Orientação sobre a escolha de framework's

15 respostas
ricardospinoza

Pessoal,

Gostaria de uma orientação (experiências) dos companheiros quanto a escolha de framework’s a adotar no desenvolvimento de projeto web?

Se possível uma comparatação: curva de aprendizagem, beneficios, ponto forte e fraco,etc…

Obrigado

15 Respostas

B

Ricardo,

É algo complicado cara, todo mundo vai falar de experiências e gostos próprios!!!

Já vi algumas discussões muito ríspidas nesse forum e acho que tu ta começando outra. :smiley:

Alguns frameworks que vc pode estudar por conta própria e tirar suas próprias são:

• mentawai (fácil aprendizagem e desenvolvimento além de ser brazuca)
  • vraptor (fácil aprendizagem e desenvolvimento brazuca tb)
  • spring (alguns não o consideram um “framework” de verdade)
  • Webwork (um pouco mais dificil mais muito usado)
  • Struts (Complicadinho e tem muita gente que o detesta quando se trabalha com ajax)
  • Struts2 (a junção do struts + webwork um dos q taum na moda, e um pouco mais difícil de aprender)
  • JSF

Existem muitos outros, e que isso fique claro, mas para um “iniciante” acho que vc pode começar por ai cara.

Acho que vc já podia encerrar seu post por aki… pq já já vem gente metendo pau em alguns desses frames que citei :smiley:

Abraço e boa sorte.

ricardospinoza

Ok Borel, agradeço pela resposta. Existem um calhamaço de coisas há aprender!!!

zwingli

Uma boa idéia para decidir o que estudar é ver se você quer trabalhar com o que já existe no mercado, tipo quer aprender o que já se usa pra arrumar um emprego, ou se quer ver o que vai pegar “no futuro”.

Eu acho que hoje ainda é obrigatório saber Struts 1.x (nem que seja para dar suporte a sistemas em produção) e JSF que é a onda do momento.

A partir dai você pode estudar o que “gosta” ou o que a sua empresa está usando.

Boa sorte.

PS: Também não podemos nos esquecer do Hibernate e do JPA para trabalhar a persistência de dados.

Adriano_Crespo

Eu trabalho a muito tempo com Struts 1.x. Até gosto dele, mesmo sendo um pouco chato de configurar.
O Problema é que no FrontEnd ele não é tao bom…

Estou partindo agora para JSF. Muito mais fácil e pratico de se mexer.
Cada um tem sua preferência, mas acho que o FW do momento é JSF.

Abs.

zwingli

Adriano Crespo:
Eu trabalho a muito tempo com Struts 1.x. Até gosto dele, mesmo sendo um pouco chato de configurar.
O Problema é que no FrontEnd ele não é tao bom…

Gostaria de citar um amigo meu: “O STRUTS É SEU AMIGO!” :wink:

baudamix
  • Struts1 é uma #$%¨ que temos que saber pq mtos empresas tem ele, mas só por isso.

• JSF a onda do momento? duvido, mas tem mta coisa para nova para ele com (IceFaces, Richfaces, ajax4jsf) um pouco da opnião da turma veja aki: http://www.guj.com.br/posts/list/85378.java

• A N framework como Borel falou, e melhores na minha opnião comparados com JSF em fim faz um exemplo com eles: vraptor mentawai spring …
    e tire suas concluções
    boa sorte

Pedrosa

Se for Java olhe o VRaptor agora se quer algo impressionante vá de ROR:

http://www.netbeans.org/kb/61/ruby/rapid-ruby-weblog.html

ricardospinoza

Nossa pessoal, são tantos frameworks que o negócio é fazer uma lista de prioridades.

Pergunta, se vc´s hoje tivessem que começar a estudar os frameworks, por qual começariam?

agodinho

Cara, IMO, vc deveria ir no caminho oposto. Vc não deveria ir atrás do framework / biblioteca, mas sim da solução para seu problema.

Pensar assim vai te poupar tempo. Vamos priorizar:

1. Tem alguns frameworks menores que todo bom desenvolvedor java deve conhecer (são muitos). Tipo log4j, junit, commons logging, poi, io, beans, collection, muitos outros do guarda-chuva da jakarta (commons qq coisa, diversos!!!).

2. Que tipo de aplicação? Desktop? Cliente Servidor? Dependendo do tipo de aplicação que vc tenha em mente vc vai precisar de frameworks diferentes para a camada de apresentação.

