que na pratica o trabalho só peça isso). Além disso acho que as fabricas não atingiram a maturidade suficiente pra ter programadores completamente alienados com relação ao desenvolvimento de software e nem acho que vão conseguir isso algum dia.

É sério, as vezes pintam um quadro que eu não consigo ver existindo na realidade, principalmente quando falam no modelo cascata. O interessante é que muitas vezes a crítica ao modelo cascata na verdade é uma crítica ao processo adotado que pode não ser tão eficiente ou , talvez mais comum, à cultura da empresa não ajuda muito. Mas modelo cascata é outra coisa.

Mas sei que uma equipe de 5 pessoas seria ótimo para formar um time scrum, e eles deveriam correr atrás disso mesmo.

gomesrod

É, ninguém sai por aí “pregando” modelo cascata, mas eu estava falando sobre a prática, sobre que valores essa consultoria vai tentar cultivar na equipe.

E a respeito de trabalhar em ambientes do tipo tradicional, os desenvolvedores podem é claro conhecer o processo como um todo, mas como não têm tanta experiência prática (pois não é requerido para suas funções) talvez não se sintam confiantes o suficiente para tocar um projeto sozinhos. Além disso somam-se novas responsabilidades, como a gerência comercial.

adriano_si

Sou um dos pecadores me retirando da cena…

Abs :smiley:

[EDIT] - Mas eu sabia como começar… não sabia sobreviver… hueheueheu

I

gomesrod:
immortalSoul:

É, ninguém sai por aí “pregando” modelo cascata, mas eu estava falando sobre a prática, sobre que valores essa consultoria vai tentar cultivar na equipe.

E a respeito de trabalhar em ambientes do tipo tradicional, os desenvolvedores podem é claro conhecer o processo como um todo, mas como não têm tanta experiência prática (pois não é requerido para suas funções) talvez não se sintam confiantes o suficiente para tocar um projeto sozinhos. Além disso somam-se novas responsabilidades, como a gerência comercial.

É verdade, administrar uma empresa não é fácil mesmo e eles vão ter que pegar consultoria pra isso também. ( principalmente pra isso)
Ainda assim eu já pa procurei alguém indo contra valores ágeis e por incrivel que pareça, a coisa mais parecida que encontrei foi um texto bizarro no site do PMI sobre agile ( http://www.pmi.org/Resources/Pages/Agile.aspx ).

Hoje em dia eu não consigo acreditar nesse tipo de desenvolvedor que só conhece uma parte do desenvolvimento. É sério, nunca vi um e nem mesmo ouvi falar( apesar de ouvir falar não ter tanto valor), mas se alguém aqui se apresentar como tal, eu passo a acreditar. Eu digo isso pela própria personalidade dos programadores/desenvolvedores em geral. A maioria programa pq gosta de programar mesmo e sempre procura conhecer bastante mesmo que não utilize diariamente.
Mas concordo que a prática possa ser mínima em alguns aspectos e pode ser preciso melhorar isso.

peresjuliao

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Será que todas as empresas quando são abertas elas jão dão conselho até pra Deus?

Será que elas não tropeçaram e levantaram ?

Aprenderam a trabalhar.

Será que a Caelum por exemplo já sabia tudo. TUDO!!!

O que nós queremos é o caminho das pedras só isso. Não somos leigos.

Acho que não tem nada demais nisso perguntar se existe uma empresa que presta uma ‘CONSULTORIA’.

A pergunta não é: “O que você prefere: trabalhar como empregado ou ser seu próprio chefe?”

A pergunta é: “Orientação no desenvolvimento para uma empresa jovem”.

I

peresjuliao:

Será que todas as empresas quando são abertas elas jão dão conselho até pra Deus?

Aprenderam a trabalhar.

Acho que não tem nada demais nisso perguntar se existe uma empresa que presta uma ‘CONSULTORIA’.

A pergunta não é: “O que você prefere: trabalhar como empregado ou ser seu próprio chefe?”

