Orientação

Olá pessoal,

Sou desenvolvedor Delphi à 15 anos, tenho alguns projetos e preciso migrá-los para um ambiente WEB.

Minha intenção é fazer essa migração com Java, porém gostaria de saber por onde começar, já conheço um pouco de java mais gostaria de algumas sugestões, exemplo: IDE, gerador de relatórios, etc.

Estive verificando e vi muitas coisas a respeito de servlet.

Também gostaria de saber se com Java tenho que me preocupar com algum tipo de licenciamento.

Gostaria também de receber indicação sobre livro/curso para ajudar na curva do aprendizado.

Atenciosamente.

Robson.

Boa noite Robson.
Não sou um usuário expert, mas o que posso te passar é:
1 - IDE: utilizo Eclipse, por preferencia, mas também tem o NetBeans, e IntelliJ dentre os mais usados.
2 - Gerador de relatórios: JasperReports + iReport;
3 - Licenciamento: até hoje, tudo em java que conheço tem licença livre, inclusive com muito apoio por parte da comunidade.
4 - Livros: “Core Java - Cay Horstmann” e “Java: Como programar - Deitel”

Boa noite Fábio,

Obrigado pela atenção.

O livro em referência é focado desenvolvimento web?

Não conheço o livro “Core Java” porém o “Java: Como programar” eu possuo, é um livro completo sobre java, tem tudo que precisa pra poder a desenvolver tanto para desktop quanto para web.

Obrigado amigo.

Há um bom tempo atrás eu também trabalhava com Delphi, bons tempos. Essas apostilas podem te dar um bom direcionamento:

As apostilas da Caelum são ótimas mesmo amigo, obrigado.

Bom dia!

Core JavaServer Faces (David Geary-Cay Horstmann)… o que tenho e para jsf 2.0, muito bom!

Vai de exemplos simples a mais complexos.

Espero que ajude.

Bom dia,

Obrigado amigo.