Orkut e .net

Pessoal…

Uma coisa que esta me intrigando é pq o orkut foi feito em dotnet??? Foi feito por engenheiros do google e talz… cadê o Python?? :smiley:

Eu sei que ele roda em servidores linux, mas o fato de ele ser feito numa tecnologia proprietária não faz sentido… será que ele usa sqlserver2k tmb? :shock:

Tentei procurar por essa informação no próprio orkut e não encontrei nada…

[]´s

Na minha opinião o Orkut nasceu assim:

• hey, tá um saco ficar ajeitando minha lista de contatos do ICQ :frowning:
  • poutz!! a minha também. :frowning:
  • ahhh e por que vocês não criam uma aplicação para gerenciar suas redes de contatos? :idea:
  • hmmmm… :twisted:
  • hmmmm… e aí? o que você vai fazer neste final de semana? :twisted:
    E eles usaram .NOT porque eles não estavam muito interessados em qualidade, etc etc… eles queriam alguma coisa para ontem.

Pode até ser Daniel…

Vamos ver até aonde o .! aguenta… hoje mesmo já estava dando vários erros de servidor…

Vegetto e Daniel,

Tbm fiquei intrigado com o orkut ser em .NET… porem, fiz algumas perguntas para um profissional certificado em .NET e ele me respondeu o seguinte:

“Olha kra, as vezes, só olhamos as extensoes do site (.aspx), porem, pode ter uma camada por trás dele mto bem feita em componentes C# com diversos servidores win2k mto potentes… Se vc for ver, até mesmo um site em ASP (3.0), se for componentizado (3 camadas com dll do VB) e um bom banco de dados pode aguentar bem aplicacoes bem pesadas… Claro, pode nao ser akela performance, mas aguenta bem…”

Com certeza, a tecnologia do google mesmo (o site) deve ser infinitamente melhor… ai entra o q o Daniel falou… pois como o proprio google falou, a ideia veio da area de sugestoes da intranet deles…

Agora, o EXATO motivo de ser em .NET: mistério! rs

[]´s :roll:

Ahhh sim. Tem este lance de mascar extensões. Teve uma época em que o site da Microsoft da Inglaterra rodava sobre um servidor J2EE, mas as extensões das páginas JSP eram mascaradas e, ohhh!!, elas viravam .asp (truque bem fácil de ser feito, no web.xml).

Daniel,

É, tbm tem isso… mas acho q o sentido q o kra quis me dizer foi:

"as vezes nao é só uma pagina aspx fazendo acesso direto e primitivo ao banco, e coisas do tipo, mas sim que pode ser uma pagina.aspx (aspx mesmo, rsrs) mas uma camada de componentes C# mto bem feita… Nao q isso deixe a performance do site uma maravilha etc até pra nao virar um assunto “anti-.NET”, mas fazer um sistema bem feito sempre ajuda, ou seja, .NET pode nao ser akela maravilha, porem, se fizer o sistema bem feito, bem arquitetado, tiver um BD bom, servidores bons… tudo isso ajuda…

[]´s

Eu imaginei isso da url ser mascarada também, mas não… isso não acontece…

Se alguém quer tirar prova, basta olhar o fonte do orkut e ver a porkalhada de javascript e tudo mais… aquilo só pode ter sido gerado pelo vs .!

:shock:

[quote=“allansk”]
“(…) Se vc for ver, até mesmo um site em ASP (3.0), se for componentizado (3 camadas com dll do VB) e um bom banco de dados pode aguentar bem aplicacoes bem pesadas… (…)”[/quote]

Credo… me deu até enjoo :S

E convenhamos, qual a necessidade deles mascararem suas páginas para aspx tendo eles feito em Java, por exemplo ?

[quote=“Vegetto”]Eu imaginei isso da url ser mascarada também, mas não… isso não acontece…

Se alguém quer tirar prova, basta olhar o fonte do orkut e ver a porkalhada de javascript e tudo mais… aquilo só pode ter sido gerado pelo vs .!