Normalmente elas desenvolve sua estratégia com base em seu próprio core de negócio e daí que elas tiram suas vantagens sobre a concorrência.
Bons empresários tem que ter bom conhecimento sobre o negócio e o mercado em que vão atuar, caso contrário a empresa vai fracassar rápido.
Elas vão precisar de consultoria em áreas que darão suporte ao core, como a área comercial, contabilidade, administração e até mesmo TI.
O problema é se tenho uma empresa que tem um determinado core, mas que precisa de outra empresa que ensine como desenvolver meu core. Nesse caso tua empresa não precisaria existir e a outra poderia muito bem ser sua concorrente. Eu vejo assim.

renzonuccitelli

peresjuliao:

Aprenderam a trabalhar.

Minha empresa presta consultoria justamente nisso, segue o link: Nuccitec. Você pode entrar em contato pelo site ou me mandar msg privada.

[]s

Shelson

comece pelo início. orientação a objetos, linguagem java para desktop/ee/movel.
cursos ajudariam.

depois definicao da metodologia de desenvolvimento.
depois arquitetura de sistemas e banco de dados.

uma passo de cada vez. vcs chegam lah. nao eh tao dificil. mas eh bem trabalhoso e exige dinamismo, comprometimento e muito estudo.
boa sorte. qq coisa, o forum pode te ajudar com perguntas pontuais.

renzonuccitelli

Shelson:
cursos ajudariam.

uma passo de cada vez. vcs chegam lah. nao eh tao dificil. mas eh bem trabalhoso e exige dinamismo, comprometimento e muito estudo.

Depende do que vc está querendo fazer. Se estiver querendo fazer aplicações mais ou menos simples, eu recomendaria o Google App Engine. Tenho trabalhado na plataforma e é muito boa. Pra quem está começando, evitaria ter que aprender um banco de framework, pagar por servidor java na net e etc. Segue um exemplo de uma aplicação que fiz utilizando Flex mais Google App Engine: Vídeo do Revelação Virtual.

[]s

Shelson

renzonuccitelli:
Shelson:
cursos ajudariam.

Depende do que vc está querendo fazer. Se estiver querendo fazer aplicações mais ou menos simples, eu recomendaria o Google App Engine. Tenho trabalhado na plataforma e é muito boa. Pra quem está começando, evitaria ter que aprender um banco de framework, pagar por servidor java na net e etc. Segue um exemplo de uma aplicação que fiz utilizando Flex mais Google App Engine: Vídeo do Revelação Virtual.

[]s

banco de framework ?
adobe eh proprietaria … google app engine exige um minimo de entendimento.

começar pelo começo sempre ajuda. depois os retrabalhos aumentariam

concorda amigo ? :slight_smile:

renzonuccitelli

Shelson:
renzonuccitelli:
Shelson:
cursos ajudariam.

[]s

banco de framework ?

concorda amigo ? :)

Corrigind: bando de framework. Sim, estudar o Java básico eu concordo. Mas onde o bixo pega pra capar, na minha opinião, é a hora de escolher ferramentas pra desenvolver, principalmente com relação a a orientação para desenvolvimento. Ex: Que IDE usar? Controle de Versão? Host Java? Spring? Hibernate? TopLink? Qual Banco (Postgre, MySQL, Oracle)?

Se vc focar no GAE, já tem muita coisa definida e pode abrir mão de ter que escolher esse bando de framework. E o pior, qdo vc vai integrar esse bando de framework, exige um grande consumo de tempo pra aprender.

Fiz uma experência antes de abrir meu curso: Peguei uma galera que manjava pouco de Java e nada de Flex e dei um curso de 32 horas. Nesse tempo, ele fizeram uma aplicação simples, do início ao fim, para salvar usuários no GAE usando Flex + Java, utilizando uma camada de segurança.

Se eu fosse ensinar Spring, Hibernate, Tomcat mais uma porrada de framework, eles não conseguiriam fazer isso em 32 horas nem a pau.

Eu fiz um framework, o JFERA, pra rodar no GAE com chamadas remotas para o Flex. Estou terminando a documentação, e depois posta aki pra vcs compararem se não é muito mais fácil que aprender 500 mil frameworks.

renzonuccitelli

Shelson:
renzonuccitelli:
Shelson:
cursos ajudariam.

