Orientação Vocacional

Olá amigos do GUJ, eu era frequentador do fórum a um tempo atrás, e agora criei essa conta especialmente para postar uma duvida que me tira o sono.

Difícil de explicar mas vamos lá…

Desde que tinha uns 14 anos eu ‘mecho’ com programação, aprendi muitas linguagens(C, C++, C#, Java, Asm x86), obviamente nada tão a fundo. Sempre gostei de programar, mas quando chegou a hora de escolher qual carreira a ser seguida eis que começo a refletir sobre meu futuro como programador e surge um monte de incertezas.

1° Por mais que eu não queira o esteriótipo de programador não me cause uma influencia positiva.
2° Meus pais tem empresas, minha família é de comerciantes, eles me apoiam em qualquer decisão sobre meu futuro, mas tenho medo de desperdiçar uma grande chance de dar continuidade ao trabalho deles.
3° Agora com 17 anos, estou cursando Administração, gosto do curso, não te tudo, mas ainda a ideia de seguir em uma área de tecnologia ainda me cativa.
Me interesso por áreas como: eng. eletrônica, SI, CC…
Me ajudem, não quero que tomem a decisão por mim, apenas opinem.

Estereótipo? Quer dizer que pra você o título que você vai ter influencia na sua escolha? Nesse caso faça medicina com certeza :slight_smile:

Brincadeiras a parte, eu digo pra você o que já disse para outros, siga na área que você gosta. Por mais simples que possa parecer essa é a verdade.

Gosta de programar? Gosta mesmo? Siga na área, senão, escolha outra coisa :slight_smile: Responda pra você mesmo aquela pergunta de videos motivacionais:

“O que você faria da vida se dinheiro não fosse importante?”

Faça administração e contabilidade e esqueça a área de tecnologia.
Só o fato de pensar em um ‘estereótipo’ já demonstra que você não quer isso.

[quote=guest999]Olá amigos do GUJ, eu era frequentador do fórum a um tempo atrás, e agora criei essa conta especialmente para postar uma duvida que me tira o sono.

Difícil de explicar mas vamos lá…

Desde que tinha uns 14 anos eu ‘mecho’ com programação, aprendi muitas linguagens(C, C++, C#, Java, Asm x86), obviamente nada tão a fundo. Sempre gostei de programar, mas quando chegou a hora de escolher qual carreira a ser seguida eis que começo a refletir sobre meu futuro como programador e surge um monte de incertezas.

1° Por mais que eu não queira o esteriótipo de programador não me cause uma influencia positiva.
2° Meus pais tem empresas, minha família é de comerciantes, eles me apoiam em qualquer decisão sobre meu futuro, mas tenho medo de desperdiçar uma grande chance de dar continuidade ao trabalho deles.
3° Agora com 17 anos, estou cursando Administração, gosto do curso, não te tudo, mas ainda a ideia de seguir em uma área de tecnologia ainda me cativa.
Me interesso por áreas como: eng. eletrônica, SI, CC…
Me ajudem, não quero que tomem a decisão por mim, apenas opinem.

[/quote]

acho que você é novo demais para decidir… enquanto não se decide, continue fazendo ADM, mas não deixe TI para traz, continue estudando

area de TI não é regulamentada, você pode fazer ADM e trabalhar com (C, C++, C#, Java, Asm x86) é só saber fazer, muitas vezes o pessoal de ADM que trabalha na área de TI se dá bem…sem contar que você pode fazer pós, ou mestrado, e ficar com as duas.

Cara, você está em qual semestre de ADM?

eu te diria para continuar estudando ADM e se formar, pois com certeza mesmo caso você for rabalhar com programação não será tempo jogado fora! Sou programador de sistemas ERP e por muitas vezes sinto falta de um embasamento com relação ao “negócio”…

Acho que quando você estiver mais pro final do seu curso você vai acabar enxergando o que realmente gosta e vai se decidir. Você ainda é bem novo, eu com 17 estava cursando engenharia mas não demorou para que eu percebesse que minha paixão mesmo é TI…

Abraços

Então gente quando falei em estereótipo quis falar da impressão que as pessoas tem em relação aos programadores, por exemplo eu sou um pouco introvertido e tenho medo que uma profissão nessa área só piore a situação. Alem disso sei que sou novo mas sou muito ansioso e gosto de deixar as coisas decididas.

E o que te impede de ser administrador durante o dia e programar por hobby?
É bem mais divertido fazer só os sistemas que você quer, quando quer e sem ter as pressões típicas de cronograma e prazos.

Agora, se você sente que a informática é algo que você realmente ama fazer, faça o curso. Até porque, toda empresa hoje em dia precisa de um e a de seus pais não será exceção à regra.

[quote=guest999]Então gente quando falei em estereótipo quis falar da impressão que as pessoas tem em relação aos programadores, por exemplo eu sou um pouco introvertido e tenho medo que uma profissão nessa área só piore a situação. Alem disso sei que sou novo mas sou muito ansioso e gosto de deixar as coisas decididas.
[/quote]

infelizmente, a decisão “correta” depende de tantos fatores alem da sua opinião…

• o mercado pode ficar ruim, ou pode ficar bom…
  • seu irracional ao longo da carreira pode “parar de gostar de programação ou administração” e você se tornar frustrado e querer fazer outra faculdade.
  • pode rolar uma oportunidade que não tem nada a ver com programação ou administração que você fique apaixonado…

é dificil pensar em todas as “possibilidades” que podem afetar uma decisão correta. pois você pode gostar de uma coisa agora, e odiar depois, até sorte este envolvida. probabilidades. etc…

então, minha dica…Desencane… só não pare de estudar.