:shock:[/quote]

<meta content="Microsoft Visual Studio .NET 7.1" name="GENERATOR">
		<meta content="C#" name="CODE_LANGUAGE">
		<meta content="JavaScript" name="vs_defaultClientScript">
		<meta content="http://schemas.microsoft.com/intellisense/ie5" name="vs_targetSchema">

Aham. VS.NOT :twisted:

[quote=“Vegetto”]
Credo… me deu até enjoo :S[/quote]

Ah, que isso ?? Imagina só que lindo vc implementando um controller pra web em VB ?

[quote=“oazuc”][quote=“Vegetto”]
Credo… me deu até enjoo :S[/quote]

Ah, que isso ?? Imagina só que lindo vc implementando um controller pra web em VB ?[/quote]

Maravilha… faço um graaaaande Select Case, deixo tudo parametrizado…
Depois disso ainda documento o meu novo anti-pattern, pra ficar com os créditos :S

eu fui mais um que fui mais um ficou tinha que ser .NOT?

Isso é realmente uma dúvida cruel, mas galera o google não faz as coisas por acaso, eu penso que tem algo “bem” pensando por trás dessa decisão.

Agora fala sério toda hora dá erro ! ! !

quanto ao asp sem bom como alguns falaram eu já fiz aplicação em asp php e java e olha asp é um troço sem solução. Sou bastante radical em relação a isso e na boa eu penso que além da tecnolgia ser ruim os profissionais ruins tendem a ir pro darkside aí já viu né… juntou a merda com a vontade de c…
Site grande em asp?? lembram o banco do brasil em asp? era simplismente um lixo ! ! !
Eu apesar de radial espero muito do .NET e pensava que ele era capaz de segurar a onde de uma aplicação como orkut, será que não segura mesmo?
o PHP é muito mais limitado que o Java e que o .NET mas eu garanto que o php segura a onda.

Vcs ja pararam pra pensar no seguinte?

A) "Cara, olha que ideia legal eu tive: vamos fazer uma comunidade virtual diferente das outras?!! "

B) “Putz, que do caralho. Vamu sim”

A) “Legal, a gente hospeda num servidorzinho ai e ve no que da”

Dae BOOOOM, o site fica super famoso, os nego nao ganham nada com isso e nao podem ir comprando milhares de maquinas da noite pro dia.

Se a aplicao deles fosse em Java e estivesse caindo o que vcs diriam? que foi mal programada?

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]Vcs ja pararam pra pensar no seguinte?
Se a aplicao deles fosse em Java e estivesse caindo o que vcs diriam? que foi mal programada?

Rafael[/quote]

Exato. :mrgreen:

Antes de mais nada, o orkut NAO FOI FEITO PELO GOOGLE, ele foi feito por um cara QUE POR ACASO TRABALHA NO GOOGLE, mostrou pro chefe, e os caras gostaram.

Ou seja, nao eh um projeto desenvolvido 100% dentro do google labs. Ou seja, ele nao necessariamente usa a mesma plataforma, hardware ou tecnologias, sendo mais generico, que o google em si. Mas, ateh aih, qual o problema? :wink:

Se o orkut ta aguentando bem a porrada ate agora (da uns errinhos, claro, tem uns paus, mas isso eu atribuo ao fato de o bagulho ser BETA, e nao a ter sido programado em C#). Cabeca dura, eeeeeeeu? :smiley:

Bom,
Nem sabia que o Orkut era beta, isto ameniza os erros [toda vez que apago minahs msg, aparece que ainda tenho uma não lida, fora os milhões de erros aspx…aliás, não sou nenhum gênio em dotNOT, mas a tela de erro que aparece no Orkut em horário de pico [19-20h] é a do !Net mesmo.

Apesar disso, dei uma olhada neste lance dele rodar Linux, realmente o faz:

Quem quizer, dá uma olhada nas minhas comunidades que tem umas 3 só sobre bugs… tipo aquela “jail” bizarra…

nossa
eles devem estar rodando mono!!!
isso quer dizer que a coisa esta boa, nao?

Pode tambem ser um proxy rodando Linux na frente dos servidores, pra fazer load balancing, fail-over e o diabo a quatro…

se for isso mesmo então esse orkut está custando uma furtuna… o google deve estar dando uma ajuda financeira