[]s

banco de framework ?

concorda amigo ? :)

Ah, esqueci de falar: Adobe não é proprietária do Flex, o SDK é livre. O que é pago é o FlashBuilder, e mesmo assim, tem licensa free pra desempregado e para estudante. Realmente para sistema web hj, tendo experiência com Flex e Java, acho que o HTML já está mais do que bom. Contudo, pra desktop acessando, indicaria de olhos fechados. Já vem com instalador e auto-update decente e aparência e facilidade superam de longe o swing.

E pra ir ainda mais longe, depois de 5 anos desenvolvendo em Java e 1 em Flex, eu ainda estudaria uma linguagem mais dinamica, como Python ou a brasileira Lua. Java é bom pra quem ta começando, mas a medida que vc fica mais experiente, percebe que é muito verbosa e começa a te atrapalhar no dia-dia.
Recomendo a leitura do livro de Lua, ele ensina como implementar herança e abre a mente da gente. A linguagem toda é apresentada em um pequeno livro, diferente dos livros de Java que mais parecem uma bíblia…rs :twisted:

PS: Todas opiniões são estritamente pessoais

fabiomazzo

PeresJuliao,

Como alguns já disseram esse tipo de conhecimento deveria fazer parte do core do serviço prestado por sua empresa.
Um bom conselho que te dou é: contrate alguem para fazer esse trabalho, pegue alguem que tenha conhecimento na análise e no desenvolvimento, assim você não ficará com um recurso parado em determinados pontos do projeto.

Logo, logo sua empresa terá experiência e saberá exatamente por onde começar, qual tecnologia utilizar, etc. Não ligue para críticas destrutivas. O Brasil está em crescimento, e é isso mesmo, tem que arriscar e empreender.

Qualquer dúvida manda uma msg.

Abs!

renzonuccitelli

fabiomazzo:
PeresJuliao,

Como alguns já disseram esse tipo de conhecimento deveria fazer parte do core do serviço prestado por sua empresa.
Um bom conselho que te dou é: contrate alguem para fazer esse trabalho, pegue alguem que tenha conhecimento na análise e no desenvolvimento, assim você não ficará com um recurso parado em determinados pontos do projeto.

Logo, logo sua empresa terá experiência e saberá exatamente por onde começar, qual tecnologia utilizar, etc. Não ligue para críticas destrutivas. O Brasil está em crescimento, e é isso mesmo, tem que arriscar e empreender.

Abs!

Concordo planamente.

Tabém recomendo a leitura do livro Get Real.

fabiomazzo

renzonuccitelli:
fabiomazzo:
PeresJuliao,

Abs!

Concordo planamente.

Caramba! Curti a proposta desse livro, vou ler ele, com certeza. Vi que usa empresa atua em SJC. Li que o interior do estado está em um tremendo Boom. Já tem refletido isso na área de TI?

renzonuccitelli

fabiomazzo:
renzonuccitelli:
fabiomazzo:
PeresJuliao,

Abs!

Concordo planamente.

Caramba! Curti a proposta desse livro, vou ler ele, com certeza. Vi que usa empresa atua em SJC. Li que o interior do estado está em um tremendo Boom. Já tem refletido isso na área de TI?

Além do curso, eu trabalho em uma empresa de TI. Abriram 20 vagas aki, preenchidas só por 2 pessoas. Isso foi um dos aspectos que me motivou a abrir o curso. Além disso, quando fiz curso em SP de Flex, dos 4 alunos, 3 eram do Vale. Realmente está ocorrendo um boom, e várias empresas de TI estão sendo abertas. Sei que Floripa tb está bombando na área de TI. Será que é mera coincidência ocorrer esse boom em cidades médias? Vide Vale do Silício…

Com relação ao livro, achei muito bom, e olhá que não gosto tanto assim de ler. Muitas idéias deles estou aplicando na prática agora.

Criado 14 de setembro de 2010
Ultima resposta 14 de set. de 2010
Respostas 35
Participantes 15