Orientação sobre devops

Oii, sou nova aqui. Quero fazer faculdade de devops, não terminei o ensino médio, más gostaria de um norteamento sobre quais caminhos devo trilhar (cursos, indicação de livros, faculdade, entre outros) para me profissionalizar na área.

Não existe faculdade de DevOps. Mas não tem acento. Basicamente vc tem cursos de Bacharelado (4 anos ou mais) ou de Tecnólogo (1,5 a 3 anos). Bacharelados mais comuns: Ciência da Computação (computador como fim), Engenharia da Computação (mais voltado ao hardware) e Sistemas de Informação (computador como meio). Tecnólogos mais comuns: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Sistemas para Internet ou qualquer outro tecnológo de informática. DevOps é uma das “modas” atuais. Durante sua graduação vc vai atrás disso, mas pode ser que apareça algo nas disciplinas do curso que optar fazer.

3 curtidas

Eu descobri sobre o DevOps observando alguns cursos da Anhanguera. E lá tem.

Dei uma olhada na grade. É um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas com enfoque em DevOps. Sinceramente? Fuja disso. Escolha algo um pouco mais abrangente e DevOps vc aprende por fora. Estou olhando aqui as opções de curso, parece que o tecnólogo em Desenvolvimento Web parece ser o mais abrangente. Eu fico muito preocupado em ver essa lista de cursos pq a instituição É OBRIGADA a seguir o Catálogo Nacional de Cursos Superiores, nesse caso, os de tecnologia. Lá não há curso de tecnologia em DevOps, nem em Back-End etc. Veja aqui o catálogo http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44531-catalago-nacional-cursos-superiores-tecnologia-edicao3-2016-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192

Essa edição é de 2016. A quarta edição (2022) parece que ainda não foi divulgada ou finalizada. Achei uma prévia aqui https://www.ifpb.edu.br/pre/educacao-superior/legislacao-e-normas/Arquivos/catalogo-nacional-dos-cusros-de-tecnologia-2022.pdf, mas oficialmente não tem nada no site do Ministério da Educação. Veja, os cursos relacionados à computação estão sob a área “Área Tecnológica Desenvolvimento e Operação da Infraestrutura”:

  • Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação
  • Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados
  • Curso Superior de Tecnologia em Internet das Coisas
  • Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais
  • Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
  • Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados
  • Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Nenhum dos cursos oferecidos pela Anhanguera aparecem nessa lista. Pode ser que o catálogo já foi atualizado com mais cursos, mas sinceramente, acho que não.

Complementando, eu tenho a impressão que os cursos de graduação à distância que tem uma qualidade razoável são os da Uninter e os da Uniasselvi. Eu estou fazendo um Bacharelado em Matemática na Uninter e por enquanto estou satisfeito. Dê uma pesquisa antes nas instituições. Não vou falar mal da Anhanguera nem da Estácio sem conhecer, mas parece que tem bastante gente descontente, principalmente com a Estácio.

4 curtidas

Obrigado!

Concordo em número, gênero e grau.

1 curtida