ORMs ou JDBC para aplicações menores?

Olá todos.
Gostaria de saber se é viável desenvolver uma pequena aplicação dekstop com ORM(ex:Hibernate, TopLink… etc)? Porque utilizando JDBC, eu percebo via de regra que não consigo abstrair a camada de persistencia. Mas seria isso uma desvantagem para não utiliza-lo? Eu consigo ter uma performance satisfatória utilizando JDBC?

Cara performance e algo muito relativo.
Em dos problemas de se usar JDBC e o fato de não ser tão produtivo, o fato que você deverá criar um DAO pra cada entidade e por ai vai.
Quanto ao uso do Hibernate tem suas vantagens desde que seja feito seu uso de forma correta se não será um grande problema.

Por que você não consegue abstrair a camada de persistência utilizando JDBC? Se a sua camada de persistência for bem definida, não vejo pq não conseguir abstrair.

Não vejo problema em utilizar ORMs em sistemas menores. Só acho complicado em sistemas com base de dados legadas que tem uns mapeamentos não convencionais…

Obrigado a todos pelas informações.
Então usarei o ORM, pois não sei se o sistema pode perdurar por muito tempo pequeno.

Pois é, se você acha que o sistema tem perspectivas de crescer, parte pra um ORM mesmo.