Caros colegas;
Possuo conhecimento razoável sobre Servlets e JSP (suficiente para desenvolver um site feio, ou seja, sem nenhuma bela formatação ou efeito), sei criar custom tags, (tanto a classica quanto a simple) sei usar o Realm do TOMCAT para autenticação, sei também como funciona o sistema de autorização declarativa no web.xml … bom … enfim…
Em meio a tantas opções de frameworks e bibiliotecas gostaria de saber a opinião sobre o seguinte:
- Vale a pena estudar JQuery ou há algo mais avançado para auxiliar no desenvolvimento de belas interfaces?
- E o google Web Toolkit. É semelhante ao JQuery?
- JSF traz / abrevia o desenvolvimento de controles de interface ricos?
- Vale a pena me focar em estudar JSF? Ajuda na produtividade em relação a Servlets e JSP? (eu sei que JSF é um framework que roda em cima de Servlets e JSP)
Estou um pouco confuso, será que alguém ai esta afim de debater?
Obrigado !
Nao estude JSF, a nao ser que voce esteja desesperado por um emprego.
Estude vRaptor e Rails.
Para interfaces ricas, abuse do JS utilizando jQuery, Extjs, YUI, etc, acho que nao vale a pena o GWT.
Estude muito Javascript / jQuery. Não so para montegem de tela bonita. Hoje o JS é MUITO mais que isso.
Discordo do Lucas apenas quanto ao JSF. Não precisa estar desesperado por um emprego para justificar o estudo. Não sou fã do JSF (aliás não sou fã de nada :P), mas JSF praticamente rima com empregabilidade.
No resto assino embaixo do que ele falou.
Att.
Ok srs, vRaptor eu já vi muitos elogios. Quanto a JQuery me parece ser uma boa alternativa de produtividade para javascript. Mas Rails??? Eu não quero aprender Ruby… Pra que vou estudar Rails???
Bom,recomendo JSF+PrimeFaces, isso te dara um sistema redondo e com uma interface bem rica, não gosto de usar jquery por o prime ja faz tudo que o jquery faz e de uma forma muito simples.
Eu não possuo muita experência no desenvolvimento de aplicações Web.
Mais vejo o JSF como o mais completo.
Tanto para desenvolvimento de aplicações mais complexas quanto para as mais simples.
Além de sua facil integração com frameworks de visão… como Primafaces e RichFaces que acho que são os que estão em alta.
Não vejo a necessidade de se estar desesperado atráz de emprego querer aprender JSF.
Porém não acho que JSF seja o unico, quanto mais conhecimento melhor.
Vai de vc decidir a que tipo de aplicações deseja dedicar seus esforços.
E onde pretende estar daqui mais 4 ou 5 anos.
Prefiro partir do ponto que “cada caso é um caso”. Não existe melhor absoluto.
JSF não é lá muito produtivo, depende bastante da maturidade da equipe. Mas quando se fala em equipe, qualquer coisa pode ou não ser produtiva, são muitos fatores envolvidos.
Deixo a dica do JBoss Seam também, muito bom trabalhar com JSF e outras tecnologias muito utilizadas. A ideia de que JBoss Seam extende e simplifica o JEE é de fácil comprovação.
Considere aprender Struts 2 também.
Att.
1) Vale a pena estudar JQuery ou há algo mais avançado para auxiliar no desenvolvimento de belas interfaces? Vale sim a pena. JQuery é o framework JavaScript/AJAX mais utilizado no mundo. Veja as tendências do Google
sobre um comparativo das bibliotecas mais usadas:
http://www.google.com/trends?q=jquery%2C+extjs%2C+dojo%2C+yui&ctab=0&geo=all&date=2011&sort=0
2) E o google Web Toolkit. É semelhante ao JQuery?
O visual pelo que eu sei é um tanto diferente. Se fosse priorizar estudos eu priorizaria sem dúvidas
o JQuery depois o EXTjs e depois o GWT.
3) JSF traz / abrevia o desenvolvimento de controles de interface ricos?
Sim. Principalmente se você utiliza componentes de terceiros como o PrimeFaces e RichFaces.
4) Vale a pena me focar em estudar JSF? Ajuda na produtividade em relação a Servlets e JSP? (eu sei que JSF é um framework que roda em cima de Servlets e JSP)
Exato, o JSF encapsula Servlets. Sim vale a pena por questões de produtividade/facilidade, imagina
você ter que ficar tratando HttpServletRequest, HttpServletResponse, ter que ficar colocando na requisição etc toda hora, o JSF abrevia tudo isso.