Orientação - Trabalhar com Formulários e Banco de dados

Caros, boa noite.

Estou precisando de uma orientação de como trabalhar com forms enviando e recebendo dados de um banco de dados. Tenho conhecimento de ambos separados (já criei aplicação com banco de dados lendo e recebendo dados com Scanner e já criei telas com form realizando ações de click e digitação aparecendo o resultado na própria aplicação).
Agora na hora de usar o form para enviar os dados pro banco e receber eu não estou entendendo, achei algumas publicações mas nada que me ajudou, alguém tem algum artigo ou livro que eu possa me basear melhor esse tipo de transação?

Obrigado pela ajuda!

Olha, amigo, se não me engano na apostila Caelum tem falando sobre conexão com o banco de dados (JDBC)…
Mas se você quiser, eu posso te explicar o que eu sei a respeito do assunto…

Primeiro você tem que me dar pelo menos o nome do seu banco de dados, porque alguns comandos variam de banco para banco, então um começo já seria isso :slight_smile:

Java Desktop ou Web?

Eu não estou com os fontes aqui no momento Fedegas, mas assim que conseguir vou postar os fontes deles, fiquei confuso porque estou usando diferentes packages também, nunca tinha utilizado. Mais tarde eu coloco aqui :slight_smile:

Estou usando Java Desktop charleston10 :slight_smile:

Obrigado pessoal!

Fedegas, segue o fonte com o que eu consegui fazer.

As dúvidas mais precisamente são:

• Eu fiz corretamente a chamada de um package no outro? Posso me utilizar disto como se fosse uma classe?
  • Como eu utilizo o BD com o form?

Quando eu fiz somente uso do banco de dados, eu utilizava uma classe QueryAluno com as chamadas pro banco de dados, uma classe Conexão para conexão, uma classe CriaBD para a criação do banco se ele não existisse e a Main que fazia:
–Conexão com o banco
–Checava se já existia o banco. Se não existisse ele criava.
–Realizava a chamada das classes dentro da QueryAluno, retornava um valor String e no final da Main eu executava a ação no Banco de dados.

Agora eu não entendo se eu devo (e como) fazer para acessar a minha Main do packageBD e simular a situação acima, ou se eu devo acessar diretamente as classes da QueryAluno e deixar para executar as ações na minha classe Main do package User, só que eu penso que ficaria misturado form com BD.

Se eu não expliquei legal me avisa que eu tento refazer a explicação, está muito nebuloso tratar Form com BD usando diferentes packages.

Obrigado!