3. Qual o seu perfil como desenvolvedor? Gosta de aprender? encara desafios? ou é mais tradicional?

peerless

Que coisa linda, galera metendo pau nas coisas sem ao menos conhecer. Falam do Spring como se fosse um simples framework MVC, quando na verdade um de seus sub-projetos é o Spring MVC. Spring É muito mais.

Jsf… o unico framework web de controle que é também uma especificacao da sun. Sinceramente, me importo mais com quem está na especificacao do que com quem ñ está…

sim , usaria ejb no lugar do spring

baudamix

é facil notar qdo alguem só usou ou usa um framework, qdo só desenvolve com ele, passa a ser a bala de prata para tudo…

bem até onde sei algumas tecnologias só viram specificação depois que mtas pessoas já usam essa tecnologia algo hibernate e JPA.

JSF é especificação da Sun se vc for trabalhar com web 2.0 como resolve? IceFaces, Richfaces, ajax4jsf são especificação da sun? acho que não? então ser especificação os não não faz diferença a questão é testa e tirar as próprias conclusões para o autor do topico e interessados…

ebj3(diferente de só ebj ou EJB1.x ou EJB2 ou EBJ3, né), sim pq não tudo depende do contexto e do tamanho do seu projeto e se precisar pode usar tbm Spring Framework, mas como disse tudo vai depender do contexto…

cm essa coisa de famework é algo tipo time de futibol não voltarei a esse post para não lançar new throws frameworkException();

e deixo mais uns framework aki

• component based

GWT(google web tool)
Jboss Sean
JSF

• action based

vraptor
mentawai
Spring MVC(cm nosso amigo me corrigiu)

ricardospinoza , espero ter te confundido mais…rsss… brincadeira, veio acho que é isso, cada uma que postar para dizer de framework vai ser essa “salada” de opniões.

Faz por vc o que eu e os outros já fizeramos por nosso msm…

Abr

maior_abandonado

pessoal, aproveitando o topico, para começar com web, qual framework vcs aconselham???

baudamix

maior_abandonado, só escolher…

começa com vraptor tem doc facil e uma apostila da caelum.
http://www.vraptor.org
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-web-fj28.pdf apostila
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/lojavirtual_minimal.zip material para aula.

outro pode ser o JSF specificação da sun
http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/JSFIntro.html
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/daca/html/jsf/jsf.htm

http://jedi.wv.com.br/login/index.php modulo6 tem um trabalho de JSF

boa sorte.

peerless

baudamix:
é facil notar qdo alguem só usou ou usa um framework, qdo só desenvolve com ele, passa a ser a bala de prata para tudo…

bem até onde sei algumas tecnologias só viram specificação depois que mtas pessoas já usam essa tecnologia algo hibernate e JPA.

JSF é especificação da Sun se vc for trabalhar com web 2.0 como resolve? IceFaces, Richfaces, ajax4jsf são especificação da sun? acho que não? então ser especificação os não não faz diferença a questão é testa e tirar as próprias conclusões para o autor do topico e interessados…

ebj3(diferente de só ebj ou EJB1.x ou EJB2 ou EBJ3, né), sim pq não tudo depende do contexto e do tamanho do seu projeto e se precisar pode usar tbm Spring Framework, mas como disse tudo vai depender do contexto…

cm essa coisa de famework é algo tipo time de futibol não voltarei a esse post para não lançar new throws frameworkException();

• component based

GWT(google web tool)
Jboss Sean
JSF

• action based

vraptor
mentawai

ricardospinoza , espero ter te confundido mais…rsss… brincadeira, veio acho que é isso, cada uma que postar para dizer de framework vai ser essa “salada” de opniões.

Abr

Qnd me refiro a especificacao do JSF, estou falando do framework como sua arquitetura em sí. Me prevenindo de problemas como struts1 to struts2 = fudeu tudo, perde compatibilidade, etc!

T

peerless:
baudamix:

• component based

GWT(google web tool)
Jboss Sean
JSF

• action based

vraptor
mentawai

Abr

Qnd me refiro a especificacao do JSF, estou falando do framework como sua arquitetura em sí. Me prevenindo de problemas como struts1 to struts2 = fudeu tudo, perde compatibilidade, etc!

Não é assim tb… rs Não queira misturar 2 frameworks completamente diferentes ( Struts1.x + Struts 2.x ) fazer um projeto frankestein e achar que vai funfar tudo na boa… Os dois podem coesistir ( migração aos poucos ) mas não nasceram para tal…

Criado 24 de abril de 2008
Ultima resposta 28 de abr. de 2008
Respostas 15
Participantes 10