Origem do termo bacalhau

Pessoal,

hoje durante o almoço surgiu a seguinte dúvida:

De onde vem o termo bacalhau?
É usado no mundo todo ou apenas aqui no Brasil?

No Paraná, por exemplo, uns colegas de trabalho gostam de chamar bacalhau de Recursos Avançados de Programação.

Um outro colega, aqui do RJ mesmo, gostava de chamar de Pirarucu da Amazonia (pois para chegar a um bacalhau, ainda faltava muito).

E ai, questao historica, alguem sabe por que bacalhau? :slight_smile:

Em SP eu nunca ouví isso não! :smiley:

Em SP vocês não usam o termo Bacalhau?

:open_mouth:

Aqui usamos qdo alguém resolve algum problema de uma maneira não muito “bonita”, um remendo no código …

Conhecido também como a boa e velha “Gambiarra”, ou em sua forma jovial “Gambiarrex”

xuncho (e seus variantes: chunxo, xunxo, chuncho :wink: ).

nas coxas

e assim vai …

bacalhau eu já estava pensando em outra coisa :roll:

Usamos gambiarra, mesmo! Ou “gamby”.

E eu achando que bacalhau era um termo internacionalmente reconhecido, padrão ANSI e tudo! :stuck_out_tongue:

Aqui em Fortaleza tb é a famosa Gambiarra!

Eu uso: gambiarra, porkera e outras…

Agora estou tentando usar somente “hack”, já que eu achei a definição do site da o’reilly bem interessante

Diz a lenda que essa expressão vem do tempo que bacalhau era um dos alimentos mais baratos qua havia, assim, comparado aos outros peixes e alimentos era sinônio de má qualidade. O termo teve uma pequena alteração de sentido e em programação significa uma gambiarra ou algo assim.

Aqui no trabalho usamos o termo “Marreta”.
:lol:

Todos os cariocas acham que as gírias deles são internacionalmente conhecidas…

Hehehe, zueira!! Mas eu tb não conhecia, até que eu me deparei com um código mais ou menos assim:

set bachalhau = 1;
...
if (bacalhau)
...

Meses depois, peguei uma ponte aérea e estava na mesa conversando com os originais desenvolvedores do software em que eu tava mexendo, e perguntei inocentemente: “o que é um bacalhau?”. Nesse momento, eles ficaram muito agradecidos pq eu não perguntei na frente do chefe…

[]s!